42º Torneio da Independência e Festival da Pátria marcam a 2ª etapa do Circuito Kimonos Shihan

Mais duas mil pessoas foram ao Tênis Clube de São José dos Campos acompanhar a 2ª etapa do Circuito Kimonos Shihan © Arquivo

Ao final das quatro etapas programadas para 2024, serão premiados os campeões de cada categoria oficial e as entidades classificadas do 1º ao 5º lugar.

Por Paulo Pinto / Global Sports
9 de outubro de 2024 / São Paulo, SP

No dia 1º de setembro, o ginásio do Tênis Clube de São José dos Campos foi palco de um dos eventos mais tradicionais e antigos da Federação Paulista de Judô (FPJudô) na região: a segunda etapa do Circuito Kimonos Shihan.

Atletas e equipes participaram do torneio, somando pontos de acordo com suas classificações. Ao final das quatro etapas programadas para 2024, serão premiados os campeões de cada categoria oficial e as entidades classificadas do 1º ao 5º lugar.

Com o ginásio lotado, judocas e público dão um exemplo de civismo ao acompanhar com respeito e atenção a execução do Hino Nacional © Arquivo

Realizado pela Associação Esporte Dez/Calasans Camargo, o evento contou com a participação de aproximadamente 800 atletas, representando 30 equipes. As disputas nos segmentos masculino e feminino incluíram faixas etárias desde os pré-mirins (3, 4, 5 e 6 anos) até veteranos, além de festivais para iniciantes e competições oficiais por idade e peso para judocas federados.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra do evento os professores kodanshas Michiharu Sogabe, kyuu-dan (9º dan); Amadeu Esteves, shichi-dan (7º dan); Harley do Amaral, shichi-dan (7º dan); e Cláudio Calasans Camargo, shichi-dan (7º dan), que também atuou como cerimonialista e coordenador geral, além de Murani Gomes, 6º dan, e Sandro Marcelo, 6º dan.

Sob o comando do professor Antônio Carlos Lucas Bustamante, árbitros fazem o rei inicial © Arquivo

Integraram ainda a mesa os coordenadores regionais Edie Braga (judô inclusivo para PCDs), Arthur Zumbano (oficiais técnicos), José Marques (mesários e oficiais técnicos), Rogéria Cozendei (coordenadora estadual de judô veterano feminino) e Willian Lima, árbitro e pai do judoca Willian Lima, medalhista de prata no individual e bronze por equipes mistas nos Jogos de Paris 2024, que defende o Esporte Clube Pinheiros.

Cerca de 30 agremiações participaram da a 2ª etapa do Circuito Kimonos Shihan © Arquivo

A 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba ficou responsável pela organização, enquanto a coordenação técnica esteve a cargo do professor Cláudio Calasans Camargo, que tem histórico de dedicação ao evento desde sua primeira edição, em 1981, quando ainda era aluno da Escola Técnica ETEP. O Torneio da Independência foi criado como atividade comemorativa da Semana da Pátria e mantém o mesmo espírito cívico e esportivo.

Solidariedade e participação comunitária

O Lions Clube de São José dos Campos teve participação importante, mobilizando os alunos de seu Projeto Esporte Educativo, que abrange cinco núcleos de ensino e a prática da modalidade. A entidade ofereceu o troféu de Equipe Campeã da Solidariedade para a instituição que arrecadasse a maior quantidade de alimentos não perecíveis, destinados às campanhas assistenciais. A entidade vencedora foi o Sest-Senat de Taubaté, com um total de 103 kg.

Premiação Geral do Festival da Pátria de Judô © Arquivo

Árbitros

Os árbitros convocados para atuar no Torneio da Independência e no Festival da Pátria foram, Antônio Carlos Lucas Bustamante, Murani Gomes, Sandro Marcelo dos Santos, Alex Felício da Rocha, Jair Nunes de Siqueira, André de Almeida Cançado, Sidney de Souza Mariano, Reginaldo Hirayama, Luciano Ignácio Franco, Luciano Porfírio Dorta, Walter Thiago da Silva Correa, Beatriz Helena dos Santos, Carlos Alberto de Oliveira Ardito, Edie Braga, Francisco Rodrigues da Silva, Rogério Luiz Ribeiro dos Santos, Marcela Barbosa, Gabriel Lucas Cardoso, Karoline Amaro Rodrigues Pedrosa, William Rosa de Lima, Ennio Varella de Souza, Celso Ferreira Procópio, Fernando Tomé de Arruda e Kalil Matheus Santos Vaz.

Premiação Geral do Torneio da Independência de Judô © Arquivo

Classificação Festival

Campeã – Associação Dez/Academia Calasans Camargo – São José dos Campos
Vice-campeã – Projeto Olhar Futuro – São José dos Campos
3ª Colocada – FADENP de Lorena
4ª Colocada – Associação Hirakawa de Judô – São José dos Campos
5ª Colocada – Projeto Esporte Educativo do Lions Clube – Núcleo Igreja VTM – São José dos Campos

Classificação Geral

Campeã – Associação Yamazaki de Judô – São José dos Campos
Vice-campeã – Projeto Olhar Futuro – São José dos Campos
3ª Colocada – Secretaria Municipal de Esportes de Jacareí
4ª Colocada – Associação Esporte Dez/Calasans Camargo – São José dos Campos
5ª Colocada – Diretoria de Educação e Esportes de Canas

http://www.shihan.com.br