15 de novembro de 2024
Irã comemora fim de suspensão dos eventos da FIJ, após punição por boicote político
Há quatro anos longe do World Tour da Federação Internacional de Judô, atletas iranianos já podem voltar a defender o País nas próximas competições.
Fonte Redação do GE
13,de outubro de 2023 / São Paulo (SP)
O presidente da Federação Iraniana de Judô, Arash Miresmaeili, declarou o fim do banimento do País no esporte, durante conferência anual, realizada em Teerã. A medida de suspensão aconteceu após o atleta iraniano, Saeid Mollaei, ter sido orientado a se retirar do Campeonato Mundial de Tóquio, em 2019, para não ter que enfrentar o oponente israelense, Sagi Muki, por razões políticas.
A Federação Internacional de Judô havia aplicado suspensão por tempo indefinido aos judocas iranianos, por alegar que a atitude violava os princípios da organização. No entanto, a penalidade foi reduzida a quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que decidiu que a punição por tempo indeterminado não estava de acordo com o regulamento da Federação Internacional.
O fim da medida foi anunciado em 27 de setembro, exatamente quatro anos após o incidente. O atual ministro do Esporte do Irã, Maryam Kazemipour, que também estava presente na reunião, disse sempre ter estado de acordo com as regras da FIJ, desde que assumiu o cargo, em 2021 e ainda felicitou os judocas iranianos pelo término da suspensão.
“Eu espero que os judocas iranianos brilhem nos Jogos Asiáticos e nas próximas competições, disse o ministro Maryam Kazemipour.”
Na época da ocorrido, Mollaei, que foi campeão mundial de 2018, revelou à agência Associated Press que havia sofrido ameaças do então vice-ministro do Esporte, Davar Zani, para perder a luta anterior contra um atleta russo e não ter que lutar contra o israelense Sagi Muki. O judoca se recusou a se retirar da competição e precisou fugir para a Alemanha por temer retaliações. Atualmente, Mollaei compete pela Mongólia.
Entre as inúmeras conquistas de Mollaei defendendo a Mongólia, está a medalha de prata conquistada no Jogos de Tóquio 2020 no peso meio-médio.