22 de novembro de 2024
Exame de graduação 2024 da FPJudô reúne 198 candidatos em Mauá
Fundamentada no jita-kyoei e na atuação voluntária de 71 examinadores, entre os quais renomados professores kodanshas, a FPJudô aprovou 175 candidatos nesta temporada.
Por FPJCOM
28 de outubro de 2024 / São Paulo, SP
O Ginásio Poliesportivo Celso Daniel foi palco do exame de graduação de 2024 da Federação Paulista de Judô que avaliou 198 candidatos do 1º kyu ao yon-dan, dos quais 175 foram promovidos. O evento realizado sábado (26) teve apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Mauá, e a Coordenação de Exames de Graduação da FPJudô utilizou 15 áreas lineares.
Dos 198 candidatos examinados por 71 juízes, 175 foram aprovados e os outros 23 poderão participar da segunda chamada, que acontecerá no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, no bairro da Água Branca, na capital. Chama atenção o índice de aprovação: 88%, o menor já registrado nos exames da FPJudô.
O rei inicial foi comandado pelo professor kodansha hachi-dan (8º dan) Sumiu Tsujimoto, responsável técnico pela tradicional Associação de Judô Kitô.
Atuação impecável
O ponto alto do exame foi a atuação do judoca Victor Maestello Sica, candidato especial que, com desempenho admirável, foi aplaudido efusivamente pela plateia, em reconhecimento da sua enorme qualidade da técnica. Victor é filho do também faixa preta ni-dan Marcelo Sica e aluno do professor go-dan Rogério Possari, responsável técnico da Associação de Judô Taboão, de São Bernardo do Campo, e recém-empossado delegado adjunto da 9ª Delegacia Regional ABC.
Muito feliz com a conquista de um dos seus alunos mais próximos, sensei Possari falou sobre a emoção vivida por todos. “O Victor é nosso aluno desde os 3 anos no Colégio Cardeal Lizarte, no Ipiranga, e, assim como toda a sua família, é uma pessoa incrível e iluminada que transmite alegria a todos que estão à sua volta. Esta é uma conquista dele, do Marcelo e da família, que, por meio do judô, encontrou um espaço de socialização, autoconfiança e realização pessoal, celebrando cada passo dessa trajetória com determinação, confiança e alegria”.
“Este é um dia para jamais ser esquecido, pois coroa de êxito a luta de uma família que encontrou no judô não apenas uma prática esportiva, mas um caminho de inclusão e crescimento, no qual cada conquista é celebrada e compartilhada com todos ao redor”, concluiu Possari.
O staff da Federação Paulista de Judô estava composto por 32 colaboradores, enquanto a banca examinadora contou com a atuação voluntária de 71 juízes examinadores, entre os quais 36 professores kodanshas.
Cerimônia de abertura
Na cerimônia de abertura, um ponto de referência importantíssimo foi mencionado pelo cerimonialista José Antônio Jantália: pela primeira vez na história do judô brasileiro realizava-se um exame de graduação numa entidade capitaneada por um medalhista olímpico.
Mesmo com os judocas do Brasil subindo aos pódios olímpicos há mais de meio século, jamais um desses atleta havia assumido a presidência de uma federação de judô.
A primeira medalha olímpica do judô brasileiro (bronze na categoria meio-pesado) foi conquistada por Chiaki Ishii nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, na Alemanha. Depois de 52 anos, judocas brasileiros acumulam 28 delas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e 19 de bronze, o que faz do judô a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos.
Após o anúncio do cerimonialista, o presidente Henrique Guimarães, foi recebeu muitos aplausos, cumprimentou as autoridades presentes e expressou sua satisfação em assumir um desafio tão importante à frente da maior entidade de administração do judô brasileiro. Ele afirmou estar confiante por contar com uma equipe competente e com grande expertise na gestão do judô.
“É um enorme prazer participar deste exame de graduação e de um momento importantíssimo na vida de todos vocês que estão pleiteando esta evolução no judô, principalmente os candidatos a sho-dan. Lembro perfeitamente da minha primeira candidatura a sho-dan, realizada em 1989 no CAT, em proporções infinitamente menores, quando tive a honra de ser reprovado pelo sensei Massao Shinohara, primeiro professor kodansha do Ocidente a alcançar o juu-dan (10º dan). Ele dirigiu-se a mim e disse: “Não é porque você é um atleta que não precisa treinar os fundamentos do judô, e me reprovou”. Depois me preparei melhor e na segunda chamada realizada pelo professor Mário Matsuda fui aprovado.”
“Então”, prosseguiu o presidente da FPJudô, “é no sho-dan que o judô começa a estabelecer outros parâmetros em nossas vidas. A competição é muito importante, mas temos de conhecer os fundamentos e adotar a filosofia que o judô possui. E para vocês que vão tornar-se faixas-pretas sho-dan ou go-dan, não deixem de carregar consigo a filosofia e os conceitos do judô, a nós legados pelo professor Jigoro Kano.”.
Márcio Bertucci, secretário de Esportes de Mauá e gestor público com mais de duas décadas de experiência, falou sobre a tradição e a presença do judô na cultura do município.
