7ª Delegacia Regional Sudoeste da FPJudô define agenda 2024 na reunião anual realizada em Barueri

Dirigentes e professores presentes na reunião anual da 7ª DR Sudoeste © Deise Ribas

Encontro no auditório do Complexo Esportivo do Jardim Silveira reuniu 43 dirigentes e representantes de 17 agremiações e pautou as ações da temporada.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
22 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)

A diretoria da 7ª Delegacia Regional Sudoeste da Federação Paulista de Judô realizou a reunião anual que orienta os trabalhos da nova temporada no dia 4 de fevereiro no auditório do Complexo Esportivo do Jardim Silveira, em Barueri. Conduzido pela professora Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicações, o encontro contou com a participação de 43 dirigentes e representantes de 17 agremiações filiadas à FPJudô na região.

Compareceram à cerimônia de abertura o professor kodansha Jiro Ayoama, delegado regional da 7ª DR Sudoeste, e os professores kodanshas Osvaldo Hatiro Ogawa, João David de Andrade, Massanori Yanaguimori, Antônio Rizzardo Rodrigues Nélson Shigueki Koh, Kiichi Watanabe e Luiz Eduardo Matsumiya Tomilhero, além do medalhista olímpico Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, bronze em Atlanta 1996.

Professores Hatiro Ogawa e Henrique Guimarães foram recebidos com aplausos © Deise Ribas

Entre os membros da diretoria da 7ª Sudoeste estavam Ricardo Eiji Ozaki, delegado adjunto; Douglas Montel de Mello, segundo delegado adjunto; Deise Fernandes Ribas, secretária; Ivete Carolina de Moraes Gero, tesoureira; Antônio Rizzardo Rodrigues, coordenador de logística; Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicação; João David de Andrade, coordenador de arbitragem; Diogo Takao Ueda, coordenador do judô inclusivo e de pesagem; Suelen Kazumi Ueda, coordenadora de pesagem; Denis Penha Viana, coordenador de oficiais técnicos; Breno Henrique Duarte Oliveira, coordenador adjunto de oficiais técnicos; e Bruno César Silva Rizzardo, coordenador adjunto de oficiais técnicos.

Judô tradicional

O delegado regional Jiro Ayoama abriu a reunião agradecendo a presença de todos e discorrendo sobre a importância da união das associações e de os professores da delegacia ensinarem e praticarem o judô tradicional.

“Como dirigente e judoca, quero ressaltar a relevância do compromisso mútuo e da cooperação entre as associações e professores desta delegacia regional. É fundamental preservar e ensinar os valores do judô tradicional, não apenas como um esporte, mas como uma filosofia de vida que promove respeito, disciplina e superação. A união de esforços de todos os envolvidos é essencial para garantir a continuidade e o crescimento dessa nobre arte em nossa comunidade e em nosso Estado.”

Henrique Guimarães faz sua exposição © Deise Ribas

Plataforma Mirai

Na sequência a professora Cristina Amorim exibiu a apresentação fornecida pela coordenação técnica da FPJudô e atualizou todos os presentes sobre as mudanças projetadas para 2024, com destaque para a criação e a implantação da plataforma digital Mirai, desenvolvida pela federação que, segundo ela, proporcionará benefícios e facilidades significativas às entidades, professores e judocas em geral, fornecendo cadastramentos, controles, confecção de chaves de competição, informações sobre módulos e graduação e publicação de resultados das competições. A sensei também informou que as carteirinhas passarão a ser digitais, com possibilidade de opção de carteirinha física aos interessados.

Kata

A diretora técnica apresentou uma pauta específica sobre o kata, mostrando todas as atividades programadas neste ano para esta vertente do judô, entre elas o treinamento intensivo de kata, a capacitação de juízes de kata e o campeonato paulista de kata. São eventos importantes para o desenvolvimento técnico do judô de cada praticante.

A respeito das competições da 7ª Sudoeste, Cristina Amorim foi enfática: “Acreditamos que com a união das associações e a participação de todos nos torneios e treinamentos teremos atletas mais preparados para os campeonatos estaduais. Por isso, pedimos a união de todos para participar dos eventos”, pediu a dirigente.

A professora Cristina Amorim conduziu o encontro © Deise Ribas

A coordenadora técnica e de comunicações fez uma abordagem bastante interessante sobre a experiência vivida na recente viagem ao Japão, onde, além de fazer aquela parada obrigatória no Instituto Kodokan de Tóquio, desfrutou inúmeras tradições culturais que fazem do Japão um dos países mais desenvolvido na atualidade.

