22 de dezembro de 2024
Campeonato paulista por faixas leva cerca de 700 judocas a Itapecerica da Serra
A competição, única com este formato no Brasil, teve como campeã a SMEL de Pindamonhangaba, seguida pelo Esporte Clube Praia Grande e Yamazaki Judô de São José dos Campos.
Por Paulo Pinto / fpjcom
14 de junho de 2023 / São Paulo (SP)
Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes e Lazer de Itapecerica da Serra, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou o Campeonato Paulista por Faixas, que reuniu 683 judocas no aconchegante Ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco.
Participaram da competição realizada no dia 26 de maio 74 agremiações, entre elas as principais equipes do Estado de São Paulo, que apresentaram alto nível competitivo e excelente qualidade técnica. Dos 683 judocas inscritos na competição, 113 eram até a faixa amarela, 162 eram faixas laranjas e verdes, 83 eram faixas roxas, enquanto 242 eram faixas marrons e 93, faixas pretas.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, como Sérgio Barrocas Lex, vice-presidente da FPJudô; Francisco Tadao Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Caio Octávio Riscala, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da FPJudô; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; Hatiro Ogawa, ex-presidente da FPJudô; e os delegados regionais Hisato Yamamoto (1ª Capital) e Celso de Almeida Leite (15ª Grande Campinas).
Completaram a mesa de honra os professores kodanshas Ivo Vieira Nascimento, de Santos; Wagner Antônio Vettorazzi, de São Bernardo do Campo; Rioiti Uchida, da capital; Arnaldo Gentil Menani, de São José dos Campos; e Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Paulo Pi, de Atibaia, onde é vereador pelo Podemos.
Grande diferencial
Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô, explicou a origem de uma competição que visa a seguir conceitos que existiam no passado.
“A diferença desta competição para as demais é a divisão por faixas. Não existe nada igual no Brasil. Aqui em São Paulo nós conseguimos realizar um torneio semelhante aos que se faziam no século passado, e isso se tornou um diferencial.”
O dirigente apontou um detalhe importante sobre as classes em disputa. “Nos últimos anos nós criamos a divisão até a faixa amarela, que compreende as faixas branca, azul e amarela, e, ela foi muito bem aceita. O número de judocas inscritos na faixa amarela, por exemplo, foi maior do que na faixa preta.”
Outra faixa peculiar é a laranja. “Esta classe é composta por judocas faixas laranja e verde que, quando disputam torneios e campeonatos convencionais, geralmente enfrentam atletas mais graduados e acabam saindo prematuramente das disputas. Esta competição apresenta um viés mais pedagógico e didático, porque o judoca luta apenas com adversários do mesmo nível técnico, e isso é um diferencial muito importante.”
SMEL de Pindamonhangaba é campeã
Após disputar nove finais e conquistar 14 medalhas, sendo sete de ouro, duas de prata e cinco de bronze, que lhe renderam 46 pontos, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba foi campeã geral do Campeonato Paulista por Faixas de 2023.
Comandado pelo sensei Rudnei Toledo, responsável técnico pela equipe de competição, o time de Pinda conta ainda com uma excelente equipe multifuncional formada por Fabrício Evangelista, Felipe Guimarães, Denis Máximo, Bianca Ferreira e Tales Borges, técnicos; Verônica Maely Salgado e Paulo Galeano Júnior, fisioterapeutas; e Márcio Henrique Ferreira, que faz o apoio técnico.
O time pindamonhangabense levou 37 atletas a Itapecerica da Serra e conquistou 14 medalhas, o que na avaliação do professor Rudinei Toledo é um feito histórico que projeta a equipe no cenário paulista.
“Este resultado se deve ao esforço e à dedicação de todo o nosso grupo e ao apoio do governo de Pindaminhagaba que – por meio do prefeito Isael Domingos, do secretário de Esportes e Lazer Everton Chinaqui de Souza Lima e seu adjunto João Roberto de Castro Corrêa – nos está proporcionando grande suporte no ambicioso projeto de colocar o judô pindense entre as potências do nosso Estado”, detalhou o professor.
“Este foi o melhor resultado obtido por nossa equipe nos últimos dez anos”, acrescentou, “e isso se deve à mudança na condução técnica da equipe. Nos últimos 18 meses temos buscado fortalecer nosso time, criando novas rotinas e repertórios técnicos, e esse modelo está trazendo bons resultados. Acredito cada vez mais que em breve o nome da cidade de Pindamonhangaba figurará entre as principais equipes do Estado de São Paulo.
Praia Grande, a vice-campeã
Após disputar nove finais e conquistar 13 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze, que totalizaram 39 pontos, o Esporte Clube Praia Grande sagrou-se vice-campeão. A equipe do litoral é habilmente capitaneada pelo experiente professor e coordenador Alberto Bittencourt, auxiliado pelos técnicos Rodrigo de Matos e Daniel Marques Loto, e conta com a supervisão de Daniel de Lima Melo, diretor de Departamento Esportivo de Alto Rendimento.
Este resultado premia o trabalho realizado pela equipe filiada à FPJudô por meio da 11ª Delegacia Regional Litoral, comandado por Rodrigo Santana, o Rodrigão do Vôlei, campeão dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e secretário de Esportes e Lazer de Praia Grande, que vem desenvolvendo excelente gestão à frente da pasta.
A Associação Yamazaki de Judô de São José dos Campos, terceira colocada, foi a Itapecerica da Serra com oito atletas e os técnicos Luís Carlos Farias, o Guapo, Arnaldo Menani e Lucas Godoy. Disputou seis finais e conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, que lhe asseguraram 30 pontos.
Com sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze, o Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional de São José dos Campos foi o quarto colocado no Campeonato Paulista por Faixas 2023, totalizando 25 pontos.
