Terceira edição do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval atrai judocas de sete Estados

Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô detalhou os cinco katas competitivos © fpjcom

Realizado no Centro de Excelência Esportiva do Judô em São Bernardo do Campo, evento reuniu 89 professores do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
14 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)

Com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo, a coordenação de cursos da Federação Paulista de Judô realizou a terceira edição do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval, evento técnico voltado aos praticantes e fãs do kata.

Ministrado pelo multicampeão mundial, medalhista de kata e professor kodansha shichi-dan (7º dan) Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô, o treinamento realizou-se de 10 a 13 de fevereiro no Centro de Excelência Esportiva de Judô em São Bernardo do Campo.

A terceira edição do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval reuniu 89 professores do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo que buscam desenvolver a forma correta de executar as técnicas do judô, ensinando aos praticantes a forma correta de fazer o shintai, ou seja, movimentação, postura e controle precisos. Além disso, o kata é uma forma de preservar e transmitir os princípios fundamentais do judô.

Participantes do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval acompanham a cerimônia de abertura © fpjcom

Na avaliação do sensei Luís Alberto, a prática de kata no judô também é uma forma de treinamento mental, pois exige concentração, memória e disciplina. Por fim, o kata é importantíssimo na medida em que ajuda a preservar a tradição, a história e até mesmo a cultura do judô, garantindo que as técnicas e filosofias sejam passadas de geração em geração.

Lembrando que o kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica, o coordenador de cursos da FPJudô explicou que o treinamento envolveu os cinco katas competitivos: nage-no-kata, katame-no-kata, kime-no-kata, ju-no-kata e kodokan goshin-jutsu. “Fizemos todas as demonstrações basilares e demos as orientações e explicações necessárias para a absorção de todas as técnicas, e o resultado final foi extremamente positivo.”

Como tudo começou

O coordenador de cursos da FPJudô explicou como surgiu a ideia de aproveitar o período de carnaval para aprimorar a prática e promover maior difusão do kata no Brasil.

A cerimônia de abertura foi realizada pelos professores Henrique Guimarães, Luís Alberto, Hatiro Ogawa e Marco Aurélio Uchida © fpjcom

“Em dezembro de 2021, voltando de uma viagem à Bahia, pensei na possibilidade de reunir praticantes de kata para um treinamento, porém precisava ser algo com um formato diferente e que durasse mais dias e não apenas um fim de semana, para que todos os participantes obtivessem melhor aproveitamento.”

Pensando nisso, Luís Alberto escolheu o período de carnaval, quando haveria pelo menos quatro dias para a realização desse encontro. “Assim que cheguei a São Paulo, entrei em contato com o presidente da FPJudô, professor Alessandro Puglia, e apresentei minha ideia. De imediato ele gostou muito, e pediu para formatar o projeto e apresentá-lo para a diretoria da entidade.”

“Na minha proposta, o projeto deveria ser aberto a judocas de outras federações, com prazo de quatro dias para treinamento em local apropriado para a prática e o estudo dos katas, com alojamento e alimentação, para podermos atender os participantes de outros Estados da melhor forma possível, entre outras determinações. O presidente Puglia gostou muito do formato, conseguiu a aprovação da diretoria e fez contato imediato com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, que aprovou a realização do treinamento no Centro de Excelência do Judô. A partir disso iniciamos a divulgação.”

Participantes do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval acompanham a cerimônia de abertura © fpjcom

Segundo o professor paulistano, num período muito curto de tempo, muitos professores e praticantes demonstraram interesse em participar do projeto. “Rapidamente obtivemos o retorno necessário, e isso nos motivou muito.”

Palestra inédita

A grade curricular do treinamento de carnaval deste ano apresentou algo inédito por meio da palestra realizada pelo sensei fluminense, Paulo Márcio Delgado Correa, grande pesquisador dos katas do Judô. Filiado à Federação de Judô do Rio Estado do Janeiro que reside em São Paulo.

Renomado estudioso do kata, sensei Paulo Márcio apresentou os katas do judô sob a forma de Mondô. Prática ainda desconhecida pelos judocas do Brasil, mas muito conhecida e praticada em países como a França e o Japão.

