10 de janeiro de 2025
Dirigentes das entidades filiadas à FPJudô comparecem à reunião anual da 4ª DR Alta Paulista
Encontro realizado no dojô da Associação Cultural Esportiva de Pompeia reuniu 38 dirigentes e representantes das 12 agremiações filiadas.
Por Paulo Pinto / fpjcom
24 de janeiro de 2024 / São Paulo (SP)
Sob o comando do delegado regional e professor kodansha Raul de Mello Senra Bisneto, a 4ª Delegacia Regional Alta Paulista realizou a reunião anual com os representas dos clubes e dojôs filiados à Federação Paulista de Judô.
O encontro realizou-se neste sábado (20) nas instalações do dojô da Associação Cultural Esportiva de Pompeia (ACEP) e reuniu 38 dirigentes das 12 agremiações filiadas. Além de Raul Senra, compareceram ao encontro os delegados regionais Wilmar Terumiti Shiraga (5ª DR Noroeste) e André Gustavo Costa Gonçalves (13ª DR Alta Sorocabana) e vários professores kodanshas, presidentes e professores responsáveis pelas entidades associadas.
O anfitrião do encontro anual da Alta Paulista foi o professor kodansha Kanefumi Ura, que, segundo Raul Senra, é um sensei extremamente dedicado. “O professor Ura sempre nos recebeu de forma extremamente cortês, bem típico da pessoa comprometida, bem-educada e gentil que ele é. Aliás, em nome da diretoria da FPJudô, faço um agradecimento especial ao professor Maurício Iwamoto, presidente da ACEP, pela excelente recepção que tivemos.”
Mokuto
Os trabalhos foram iniciados com a realização do mokuto em homenagem aos professore falecidos que, de forma ímpar, contribuíram para o engrandecimento do judô da Alta Paulista, de São Paulo e do Brasil. Foram lembrados os professores Goro Kosaihira, da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília; Hideo Tomyioshi, da Associação Dracenense de Esporte e Cultura (ADEC); e Lauro Teshima, das Associações de Judô de Adamantina e Lucélia.
O delegado regional começou a reunião com uma explanação técnica sobre o recém-criado Sistema Mirai, que promete grande avanço tecnológico na gestão esportiva e administrativa da FPJudô.
“Fundamentamos este assunto na ótima reportagem publicada no site da FPJudô, que detalhou a funcionabilidade e a aplicabilidade do sistema de forma bastante clara. Não havendo questionamento sobre o Mirai, logo após abordamos o tema da contratação da EA, empresa de marketing esportivo que já está repaginado a forma de como é planejada e disputada a Copa São Paulo de Judô, qualificando ainda mais o maior evento de judô das Américas”, detalhou o dirigente.
A reunião prosseguiu com esclarecimentos sobre o ato normativo que envolve a proibição de técnicas de sutemi-waza – nas quais o judoca precisa sacrificar sua posição para aplicar o movimento, caindo junto com o oponente nos tatamis – bem como outras questões relacionadas.
Na sequência, o coordenador de arbitragem Rodrigo Quinhoneiro, da ACERT de Tupã, recomendou aos professores da Alta Paulista que incentivem os novos praticantes a conhecerem as regras e a atuarem como árbitros, inicialmente em suas associações, preparando-se para futuros eventos da delegacia regional.
Segundo Raul Senra, não houve questionamentos sobre a tabela de custos para 2024, que permitiu que o calendário da temporada fosse discutido imediatamente, incluindo datas e proposta de inclusão dos módulos e eventos tradicionais da Alta Paulista.
Uma hora de encontro
Raul Senra comemorou a transparêcia e a rapidez com que a reunião anual da 4ª Delegacia Regional Alta Paulista foi realizada.
“Em apenas uma hora conseguimos discutir vários itens importantes de forma rápida e com conteúdo abrangente que agradou a todos os participantes. Demos a palavra a todos e tudo se resolveu num ambiente absolutamente democrático, como é de praxe na FPJudô. Após os trabalhos nos reunimos no restaurante Galetos para nos confraternizarmos no almoço oferecido pelo anfitrião e sua diretoria. Nesse ambiente cordial, damos início a mais uma temporada que devido às constantes inovações introduzidas pela atual diretoria, promete ser muito boa.”
Participantes
Participaram da reunião anual da 4ª Delegacia Regional Alta Paulista os delegados regionais Raul de Mello Senra Bisneto (4ª DR Alta Paulista), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª DR Noroeste) e André Gustavo Costa Gonçalves (13ª DR Alta Sorocabana), além do professor Heitor Kamada Júnior, secretário da Alta Paulista.
Representaram as associações filiadas os professores: Áureo Satoru Nishimura, Rodrigo Quinhoneiro, Guilherme Trocoli, Gabriel Bassoli, Juliana Senra e Maria Cecília de Moura Senra – Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT); Adriano Massaqui Kashiura e Juliano Brito Bertolini – Associação Dracenense de Esporte e Cultura (ADEC); Kanefumi Ura, Francis Minoru Endo Ura, José Rubens Bezerra, Wellington Jotta, Rodrigo Alves Vilela, Maurício Iwamoto (presidente), José Sasaki (diretor de esportes) e Michele Silvina Rossini – Associação Cultural Esportiva de Pompeia (ACEP); Francisco Daigo Kosaihira, Leonardo Murata Saito e Cláudio Tadashi Isawa – Associação Cultural e Esportiva Nikkey Marília; Aparecido Figueiredo – Academia de Judô Junqueirópolis; Antônio Afonzo Cazu – Associação de Judô de Adamantina; Roberto Yutaka Taniguchi – Associação de Judô de Rinópolis; Jefferson Francisco Zandonadi – Associação de Judô Kassada; Fernando Hirano Colucci – Associação Raça de Judô; Uichiro Umakakeba, Linda Naomi Umakakeba, Milton César Maximiliano Trombini e Airton Massaiti Kajita – Umakakeba Dojô; e Koji Ozawa, Edgard Eiti Maruyama e Mário Vicente – Associação de Judô de Bastos.