22 de novembro de 2024
David Moura assume o comando da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Com trajetória de conquistas em Jogos Pan-Americanos e campeonatos mundiais, o ex-número um no ranking mundial dos pesos-pesados de 2017 terá a missão de comandar a pasta de Cultura, Esporte e Lazer.
Por Paulo Pinto / Global Sports
20 de junho de 2024 / Curitiba (PR)
No comando da Secretaria Adjunta de Esporte desde 2022, o ex-peso-pesado da seleção brasileira de judô David Moura assume o desafio ainda maior de gerir a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).
Vice-campeão mundial na Hungria em 2017, Moura foi nomeado secretário de Esporte de Mato Grosso pelo governador Mauro Mendes (União). O judoca tomou posse hoje, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.
Desafios
Após a cerimônia, Moura definiu seus maiores desafios: “Nossas principais metas são entregar as obras de revitalização do complexo da Arena Pantanal, fortalecer os editais da cultura e investir na inclusão e no paradesporto.”
“Atualmente vivemos um momento muito bom. Hoje a Secel já é case de sucesso da atual gestão e precisamos fortalecer nosso time para continuar realizando e entregar tudo que está sendo proposto”, disse o novo secretário.
A conclusão da revitalização da Arena foi um pedido do próprio governador Mauro Mendes, e a questão envolvendo atletas com deficiência e inclusão faz parte da causa social capitaneada pela primeira-dama Virgínia Mendes.
“Vamos investir muito na inclusão e no paradesporto, no esporte social e na cultura social. A gente precisa dar a nossos jovens a possibilidade de sonhar e atingir objetivos, e serei um braço da primeira-dama para ajudá-la a desenvolver, cada vez mais, essas ações”, concluiu o vice-campeão mundial dos pesos-pesados.
Apoio institucional
Um dos primeiros mato-grossenses a cumprimentar o novo secretário de Esporte foi Fernando Moimaz, presidente da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ), um dos dirigentes mais cotados para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para o quadriênio 2025/2028.
“Desde 2022, David Moura atua na gestão esportiva do nosso Estado, como secretário adjunto da Secel. Sua vivência e expertise no alto rendimento têm proporcionado grande avanço ao desporto mato-grossense, e estou certo de que a sua nomeação para a pasta do esporte elevará ainda mais a difusão da prática esportiva em nossa sociedade. Além disso, fomentará a implantação de políticas públicas permanentes e sustentáveis que projetem o nosso Estado no cenário desportivo nacional”, disse o dirigente.
“O David tem feito uma gestão abrangente e inclusiva, lançando um olhar integral para todos os setores do esporte e da cultura”, prosseguiu Moimaz. “Mas é claro que sentimos muito orgulho por saber que o número 1 do esporte e da cultura no Mato Grosso teve sua formação fundamentada nos aspectos culturais e filosóficos do judô. Institucionalmente falando, isso nos ajuda muito e certamente nos ajudará a abrir mais portas.”