Critérios de avaliação de kata

Mais uma vez o renomado professor Alexandre Ricardo Nardi apresentou a palestra com noções básicas dos critérios de avaliação atualizados da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Participantes do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval acompanham a apresentação do sensei Luís Aberto © fpjcom

Professor san-dan desenvolvedor do software que lê as fichas de avaliação dos competidores elaboradas pelos juízes de kata. “Não realizamos uma capacitação sobre o tema, e sim uma análise ampla sobre as noções básicas dos critérios de avaliação atualizados da FIJ.”

Treinamento consolidado

Hoje em sua terceira edição, o Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval está consolidado e já faz parte do calendário oficial do departamento de cursos da FPJudô, despertando interesse em professores de todo o Brasil.

Esta edição reuniu 89 faixas-pretas de sete federações estaduais, entre os quais professores kodanshas, coordenadores estaduais de kata, vários competidores e muitos amantes da prática e do estudo do kata.

“Finalizamos nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro, o maior treinamento de kata já realizado em São Paulo e, acredito, no Brasil. Particularmente fiquei muito grato ao apoio incondicional prestado pela diretoria da Federação Paulista de Judô e pelo governo municipal de São Bernardo do Campo na realização desse evento”, disse sensei Luís Alberto, que completou.

Participantes do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval de 2024 © fpjcom

“Fiquei muito feliz pelo número recorde de participantes, pelo elevado grau de conhecimento do kata apresentado por quase todos e pelo que pude proporcionar a cada um deles com a troca de informações com todos os presentes. Juntos, formamos um time coeso que compreende a importância do fomento da prática no kata para o desenvolvimento contínuo e ordenado do judô em nosso País.”

Reiterando aquilo que já havia dito antes da realização do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval desta temporada, o professor Luís Alberto avalia que o evento emerge como um marco singular no cenário da arte do kata no Brasil. Com uma combinação magistral de técnica, tradição e paixão, impulsionando o seu desenvolvimento para novos patamares de excelência. Ao reunir praticantes de vários Estados, o treinamento não só celebra a riqueza da cultura do judô no Brasil, mas também fortalece os laços comunitários e o intercâmbio de conhecimentos entre mestres e aprendizes. Neste contexto, é inegável o potencial transformador deste encontro, que se revela não apenas como uma oportunidade de aprimoramento técnico, mas também como um momento de conexão e inspiração para todos aqueles dedicados ao aperfeiçoamento da arte do kata em nosso País.

O professor kodansha shichi-dan (7º dan) e coordenador de cursos da FPJudô concluiu afirmando que já aguarda ansiosamente a realização das futuras edições do Treinamento Intensivo de Kata de Carnaval da FPJudô.

