Professor kodansha Sérgio Barrocas Lex reúne personalidades no lançamento de seu terceiro livro

Sérgio Lex concede autógrafos no Espaço Sophia © Arquivo

Judô: O Caminho suave explora a rica história, princípios, regras e fundamentos técnicos do judô. O autor participou de tardes de autógrafo na capital paulista e em Avaré.

Por Paulo Pinto / Global Sports
2 de agosto de 2024 / Curitiba (PR)

Em seu terceiro livro, publicado pela Editora Bueno, liv, o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Sérgio Barrocas Lex nos convida a conhecer não apenas a história da modalidade e de seu criador, professor Jigoro Kano (1860-1938), mas também a compreender seus princípios, sistema de graduação, regras e aspectos técnicos.

O ex-vice-presidente da Federação Paulista de Judô revelou que a terceira publicação de uma obra dedicada ao judô é fruto de anos de trabalho e docência numa modalidade esportiva que vai muito além da iniciação lúdica e do esporte de alto rendimento.

Fac-símile do livro Judô: O Caminho Suave © Arquivo

“A proposta central deste terceiro livro dedicado ao judô é mostrar a abrangência pedagógica e socioeducativa de uma modalidade esportiva que a ONU diz promover o desenvolvimento físico e mental, beneficiando milhões de crianças em todo o mundo ao fomentar valores como solidariedade, compaixão e unidade”, detalhou o autor.

A ONU reconhece as qualidades educacionais do judô, destacando seu papel em promover a diversidade e a mudança social positiva. Por meio de programas educacionais e iniciativas como o Judo for Peace, Judo for Childrene Gender Equity, a Federação Internacional de Judô (IJF) se comprometeu com a campanha One Humanity da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC). A ONU acredita que o esporte pode ser um unificador global, promovendo a compreensão mútua e ajudando a construir uma sociedade melhor, especialmente em áreas vulneráveis, como campos de refugiados e favelas.

Prefaciadores

A obra tem prefácio dos amigos Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e faixa preta sho-dan, e Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, medalhista olímpico nos Jogos de Atlanta 1996 e professor kodansha.

Nelson Leme, dirigente do CREF4/SP, prestigia a tarde de autógrafos do livro de judô O Caminho Suave. Um momento especial de reconhecimento e apoio ao esporte © Arquivo

Os títulos já publicados pelo autor e lançados pela Editora Bueno são “Judô, Aprender e Gostar é só Começar”, lançado em 2017, e “O Lúdico no Judô, Brincando Também se Aprende”, de 2021. Ambas as obras não apenas receberam enorme aceitação, mas também foram avaliadas como sucesso editorial e comercial, conquistando leitores e críticos por sua abordagem inovadora e educativa.

O professor universitário Sérgio Barrocas Lex é graduado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do exercício, educação física na fisiopatologia de populações especiais, formação pedagógica e licenciatura, história e filosofia, com especialização em judô e budô pela International Budo University (IBU) de Chiba, no Japão.

Tardes de autógrafos

As tardes de autógrafos realizaram-se no Espaço Sophia, em São Paulo, e no Átrio Bar e Café de Avaré. Além dos amigos, alunos e familiares do autor, várias personalidades esportivas e autoridades políticas compareceram aosencontros. Entre os convidados da capital estavam Arnaldo Queiróz, secretário-geral da FPJudô; Nelson Leme, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP); Antônio Dias Toledo, diretor-executivo da Indústria de Kimonos Shihan; Marcelo Fugimoto, coordenador de marketing da FPJudô; Renato Camacho, membro do TJD da FPJudô; Alberto Hideo, ilustrador da obra; e os professores kodanshas Hatiro Ogawa, Roberto Moyses Dutkiewicz e Milton Correa.

Arnaldo Queiróz, dirigente da FPJudô, prestigiou o evento de lançamento do terceiro livro de Sérgio Lex sobre o judô © Arquivo

Marcaram presença no Átrio Bar e Café de Avaré: Cláudio Salomão, mantenedor da Faculdade Eduvale; Evandro Oliveira, diretor da Faculdade Eduvale; Luiz Cláudio da Costa, presidente da Câmara de Vereadores de Avaré; e Carlos Alberto de Carvalho, ex-prefeito de Águas de Santa Bárbara; entre outros.

http://www.shihan.com.br