11 de janeiro de 2025
Judocas renomados elogiam Shotyugeiko de Judô de Divinolândia e convidam para a edição 2023
Considerado o principal treinamento de campo de verão do Brasil, o Shotyugeiko de Divinolândia 2023 já tem presença garantida de 32 agremiações de dez Estados e do exterior
Paulo Pinto / FPJCOM
3 de janeiro de 2022 / São Paulo (SP)
Com apoio da Prefeitura de Divinolândia e da Federação Paulista de Judô (FPJudô), por intermédio da 12⁰ DR Mogiana, será realizada de 10 a 14 de janeiro de 2023 a 17ª edição do Shotyugeiko de Divinolândia, uma das cidades mais altas de São Paulo, a 1.350 metros do nível do mar. Localizado na Serra da Mantiqueira e fazendo divisa com Poços de Caldas (MG), o município tem como ponto culminante o Morro do Canelá, no bairro Campo Redondo, cuja altitude é de 1.490 metros.
Em sua primeira edição, em 2003, o shotyugeiko ocorreu no próprio dojô e com apenas 15 alunos. Hoje, após 19 anos, já é considerado o maior e mais conceituado treinamento de campo do País, chegando a reunir nos tatamis 315 atletas em treinamento, além de grandes nomes do judô brasileiro.
Judocas renomados avaliam shotyugeiko
Ex-atleta da seleção brasileira, Marcelo Contini, peso-leve medalhista de ouro do Grande Prêmio de Judô de Cancun 2017, foi um dos grandes nomes do judô brasileiro que passaram pelo Shotyugeiko de Divinolândia. Ele destacou a qualidade do evento.
“O treinamento de Divinolândia me surpreendeu muito positivamente. Desde os alojamentos e a alimentação até os tatamis de excelente qualidade e a quantidade de bons atletas, vindos de várias partes do Brasil e representando diferentes escolas. Vários nomes de destaque no cenário nacional e internacional ministraram treinos muito ricos tecnicamente. E a presença do mestre Barbosa, focando o treinamento no ne-waza, faz total diferença. Ele é uma importante referência do jiu-jitsu e do ne-waza. Realmente é um treinamento de campo do qual vale a pena participar!
“Aprendi e evolui muito nesse treinamento e eu o indico a todos os judocas que querem subir de nível e assim alcançarem seus objetivos.”
Outra importante referência técnica que passou pelos tatamis de Divinolândia e aprovou tudo que vivenciou no interior paulista é Eduardo Katsuhiro Barbosa, peso leve da seleção olímpica que defende o Clube Paineiras do Morumby. Entre suas conquistas destacam-se o bronze no mundial em Tóquio 2019 por equipe mista, bronze no mundial de Budapeste 2021 por equipe mista, ouro no Pan-Americano Sênior 2017, e bronze no Grand Prix de Zagrebe 2017.
“O treinamento de campo da Divinolândia com toda certeza é um dos mais qualificados do Brasil. Tive a honra de participar e me surpreendi com a qualidade dos treinos, a competência dos senseis e quantidade de alunos que participaram. O alojamento e a alimentação são dos melhores, proporcionando uma hospedagem de primeira qualidade aos atletas, o que contribuiu para o rendimento dos treinos. O local do treinamento é bem espaçoso e os tatamis também são de primeira qualidade, possibilitando treinos de alta intensidade com muita segurança. Aprendi e evoluí muito nesse treinamento e eu o recomendo para todos os judocas que querem melhorar seu rendimento.
Professor Marco Antônio Barbosa, o Barbosinha, também atuou na seleção brasileira de judô por muitos anos, disputou Jogos Pan-Americanos e várias seletivas olímpicas e posteriormente morou no Japão por três anos. Defendeu equipes como o Esporte Clube Pinheiros, tornou-se uma das maiores referências em ne-waza do País, e hoje está à frente da B9, uma das maiores franquias de jiu-jitsu do mundo. É go-dan (5º dan) no jiu-jitsu.
