11 de janeiro de 2025
Akira Hanawa prevê temporada bastante produtiva com inovações promovidas na gestão
Todos os professores responsáveis pelas agremiações filiadas à FPJudô compareceram ao encontro que definiu o calendário esportivo da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira
Por Paulo Pinto / FPJCOM
5 de fevereiro de 2023 / São Paulo (SP)
Sob o comando do delegado regional Akira Hanawa, realizou–se no dia 29 de janeiro a reunião anual dos professores responsáveis pelas agremiações filiadas à 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira da Federação Paulista de Judô (FPJudô). O evento online foi intermediado pela professora Edna Pioker de Lima.
Participaram do encontro, todos os professores responsáveis pelas agremiações filiadas à Federação Paulista de Judô por meio da 14ª Vale do Ribeira, além dos diretores Akira Hanawa, delegado regional; André Mafetoni, coordenador técnico; Elaine Mizuno, tesoureira; Edna Pioker de Lima, coordenadora de arbitrgem e membro da Comissão Escolar Estadual da FPJudô; Patrícia Mafetoni, coordenadora de oficiais técnicos e Katia Akemi Takehara, coordenadora adjunta de oficiais técnicos. Como convidados, participaram os senseis Fernando Ikeda Tagusari, coordenador executivo da FPJudô; Luciano Lemos Pereira, de Barra do Turvo; e Daniel José da Silva, de Pariquera-Açu.
Dando início à reunião, Hanawa agradeceu a participação de todos e em especial ao sensei Ikeda pela aceitação do convite. “Lembro a todos que por vários anos o coordenador executivo da FPJudô nos auxilia tanto em eventos a distância quanto presencialmente, transmitindo com total fidelidade e clareza as principais inovações dos setores técnico e administrativo da nossa modalidade”, disse.
Na sequência o dirigente deu as boas-vindas à Associação Cajatiense de Judô, na pessoa do sensei Graciliano Neto, que, após três anos afastada volta ao circuito esportivo da 14ª Vale do Ribeira, e anunciou a provavel filiação de duas novas agremiações ainda em 2023.
“Informo aos senhores está tudo certo para que ainda este ano possamos contar com a vinda do projeto desenvolvido pela Igreja Batista de Barra do Turvo, dirigido pelo sensei Luciano Lemos Pereira, e do projeto Judoquinhas de Cristo, comandado pelo sensei Daniel José da Silva, da Igreja Evangélica Bençãos de Deus, de Pariquera-Açu”, anunciou Hanawa.
O segundo orador foi o coordenador do Keisei No Michi, professor Fernando Ikeda, que explicou o projeto desenvolvido pela FPJudô e convidou o sensei Eduardo Nakate, da Shodokan Itariri, para falar sobre a experiência e os conhecimentos adquiridos como participante do projeto que a Federação Paulista de Judô implantou este ano em parceria com o CREF4/SP.
Hanawa deu detalhes da divisão iniciante/escolar criada pela FPJudô, como suas atrativas taxas diferenciadas, as condições para adesão, necessidade do vínculo do professor com a escola ou entidade, possibilidade de filiação de aspirantes, realização de festivais e competições exclusivos para essa nova classe e a possibilidade de o atleta poder subir para categoria aspirante (com recolhimento da diferença de valores). Fernando Ikeda explicou minuciosamente a criação, funcionamento e expectativas da nova divisão.
Outros temas abordados na reunião anual dos professores responsáveis pelas agremiações filiadas à 14ª Vale do Ribeira foram:
- Em atenção à resolução № 004/2012 da FPJudô, não mais será permitida a participação de não federados nas competições oficiais ou oficiosas da regional.
- A gestão atual da FPJ procura modernização da gerência com emissão de certificados dos módulos e workshops, emissão de carteiras digitais, sistema financeiro integrado e online.
- A pontuação para exames de graduação será adaptada à pontuação da CBJ.
- Em todas as competições realizadas pelas regionais devem ser formadas comissões de arbitrgem, técnica e disciplinar, a qual deve procurar resolver as ocorrências no ato ou, na impossibilidade, decidir pela comunicação ou não ao TJD. E que, independentemente dessa decisão, o fato será narrado no relatório a ser enviado pela delegacia à diretoria que, dependendo da gravidade do ocorrido, o comunicará ao TJD ou diretamente à Comissão de Ética.
- Que o campeonato paulista, em especial a fase inter-regional, será realizado pela 11ª Delegacia Litoral em data e local a serem definidos.
- Que em 2023 não se realizará a fase regional do aspirante, e o inter será realizado entre duas delegacias. No caso específico da 14ª Vale do Ribeira a disputa se realizará em Itapetininga, reduto da 16ª DR Sul Itapeva no dia 9 de setembro.
- Serão classificados para o paulista aspirante um atleta da Copa São Paulo e dois do Open, ficando o já classificado impedido de participar da etapa seguinte.
- Os módulos de historia e filosofia e o credenciamento técnico serão realizados de forma online, com avaliação no final.
Patrícia Mafetoni e Edna Pioker de Lima citaram as dificuldades enfrentadas pelas coordenações nos eventos por falta de oficiais e árbitros, obrigando-as em muitas ocasiões recorerem a outras delegacias para desenvolvimento da competição. E pediram aos professores empenho nas inscrições dos seus atletas nos módulos a serem realizados em 5 de março, na cidade de Cananéia.
Após a definição do calendário regional da 14ª Vale do Ribeira, o coordenador técnico André Mafetoni parabenizou os professores pelo empenho e dedicação ao desenvolvimento do judô paulista e fez uma explanação geral sobre a situação.
Assim como nas demais regionais, a criação de nova classe nas competições da Federação Paulista de Judô, a iniciante/escolar, foi muito bem aceita e comemorada pelos representantes das agremiações filiadas.
Após duas horas o encontro foi finalizado pelo delegado Hanawa, que previu uma temporada bastante próspera para o judô paulista, resultado das inovações realizadas nos setores técnico, de ensino e na gestão na modalidade propriamente dita.