Participantes

Adalberto Correa Júnior – Federação Mato-grossense de Judô
Airton do Nascimento Leite – Federação de Judô do Amazonas
Alexandre Mitugui – Associação Judô Kata Team
Alexandre Xavier Rodrigues Cunha – Amocen do Rio de Janeiro
André Luís Pessinati – Associação Desportiva Ateneu Mansor
Anne Nascimento Campos – Keiko Fukuda Escola de Judô
Antônio Roberto Coimbra – Sec. Esportes e Recreação de Jacareí
Ariadne Alfaro Rio – Bushikan Dojô
Ayslan Moura Gonçalves – Sesc
Beatriz Cristina de Souza Silva – Associação de Judô Chibana
Beatriz Helena dos Santos – Kihon Kodokan
Beatriz Sanchez Souza – Academia Judô Taboão
Bruno Fiorelini Pereira – Academia Judô Taboão
Bruno Fragalle – AIFA/Federação Amapaense de Judô
Bruno Vinicius Correa da Silva – Associação Judô Kata Team
Carlécio Gomes de Oliveira – Federação Amapaense de Judô
Carlos Enrique Oliveira Mori – Federação Amapaense de Judô
Carolina Narita Nishi Laureano – Federação Paranaense de Judô
Caroline Salafia Silva – Academia Judô Taboão
Clóvis Vieira de Melo – Associação Pessoa de Judô
Daniel Carlos Oliveira Corrêa – Federação Amapaense de Judô
Daniel Silva Monteiro – Academia Judô Taboão
Daniel França Ribeiro – Academia Judô Taboão
Deivid Gonçalves – Judô Kodansha / Federação Paranaense
Denis Joris Júnior – Associação Desportiva Santo André
Diego Alexandre Dias – Impacto Fight School do Rio Janeiro
Diego Manosso – Associação Judô Yama / Federação Paranaense
Diogo Heitor do Nascimento – Bushikan Dojô
Diogo Rocha Colela – Esporte Clube Sírio
Eder Felício dos Reis – Criando Campeões
Eduardo da Silva Ribeiro – Acopajam/Federação do Amazonas
Enzo Sangali Batista – Colégio Ideal de Diadema
Esther Oliveira Silva Almeida – Instituto Reação/Rio de Janeiro
Fabiano Barros Ferreira – Acopajam/Federação do Amazonas
Fabíola Sampaio Vieira – Instituto Reação do Rio de Janeiro
Felipe Gimenes Moyano – Instituto Camaradas Incansáveis (ICI)
Fernando Zenkiti Nakazato – Colégio Objetivo de Cabreúva
Flávio César Pereira Rodrigues – Criando Campeões
Francis Minoru Endo Ura – Assoc. Cultural e Esportiva Pompeia
Francisco de Souza – Judô Kodansha/Federação Paranaense
Francisnil Correa Damaceno – Federação Mato-grossense de Judô
Franklin Lenini Moreira de Freitas – Amocen/Rio de Janeiro
Gabriel Villas Boas Zanon – Bushikan Dojô
Gabriela Sabino Pereira – Associação Judô Kata Team
Glauber Diniz Aragão – Keiko Fukuda Escola de Judô
Gregório Paoli Conrado Sabbag – Instituto Sensei Divino Budokan
Íris Reis Liers – Keiko Fukuda Escola de Judô
Jairo Carvalho Godoy – Ômega Academia
João José da Silva Velloza – Academia de Judô Yanaguimori
João Marcelo Andrade de Souza – Associação Judô Kata Team
José Eugênio Junqueira Hudson – Associação Judô Kanayama
Juliano Freitas – Academia Judô Taboão
Klinsman Dias da Silva – Judô Clube Mogi das Cruzes
Laryssa Thabyda Magalhães Silva – Associação Kimura de Judô
Lauro Azuma – Academia Marista – Fed. Paranaense de Judô
Leonardo Araújo da Conceição – Associação Judô Kata Team
Lucas Souza Fernandes – Academia Judô Taboão
Luciano Dias Oliveira – Kodokan Amazonas / Fed. Amazonas
Ludmila Caroline Miranda – Academia Judô Taboão
Marcela Narita Laureano – Federação Paranaense de Judô
Marcelo Kenji Fuzita – Clube Paineiras do Morumby
Marcelo Ubirajara Moreira – Associação de Judô Vila Sônia
Marcos Farina Schnekenberg – Federação Paranaense de Judô
Marcus Michelini – Associação Judô Kata Team
Maria Cristina Amorim Antunes – Associação de Judô Kenshin
Mark Massami Yoshigaye – Judô e Musculação Tigre São Carlos
Matheus Fernandes Vieira – Judô na Faixa Team
Mikaela Nanta Laureano Silva – Federação Paranaense de Judô
Nilson de Jesus Souza – Associação Atlética Banco do Brasil
Orlando Diana Júnior – Sec. de Esportes e Recreação de Jacareí
Pedro Braga Sotomaior Karam – Bushikan Dojô
Rafael Beraldo Vicentini – Sesc
Raquel Gardini Sanches Palasio – SERC Santa Maria
Rayanne Stephanie Domingues dos Santos – Bushikan Dojô
Roberto Carlos Pereira – Associação de Judô Vila Sônia
Roberto Nagahama – Federação Paranaense de Judô
Robson Formigoni – Sociedade Esportiva Palmeiras
Robson Henrique Pacheco Silva – Federação Amapaense de Judô
Rubens Tristão de Souza – Academia Judô Taboão
Suellen Massae Sato Chibana – Associação de Judô Chibana
Tamires de Paula Donetti – Associação Desportiva Santo André
Tiago Dias Guimarães – Associação Constantino de Judô
Tiago Henrique Brito Alencar – Assoc. Judô e Jiu-Jitsu Fernandes
Victor Ruan Pintos Ferreira – Judô Paulista
Vladimir Roberto de Freitas – Instituto Arrasta/Minas Gerais
Washington Toshihiro Donomai – Assoc. Esportiva Juventus (FPrJ)
Wellington Hideki Tizuka – Associação de Judô Vila Sônia

http://www.shihan.com.br