“O que posso falar sobre o treinamento de campo no verão de Divinolândia? É simplesmente maravilhoso. Oferece uma oportunidade única para atletas em formação, pois o quadro de professores é excelente, com muita experiência não só competitiva, mas principalmente em formação de atletas e cidadãos. Tenho a honra e a oportunidade de participar desse grande evento há alguns anos e me sinto gratificado por assumir o compromisso de mostrar um pouco do que aprendi nesses anos praticando o judô e o jiu-jitsu. Quem ainda não participou está perdendo uma experiência ímpar e a oportunidade de abrir horizontes de conhecimento.”
Sensei Elton Fiebig, que edificou uma trajetória vencedora nos tatamis e coleciona uma quantidade impressionante de títulos internacionais, é outro ex-atleta extremamente técnico e habilidoso, uma das principais referências do peso pesado da classe veteranos, e também recomenda o Shotyugeiko de Divinolândia.
“Quero fazer um convite a todos os judocas que estão em fase de desenvolvimento ou aperfeiçoamento técnico a participarem do evento que começa no dia 10 de janeiro. É um treinamento bem tradicional, alcançando sua 17º edição, com a atuação do professor Barbosa, da atleta olímpica Vânia Ishii e dos professores Danilo e Diego. Eu também estarei participando. E o principal: qualquer iniciante em fase de evolução técnica já pode participar, a partir dos 9 anos de idade. Quem já é competidor, ou mesmo veterano, vai viver novas experiências e fazer novas amizades, evoluir dentro do esporte logo no começo do ano. Então, eu convido: venham fazer essa pré-temporada com a gente, no Shotyugeiko de Divinolândia.”
Edição 2023
O 17º Shotyugeiko de Divinolândia de 2023 já recebeu a inscrição de 32 associações de dez Estados e do Chile, da França e da Guiana Francesa –, além dos professores de renome que sempre se fazem presentes neste treinamento.
Outro ponto importante é a estrutura com oito áreas com tatamis Recoma, piscina olímpica e alimentação diferenciada. “Para coroar de êxito o evento deste ano, teremos a cobertura completa da revista Budô, publicação especializada e principal referência em artes marciais no Brasil”, adiantou o professor Danilo Pietrucci, um dos organizadores do evento. Ele sugeriu, ainda, que os interessados não deixem para se inscrever na última hora, já que o número de vagas é limitado.
Ao longo dos anos, passaram por Divinolândia atletas como Frederico Flexa, Carlos Eduardo Honorato, Rafael Buzacarini, Elton Fiebig, Marco Barbosa, Mário Sabino, Victor Penalber, Marcelo Contini, Charles Chibana, Alexandre Lee, Eduardo Barboza e Pedro Dias, além de judocas de outros países.
Entre as equipes de grandes clubes do Brasil esperadas estão as do Sesi, São João Tênis Clube de Atibaia, Sociedade Esportiva Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, Associação Desportiva São Caetano, Paineiras do Morumby, Associação de Judô Vila Sônia e Associação Marcos Mercadante de Judô.
O custo para participar do Shotyugeiko de Judô de Divinolândia, de 10 a 14 de janeiro de 2023, é de R$ 400,00, incluindo inscrição, alojamento e três refeições diárias, podendo ser parcelado em três vezes. O segundo lote de inscrições já está disponível.
Professores e praticantes interessados podem obter mais informações diretamente com os organizadores do evento, os professores faixas-pretas Danilo Pietrucci (19) 98190-9611 e Diego Buson (19) 99112-4919.
Recado importante: levar colchão e roupa de cama e, se preferir, barraca para garantir mais privacidade e conforto.
Programação 17º Shotyugeiko de Divinolândia
IMPORTANTE
1 – Trazer colchão e roupa de cama
2 – Trazer comprovante de pagamento
3 – Translado todos os horários do alojamento para o ginásio e a volta
4 – Podem trazer barraca