“Como todos sabem o Japão é um país insular no Oceano Pacífico, com cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos. Os trens-bala Shinkansen conectam as principais ilhas a Tóquio, a capital, conhecida por seus arranha-céus e lojas e pela cultura popular bastante sofisticada. Mas meu enfoque sobre o Japão limita-se ao comportamento de um povo que possui cultura milenar, fundamentada na gentileza, sobre estar num local onde as pessoas se preocupam em ser úteis antes mesmo que alguém pense em pedir ajuda. Penso que é assim que nós deveríamos ser e agir. Uma mudança de postura que deveria ser transmitida para nossos alunos no dojô.”

Hatiro Ogawa destacou a importância de difundir o kihon e o kata © Deise Ribas

A exposição seguinte foi realizada pelo medalhista olímpico Henrique Guimarães, que contou sua história desde o início no judô e sobre os percalços vividos até a conquista da medalha olímpica.

O professor kodansha hachi-dan (8º dan) Osvaldo Hatiro Ogawa, ex-presidente da FPJudô, destacou a importância de difundir e ensinar o kihon, ou seja, os fundamentos do judô, assim como transmitir a prática dos katas, que são as formas do judô.

A coordenadora técnica informou que serão mantidas as regras utilizadas nas competições e amistosos da Sudoeste e que o formato do circuito da regional com premiação no final do ano será mantido. Na sequência foi formatado o calendário da delegacia de 2024 e após o pronunciamento do sensei Jiro Ayoama a reunião foi concluída.

Ivete Carolina de Moraes Gero, a tesoureira da 7ª Sudoeste falou sobre ajustes em sua pasta © Deise Ribas

“Encerro agradecendo a todos que aqui estão prestigiando nossa reunião anual, e os cumprimentando por mantermos o foco no desenvolvimento do judô da nossa região. Desejo bom retorno a todos e que este ano seja marcado pelo crescimento técnico e estrutural da nossa entidade.”

Participantes

A reunião anual da 7ª Delegacia Regional Sudoeste reuniu professores e dirigentes de 17 agremiações: Secretaria de Esporte e Lazer de Salto, SEME da Estância Turística de Itu, Associação de Judô Kenshin,

Esporte Clube Osasco Yanaguimori, Secretaria de Esporte Taboão da Serra, Alphaville Tênis Clube, Associação Cultural e Esportiva Amigos do Japão, Judô São Lourenço da Serra, Associação Pais Amigos Judô Votorantim, Associação Desportiva Bandeirantes Sorocaba, Associação Cultural e Esportiva Irmãos Ribas, SEJEL Cotia, Associação de Judô Umino, Kawahara Dojô, Instituto Lince, Judô Tatsu e Santana de Parnaíba.

Encontro reuniu 43 dirigentes e representantes de 17 agremiações © Deise Ribas

Participaram do encontro os professores Kiichi Watanabe, Massanori Yanaguimori, João David de Andrade, João Carlos A. Jorqueira, Renato Machado de Oliveira, Reinaldo Machado de Oliveira, José Anastácio Camaroto, Daniel Hideki Kan, Marcos Antônio de Paula Rossi, Renan Augusto Furtado Rossi, Giuliano Costa, Ricardo Diógenes de Oliveira, Guilherme Prata de Oliveira, Miguel Teixeira Oliveira Júnior, João Gabriel Santos, Diogo Takao Ueda, Suelen Kazumi Ueda, Rozana Suane Abreu Nunes, Júlia Cristina Bueno Araújo, João Paulo de Proença, Daniel Santos Atiro, Sérgio Gomes da Silva, Nélson Shigueki Koh, Jorge Fernandes Ribas, Joyce Hitomi Nakamura, Denis Penha Viana, Murilo Rodrigues Santanna, Luiz Eduardo Matsumiya Tomilhero, Vinícius Fonseca Rodrigues, Douglas Montel de Melo, Ian de Castro Lemos, Hernani Michel Barcala, Breno Henrique Duarte Oliveira, Dirce Toyoko Umino da Silva, Higor Umino Ferreira da Silva, José Otávio Perez da Silva e Bruno César Silva Rizzardo.

http://www.shihan.com.br