11 de janeiro de 2025
ITKF divulga calendário técnico e esportivo de 2023 com expectativa positiva
O Comitê Diretor da International Traditional Karate Federation apresenta o calendário de 2023 e os dirigentes continentais revelam suas expectativas para esta temporada
Por Paulo Pinto / Global Sports
31 de janeiro de 2023 / Curitiba (PR)
Após a instituição viver um ano de expansão e forte consolidação global em 2022, Gilberto Gaertner, chairman da ITKF, explica os critérios observados na elaboração do calendário de 2023.
“Nosso calendário para 2023 apresenta equilíbrio entre cursos técnicos e competições, contemplando os quatro continentes e já refletindo a ação efetiva dos dirigentes regionais. Entre as várias atividades técnicas teremos o Master Course, ministrado pelo Comitê Técnico da ITKF, agendado para Europa (França), África (Egito), Ásia/Oceania (Uzbequistão) e América (Brasil). Haverá ainda um seminário técnico em parceria com a International Karate Teachers Academy na Pitzer College, em Claremont (CA), nos Estados Unidos.
Entre os principais eventos esportivos da temporada Gaertner destaca o campeonato da ITKF Europa, que será realizado em Portugal, enquanto a ITKF África terá seu continental no Egito e a ITKF Ásia/Oceania, no Uzbequistão. A ITKF Pan-Americana promoverá a disputa no Brasil. Além disso, haverá a World Cup no Uzbequistão e uma Copa Mundial Interclubes também no Brasil, tornando o calendário robusto e bem distribuído geograficamente. O chairman da ITKF adianta que a entidade está finalizando a oferta de cursos e eventos online para complementar as atividades de 2023.
Veja a seguir como os dirigentes máximos das quatro federações regionais avaliam o que foi realizado em 2022 e suas projeções para 2023.
Ramy El Mekawi, chairman da ITKF África, destaca o XXI Campeonato do Mundo realizado na Eslovênia em 2022, certame de altíssimo nível em todos os aspectos, organizacionais e técnicos, e que transcorreu de forma magnífica. “Parabenizo os organizadores e agradeço a todos os responsáveis por esse grande evento.” Ele espera que 2023 seja também uma grande temporada, especialmente após as eleições das federações continentais.
“Cada federação continental quer atender seus países-membros e desenvolver os aspectos técnicos de todos eles, organizando eventos e atividades sistemáticas e fortes”, avalia Ramy El Mekawi, citando os Master Courses, nos quais os aspectos técnicos terão elevado grau de importância, programados para cada continente. Em relação à ITFK África, ele pretende alcançar todos os objetivos seguindo critérios de prioridade e considera os mais importantes divulgar o karatê tradicional em todos os países do continente e trabalhar com afinco para filiar novos integrantes.
Roman Pavlovic, chairman da ITKF Europa, lembra que 2022 foi o primeiro ano pós-pandemia, o que permitiu a prática do karatê e a realização de eventos globais presenciais. “No ano passado, o progresso óbvio da ITKF começou a aparecer de diferentes formas. O número de membros continua aumentando, todas as organizações regionais mantêm-se ativas e o nível de participação é muito alto nos eventos, todos organizados no mais alto nível, sem falar na harmonia entre os diversos integrantes”. Para Pavlovic, é uma alegria rever sempre os amigos karatecas e os encontros presenciais são importante para as pessoas que, voluntariamente, trabalham em cada região.
Em 2023 o dirigente europeu tem certeza de que a ITKF vai tornar-se não apenas mais forte como organização global e que muitos de seus membros vão comprovar sua competência como organizadores de encontros globais e regionais. “Neste ano, pelo menos 11 países sediarão eventos para apoiar o desenvolvimento do karatê tradicional em muitos aspectos, desde seminários técnicos e acampamentos de verão até cursos para juízes e de mestrado, nos quais os melhores dos melhores da ITKF se reunirão. Isso culminará em campeonatos regionais, onde todos nós – competidores, árbitros; técnicos e organizadores – poderemos mostrar nosso progresso em todas as áreas. Será um grande ano.”
Pavlovic acredita que, quando as coisas certas são feitas com as pessoas certas e da maneira certa, o resultado se torna visível para todos que buscam a excelência. “As pessoas e as entidades que buscam intensamente a organização global séria de karatê começaram a aproximar-se da ITKF com o desejo de se juntar a nós. Espero que essa tendência se intensifique para que a ITKF cresça não só em qualidade, mas também em números.”