“Inicio lembrando que sou judoca formado na Associação de Judô de Mauá, e que conheço o presidente Henrique Guimarães, a quem desejo sucesso total à frente da entidade. Citando nosso professor kodansha Kaor Okada, parabenizo todos os senseis presentes e, em nome do prefeito Marcelo Oliveira, agradeço à diretoria da FPJudô por trazer este grande evento para a nossa cidade. Precisamos ocupar nossos equipamentos com grandes eventos e principalmente com atividades do judô, uma modalidade que possui enorme identidade com a nossa cidade e enorme conteúdo socioeducativo. Iniciei no judô aos 6 anos e tornei-me faixa preta em 1996 e o nosso principal objetivo aqui é formar bons cidadãos para a nossa sociedade. Desejo boa sorte a todos e esperamos vê-los de novo em breve em nossa cidade.”
Além de Henrique Guimarães e Márcio Bertucci, várias autoridades da FPJudô participaram da mesa de honra, entre as quais Raul Senra, vice-presidente da FPJudô; Edison Minakawa, gestor nacional de arbitragem da CBJ; Alessandro Puglia, ex-presidente da FPJudô; Arnaldo Queiroz, secretário-geral da FPJudô; Yoshiyuki Shimotsu, coordenador dos exames de graduação da FPJudô; Marco Antônio Costa, coordenador técnico da FPJudô; Rioiti Uchida, coordenador de kata da Confederação Sul-Americana de Judô; Paulo Mulfharth, vereador de Atibaia; Adib Bittar, coordenador financeiro da FPJudô; Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô; e Solange Pessoa Vinck e Sérgio Barrocas Lex, ex-vice-presidentes da FPJudô.
Completaram a mesa de honra os delegados regionais Cléber do Carmo (12ª Mogiana), Jiro Ayoama (7ª Sudoeste), Hissato Yamamoto (1ª Capital), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª Noroeste) e Fábio de Almeida Feltrin (6ª Araraquarense) e os professores kodanshas Kenzo Matsuura, Orlando Sator Hirakawa, Sadao Fleming Mulero, Alcides Camargo, Antônio Rizzardo Rodrigues, Antônio Roberto Coimbra, Belmiro Boaventura Silva, Celestino Seiti Shira, Fernando Castellano Calleja, Fernando da Cruz, José Gomes Medeiros, Leandro Alves Pereira, Marcos Elias Mercadante, Marcus Michelini, Massakatsu Akamine, Milton Trajano da Silva, Nelson Pedroso, Rubens Pereira e Sumio Tsujimoto.
Relação de examinadores
Sob a coordenação do professor kodansha shichi-dan (7º dan), Yoshiyuki Shimotsu, o exame de graduação de 2024 contou com a atuação de 70 examinadores, todos especialistas dedicados a avaliar com precisão o conhecimento técnico e prático dos candidatos. Entre eles, estavam renomados professores que acumulam o mais alto nível de experiência e expertise dos fundamentos do judô.
Alberto Sogabe, Alcides Camargo, Alexandre Mitugui, Alexandre Ricardo Nardi, Ana Paula Parpinelli, Antônio Rizzardo Rodrigues, Antônio Roberto Coimbra, Belmiro Boaventura da Silva, Bruno Rizzardo, Carlos Alberto Previato, Carlos Eduardo Evangelista Gomes, Clóvis Vieira de Melo, Edison Koshi Minakawa, Eduardo Freire da Silva, Eduardo Melato Neto, Eliandro Siqueira, Fernando da Cruz, Fernando Hiroyuki Borges Hirakawa, Fernando Zenkiti Nakazato, Francis Minoru Endo Ura, Francisco Aguiar Garcia, Gabriela Fernandes da Costa, Glauber Diniz Aragão, Grace da Silva, Henrique Fernandes da Costa, Hissato Yamamoto, Jiro Aoyama, João José da Silva Velloza, José Antônio Marques, Kenzo Matsuura, Lairton Secches Mansor, Larissa Thabyda Magalhães, Leandro Alves Pereira, Leonardo Augusto Arashiro, Leonardo Luis Vendrame, Leonardo Yamada, Leonel Matsumoto, Luciano Makoto Hirakawa, Luis Alberto dos Santos, Luis Cláudio Andrade Assis, Marcelo Fontes Nery, Marcelo Rodolfo de Queiroz, Marcus Michelini, Marcus Vinicius Flora, Maria Cristina Antunes Amorim, Massakatsu Akamine, Milton Trajano da Silva, Nádia Hissako Hori, Nelson Pedroso, Paulo Alvim Mulfharth, Paulo Roberto Alves Ferreira, Rafael Rossi, Renato Gomes de Camacho, Ricardo Einshin Ozaki, Rioiti Uchida, Roberto Augusto de Macedo, Roberto Moyses Dutkiewckz, Rodolfo Mathias, Rubens Pereira, Sérgio Kazuo Noda, Sérgio Luis Ferrante, Sidney Fukayama, Sumio Tsujimoto, Tadeu Santa Vica, Tomio Takayama, Vinicius de Almeida Grassi, Wagner Antônio Vettorazzi, Wagner Tadashi Uchida e Washington Sumio Aoike.
