Dandara Camillo conquista a medalha no quarto dia do Mundial Júnior de Judô do Tajiquistão

Na disputa do bronze, Dandara Camillo venceu Poliana Iudina com ippon de osae-komi © Tamara Kulumbegashvili / IJF

Com os bronzes conquistados por Clarisse Ribeiro (48kg), Bianca Reis (57kg) e (78kg), o Brasil fecha sua participação na competição individual na 14ª colocação.

Por Paulo Pinto / Global Sports
5 de outubro de 2024 / Curitiba, PR

O judô brasileiro conquistou seu terceiro pódio no Campeonato Mundial Júnior, realizado em Dushanbe, Tadjiquistão. Na manhã deste sábado (5), quarto e último dia de competições, Dandara Camillo (78kg), atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras, garantiu a medalha de bronze com uma vitória decisiva por ippon sobre Poliana Iudina (atleta neutra).

Mesmo aos 17 anos e em sua estreia no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, Dandara mostrou maturidade e competência, avançando com confiança até as semifinais após três lutas decisivas. Na estreia, venceu a indiana Shruti Uniyal com um wazari seguido de uma imobilização (osae-komi).

Nas oitavas de final, Dandara superou a croata Lorena Perkovic no golden score, também com um wazari, garantindo vaga nas quartas de final. Lá, brilhou mais uma vez com uma performance impecável no ne-waza, projetando a tcheca Marie Kosnarova para um wazari e rapidamente finalizando o combate com mais 10 segundos de imobilização, conquistando a vitória por ippon.

O pódio da categoria meio-pesado, com a colombiana Brenda Olaya, campeã; a alemã Mathilda Sophie Niemeyer, vice-campeã; e as terceiras colocadas, Eva Ronja Buddenkotte (Alemanha) e Dandara Camillo (Brasil) © Tamara Kulumbegashvili / IJF

A trajetória vitoriosa, porém, encontrou resistência na semifinal, onde a colombiana Brenda Olaya, que já compete no Circuito Mundial adulto, levou a melhor sobre a brasileira com dois wazaris. Olaya viria a conquistar o ouro na final ao vencer a alemã Niemeyer por ippon.

Dandara, determinada a subir ao pódio, voltou ao tatami para a disputa do bronze e não deu espaço para surpresas. Conseguiu um wazari logo no início e, mantendo uma pegada firme, neutralizou os ataques de Iudina, escapando de momentos difíceis no solo, até fechar a luta com um ippon.

Com isso, o Brasil encerrou sua participação nas competições individuais com três medalhas de bronze, conquistadas por Clarice Ribeiro (48kg), Bianca Reis (57kg) e Dandara Camillo (78kg). A equipe brasileira também assegurou três quintos lugares e dois sétimos. Neste domingo (6), parte da seleção retorna aos tatamis para disputar a competição por equipes mistas.

http://www.shihan.com.br