Comandada pelo laureado professor Jefferson Luiz dos Santos, fundador e coordenador técnico, a equipe do projeto Olhar do Futuro de São José dos Campos é uma das principais escolas do Estado na atualidade no que diz respeito ao trabalho na base. O projeto tem a sua comissão técnica formada pelos professores Nicolas Felipe de Almeida dos Santos, Ana Paula da Cunha, Fabiana Carvalho, Felipe Bento Ribeiro, Antônio Marcos Rosa Monteiro e Alexandre Sandro de Moraes.
O Sesi Botucatu conquistou oito medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e quatro de bronze, somando 22 pontos e alcançando a quinta colocação. A equipe comandada por Victor Soares Leopoldo, orientador de Esportes de Rendimento, foi a Itapecerica da Serra com uma equipe multidisciplinar formada por Alexandre Lee (técnico), Marcos Inácio (auxiliar técnico), Bruno Campos (preparador físico), Danilo Jesus (fisioterapeuta), Aline Tritto (nutricionista) e Poliana Gonçalves (psicóloga).
Arbitragem
O professor kodansha Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da Federação Paulista de Judô e delegado regional da 16ª DR Sul Itapeva, comandou os 42 árbitros convocados para a competição.
São eles: Wagner Uchida, Rodrigo Capelucci, Rubia Fabre, Leandro Alves Pereira, Maurício Bruno Bento, Antônio Carlos L. Bustamante, Leonardo Arashiro, João David Andrade, Érica Almeida Senhoretti, Luan Barbosa Oliveira Santos, Andaluza Cossovan, Cláudio Alencar, Yasuo Kanashiro, Rafael Guida, William Rosa Lima, Celso Procópio, Gilson Tavares, Denílson Soldani, Vanderlê Santos Tavares, Paulo Fontana, Adriano Alves Coelho, Daniele Kaori Kurosawa, Victor Correa Paula, Lilian Dias Santos, Sérgio Vicentin Modanez, Maurício Silva Gomes, Rogério Eduardo Marques, Vinicius Almeida Grassi, Kleber Alessandro Grando, Vlastimir Rossiti, Mariana Ayumi Hayakawa, Marcelo Moreira Ubirajara, José Antônio Marques, Fernando Tavolaro Castro, Flávio Chapela, José Carlos Mendes e Eder Felício Reis. Atuaram no check-in Bruno Alberto Shimizu, Carlos Pascoal Marcondes, Augusto Fabiano Ribeiro e André Lúcio Silva.
Oficiais técnicos
A coordenação geral dos 72 oficiais técnicos que atuaram no Campeonato Paulista por Faixas 2023 ficou a cargo dos professores Roger Tadashi Uchida e Thais Sayuri Kozonoe. Os coordenadores de área foram os professores Rogério Andrade, Hamilton Alves da Cruz, Denis Penha Viana, Luís Fernando, Fabíola Valente, Eder Felício dos Reis, Hudson Lima, Rosangela Oliveira, a Índia, Sandro Salles de Camargo, Ana Paula Aquino e Adilson Matias de França.
As súmulas do certame ficaram a cargo de Thaís Sayuri Kozonoe, Beatriz Barbosa, Cláudio Pacheco, Cláudio Willian de Lima Pereira, Diego Billy, Eduardo Kozonoe e Hyago Marafante.
Atuaram no período da manhã os oficiais técnicos Nicholas Pifer Silva, Marcos Alexandre Oquendo de Oliveira, Murilo Galvão, Pedro Henrique Rinke, Milton Keijiro Pereira Nakamura, Jonas Alves Bezerra, Robson Augusto Sano, Juarez Clementino Silva, Rafael Asahi Neves Moura, Edson Rodrigues Lima, Marcos Roberto Gonçalves, Davi Campos Muniz Lopes Gonçalves, Tatiana Marinho, Gustavo Franco Bensi, Gabriel Ribeiro Oliveira, Carlos José Alves Almeida, Hilton Luiz Ichi, Gláucia Ono Fujita Pereira Divino, Fábio Ferreira Lima, Marcelo Fruehwirth, Leonardo Moura do Rozário, Lucas Yudi Rubinho Komaki, João Vítor Cardozo Yatabe, Rodrigo Marques Rocha, Guilherme Ferreira Neves, João Victor Chiqueti, Luciana Oliveira, Bruna Vieira dos Reis, Fernando Rosalino e Jamilly Vitória Varjão dos Santos.
Atuaram no período da tarde os oficiais técnicos Jonata Lopes, Sidnei de Almeida Lima, Bruno Katsuji Kawakami, Guilherme Bearari Dias Gomes, Leonardo Yudi Miranda, Paulo César Cazares Viani, Régis Ronsoni, Roberto Silva Chaves, José Eugênio Junqueira, Fabiano Severino Silva, Arthur Takashi Aoike, Eliane Ramazzotti Porto, Inaldo Santos Júnior, Lucas Alves Fernandes, Lucas Ramos dos Santos, Vinicius da Silva Dalben, George Miguez Melhem, Fábio Guedes Garcia da Silveira Ossturn, Alex França Melo, Rodrigo Marcelli, Leonardo Albino, Bruna Vieira dos Reis, Cláudio Willian de Lima Pereira, Ana Lúcia de Lima Coimbra, Nicolas Pires Borges, Rodrigo Bandeira Pinto, Osvaldo Paiva, Adriano Salles Coalheta, Stevan Kasa Júnior e Fernando Bruno Sinfrônio.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do Campeonato Paulista por Faixas de 2023.
Clique AQUI e acesse a classificação individual e geral do Campeonato Paulista por Faixas de 2023.