11 de janeiro de 2025
Brasil encerra Grand Prix de Zagreb com cinco medalhas e na primeira colocação geral
Ouros de Jéssica Pereira (52kg), Willian Lima (66kg) e Karol Gimenes (78kg) asseguraram o primeiro lugar no quadro geral de medalhas para a equipe brasileira.
Por Paulo Pinto / Global Sports
25 de agosto de 2023 / Curitiba (PR)
O Brasil encerrou o Grand Prix de Judô de Zagreb, na Croácia, com cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de bronze, que garantiram a liderança do quadro geral da competição, que chegou ao final no último domingo.
Os destaque do Brasil foram os campeões do peso meio-leve Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ) e Willian Lima (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô) e a campeã do meio-pesado Karol Gimenes (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô), que já em sua estreia no circuito da Federação Internacional de Judô (FIJ) garantiu o lugar mais alto do pódio.
Jéssica Pereira ressurge e volta ao pódio do circuito mundial. “Estou muito feliz com essa conquista, eu treinei muito para estar aqui. Essa é uma medalha muito importante para mim nessa corrida para os Jogos Olímpicos. Essa medalha aqui é do Brasil”, comemorou Jéssica que, com os 700 pontos de Zagreb, deve dar um bom salto no ranking mundial e entrar no top 50 da categoria.
De quebra, Willian Lima fez o ippon mais bonito do Grand Prix de Zagreb na semifinal contra Giorgios Balarjshvili, do Chipre. “É uma sensação extremamente gratificante. Estudei muito meus erros com meus técnicos e consegui executar o golpe com perfeição hoje. O resultado é essa medalha de ouro. Agradeço a torcida de todos”, resumiu Willian, que com os pontos conquistados em Zagreb entra no top 4 do ranking mundial.
A meio-pesado brasileira comemorou a estreia com ouro. “Estou muito feliz com o dia de hoje. Foi minha primeira competição na equipe principal, mas consegui dar o meu melhor. Fiquei feliz por reproduzir o que venho treinando. Isso me deixou muito contente. Hoje deu tudo certo”, comemorou a meio-oesadi debutante, Karol Gimenes.
No último dia do evento o Brasil ainda garantiu mais dois bronzes, com os judocas da Sogipa (RS) Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).
O GP de Zagreg reuniu 530 atletas de 83 países e cinco continentes, distribuiu até 700 pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos de Paris 2024. A seleção brasileira contou com 24 judocas (13 mulheres e 11 homens).