Assim como outras organizações regionais, o foco principal da ITKF Europa será o apoio ao desenvolvimento de seus integrantes. “Cada região tem suas especificidades – culturais, financeiras, organizacionais – e devemos encontrar uma forma, dentro desses limites, de apoiar o desenvolvimento dos membros atuais e atrair as novas entidades de países nos quais ainda não estamos representados. E elas não apenas começarão a praticar o karatê tradicional baseado nos padrões da ITKF, mas também contribuirão para o progresso de todos os outros.”
O ponto culminante das as atividades da ITKF Europa será o 35º Campeonato Europeu, em Portugal, no qual todos os membros se reunirão com o objetivo de aprender uns com os outros e desfrutar a arte do karatê tradicional com seus amigos. “Mal posso esperar por isso”, diz Pavlovic. “Os nossos membros regionais, porém, terão muitas oportunidades de contribuir e aprender em todas as áreas do karatê tradicional, como acampamento de verão e cursos regionais de juízes. Também apoiaremos fortemente eventos globais como o seminário nos Estados Unidos e a Copa do Mundo no Uzbequistão.”
As conquistas de 2022, que superaram todas as anteriores, são resultado do trabalho coletivo árduo e organizado que caracteriza a marca ITKF, garante Ibrahim Al Bakr, chairman ITKF Ásia/Oceania. Em especial ele destaca o Campeonato Mundial na Eslovênia, com a participação de mais de 30 países sob o lema “The Traditional Continues”.
“A ITKF encerrou seu ano com eleições regionais e internacionais paralelamente ao Campeonato Mundial na Eslovênia, o que resultou na reestruturação das federações regionais para que se iniciem os trabalhos de difusão do karatê tradicional em todo o mundo por meio de cursos e eventos regionais e globais”, explica Ibrahim Al Bakr. “Portanto, esperamos que este ano de 2023 seja uma continuação das conquistas do karatê tradicional alcançadas em 2022.”
A Federação de Karatê Tradicional da Ásia e Oceania da ITKF é uma organização regional oficial da ITKF, composta pelos membros da Federação Nacional Asiática e Árabe da ITKF e aberta a todas os estilos de karatê reconhecidos pela ITKF. Como tal, assegura o dirigente, pretende contribuir para o aperfeiçoamento do caráter humano, popularizando e desenvolvendo o karatê tradicional de acordo com as regras da ITKF, promovendo e fortalecendo relações amistosas entre todos os seus países-membros.
Para Antônio Walger, chairman ITKF Pan-América, a temporada de 2022 marcou o fim das restrições devido a pandemia e, como resultado das interações mantidas permanentemente com os filiados, foi possível experimentar a retomada de excelentes eventos presenciais. “A temporada 2022 terminou com uma das melhores organizações em campeonatos mundiais, registrando a presença maciça dos países-membros e marcando o início da utilização da tecnologia a serviço dos organizadores dos eventos.”
O dirigente pan-americano acredita que 2023 será marcado como um grande ano de solidificação e de crescimento da ITKF, que já começou com novas filiações e promessa de presença cada vez maior no cenário mundial. “Será realmente um ano diferenciado para nossa instituição”, afirma Walger. “Acreditamos que as propostas de revisão do regulamento, sendo uma das pautas a inclusão da tecnologia como ferramenta auxiliar, trará ainda mais confiabilidade e agilidade para nossos campeonatos, assim como os diversos seminários deverão atrair e melhorar o conteúdo do conhecimento de nossos membros.”
Em 2023 a ITKF Pan-América vai abrir seu calendário com o Panamerican Goshin Seminar, buscando levar informação e conhecimento técnico aos filiados. Outro ponto importante a destacar é a entrada de novos membros, fortalecendo cada vez mais a instituição. “Deveremos ter nos Estados Unidos, em colaboração com a IKTA italiana, um seminário que, além de grande conteúdo técnico, prestará homenagem aos grandes mestres que influenciaram o conhecimento do karatê que praticamos hoje. Ainda para 2023 estamos planejando o campeonato pan-americano, que contará com um seminário e um torneio mundial interclubes, aberto a todas as agremiações de todas as regiões.”