20 de novembro de 2024
Barueri sedia curso de preparação e credenciamento de árbitros da CBKT
O evento foi organizado pela FPKT com o objetivo de qualificar os árbitros paulistas para competições de karatê tradicional em todo o País.
Por Paulo Pinto / Global Sports
25 de outubro de 2023 / São Paulo (SP)
Com apoio da Secretaria de Esportes de Barueri, a Federação Paulista de Karatê Tradicional (FPKT) realizou sábado passado (21/10) o Curso de Arbitragem e o Credenciamento de Árbitros CBKT, no Complexo Esportivo do Jardim Silveira, em Barueri (SP). O evento foi conduzido pelos shihans Eckner de Pereira Cardoso Sobrinho, hachi-dan (8º dan), diretor técnico da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT), e Arthur Prisco Paraíso Rego, shichi-dan (7º dan), diretor financeiro da entidade.
Entre os dirigentes da Federação Paulista de Karatê Tradicional presentes estavam os professores Ruy Koiki, diretor de arbitragem; e Adriana Avagliano, diretora administrativa e financeira.
Ruy Koiki agradeceu a presença dos renomados professores Eckner Cardoso e Arthur Rêgo pelo desenvolvimento proporcionado aos karatecas paulistas participantes do encontro e à CBKT pela confiança e pela atenção dispensadas à federação. Fez um agradecimento especial também ao secretário municipal de Esporte de Barueri, Tom Moisés.
Basicamente, o curso teve o objetivo de capacitar e classificar os árbitros da Federação Paulista de Karatê Tradicional para atuarem nas competições da CBKT. “Primeiro trabalhamos os pontos básicos, cujo entendimento é imprescindível para uma boa avaliação das modalidades de kata”, explicou shihan Eckner Cardoso. Essa parte compreendeu exercícios de kihom abordando o correto uso da força, a técnica, a forma, a postura e a transição de uma técnica para outra. “Na sequência”, prosseguiu, “discutimos os pontos de habilidade que, além do básico, são exigidos nas disputas finais, como atenção, maestria e impressão.”
Ainda no período da manhã, a equipe masculina de embu de São Paulo fez uma apresentação prática, seguida de um trabalho teórico com a exibição de slides abordando as regras da modalidade de embu. “Fechamos a manhã com a avaliação prática da arbitragem de kata na sala de artes marciais do complexo esportivo e, dessa forma, conseguimos manter o cronograma que tínhamos fixado previamente”, acrescentou o shihan.
No turno da tarde o curso abordou os procedimentos de arbitragem para modalidade de kihom ippon, que envolve praticantes de até 9 anos. “Nessa parte, chamamos atenção para pontos importantes na avaliação da garotada que está começando na prática do kumitê. Em seguida, expusemos as regras da competição de kogo kumitê, uma disputa relativamente nova, na qual cada atleta tem três oportunidades de ataque”.
Nas instruções transmitidas aos árbitros, os regulamentos tiveram destaque, com o instrutor demonstrando os pontos importantes, situações de lutas ocorridas em competições anteriores e gesticulação dos árbitros. “Iniciamos as avaliações de kumitê com a prova prática de gesticulação para árbitros centrais e laterais e, com a ajuda de atletas de São Paulo, fizemos a avaliação prática de shiai kumitê”, detalhou shihan Eckner.
O evento terminou no auditório, com uma prova escrita e objetiva que foi muito bem aceita por todos os participantes. Segundo o shihan Arthur Rego, a CBKT tem uma preocupação constante com a capacitação e com atualização com o seu quadro de árbitros. E lembrou que a entidade realizou dois cursos nacionais em Brasília em 2018 e 2019, mas teve de interromper a sequência devido à pandemia da covid-19.
Ao final, aproveitou a oportunidade para agradecer à diretoria da FPKT e a seus representantes presentes. “Queremos também agradecer à administração municipal de Barueri, à qual parabenizamos pelo total apoio ao esporte, demonstrado com a construção do novíssimo e belíssimo, complexo esportivo Jardim Silveira”, concluiu Arthur Rego.