Aprovados a yon-dan
Diego Viger Grangeiro
Agenor Garcia Junior
Douglas Wilson Duarte
Márcio Toshio Suzuki
Mário Roberto de Marchi Silva
Rodrigo César Souza Capelucci
Aprovados a san-dan
Emerson da Silva Lima
Jefferson Brito Delgado
Igor Takashi Abepezzoli
Caique Yamada da Silva
Cláudio Alencar da Costa
Daniel Kaihara Gonçalves Pereira
Giovana Oliveira Mendes
Luciano Alves
Lucila Carneiro Bernardes de Abreu Luz
Mariá Azevedo Pereira Fukayama
Yasuo Vicente Kanashiro
Aprovados a ni-dan
André Cancian Marques
Andrei Mochizuki
Antônio Marcos de Camargo Júnior
Bruna Botelho Tavares
Carlos Pascoal Marcondes
César Augusto Ambrósio
Charles Santos Salim
Eduarda Souza Darmieli Silva
Eduardo Cancian Vieira
Erik dos Santos
Everton Luiz de Oliveira
Fábio Seiji Uchida Rodrigues
Fabrício Augusto dos Santos Evangelista
Francisco Rodrigues da Silva
Gustavo Yuji Uchida Rodrigues
Ítalo Rodrigues Barboza Alves
Isabely Alves Borges
João Felipe de Moreira Cunha Castilho
Larissa de Carvalho da Silva
Lucas Ramos dos Santos
Lucas Rodrigues de Lima
Matheus Fernandes Vieira
Michel Santos Aguiar
Pablo Senna Souza Sinobre
Rafael César Gonçalves
Renan Amaro Felipe de Souza
Roberto Demori Moura
Rodrigo Bandeira Pinto
Talita Carvalho Santos Morais
Aprovados a sho-dan
Adiel Gonçalves Pereira
Adnan Florindo
Adrielly Lopes de Faria
Agatha Polyana da Silva Santos
Amanda Morato de Oliveira
Ana Beatriz Specht Miranda
Ana Clara Neves dos Santos
Ana Zanin de Andrade Siqueira Santos
Ângela Maria da Silva
Ângelo Armellini Domenici
Ângelo Ichiro Mibe Hatadani
Anna Luiza Carneiro Barbosa
Antônio Manoel Rodrigues dos Santos
Arthur Germano Pinheiro
Arthur Pedreschi Alves
Ayslan de Moura Gonçalves
Bruno de Maia Andrade
Bruno Prado Machado Santos
Bruno Rafael Lima Nobrega
Caio de Carvalho Cucato
Caio Vinícius Barros Ramos
Carlos Eduardo Vargas Corrado
Carlos Mikael Silva dos Santos
Carolina Cruz Marcon
César de Godoy Tristante
César Kazuhide Mitsuuchi
Claudionor Valeriano Brito Neto
Danilo Ramos dos Santos Lobo
Edevanir Leopoldino
Enzo S. Maximiliano Trombini
Evelyn Oliveira Araujo
Fábio Rafael Meira Soares Silva
Fabrício Pereira dos Santos
Fabrízio Fustaino Alves Oliveira
Felipe Henrique Morali Azarias
Fernando Nóbrega Freitas Borri
Francisco Emerson Bettini
Francisco Ignácio Pastana Neto
Gabriel Araujo dos Santos
Gabriel Garbim Borges
Gabriel Kenzo Oshima
Gabriel Tasetelmo
Gabriel Teixeira Vitorino
Gabriel Vasconcellos Gomes
Gabriela Prazeres Paulino Silva
Giancarlo Marques Ceolin
Giovanni Gouvea Pereira
Glesia Maria de Oliveira
Gustavo Slootemaker Tabet
Hadassa Jesus Cordeiro Ferreira
Henrique Santurbano dos Santos
Isabelle Alves de Paula
João Gabriel Nogueira Azevedo
João Matheus Moreno Alexandre
João Vítor Alves Araújo
Jonathan Lino Vicente
José Adriano Guimarães Santos
José Marcelo Araújo da Silva
Juarez Clementino da Silva
Júlia Chahade
Kássia Egle Nogueira da Silva
Katharina Agostinho Dias
Kauã da Silva Sandes Leal
Kauan Moacir Cardoso
Kauê Renan Vieira Altheman
Kimberly Santos Estevam
Lanna Gomes Fernandes Oliveira
Lara Sarov Ferreira Santos
Laura Biachi Menezes
Laura Mascareñas Malta
Lavínia da Conceição Meira Silva
Lívia Vieira Resende
Lucas Felipe Ribeiro
Lucas Félix de Oliveira
Lucas Gabriel da Silva Praxedes
Lucas Mota de Azevedo
Lucas Natã Lima Ribeiro
Ludmilla Caroline Miranda
Luiz Carlos do Lago
Manuela Filassi Ventura
Marcela Seika Ciolfi
Marcelo Onofre Aparecido Junior
Marco Antônio Biason Almeida
Marcos Antônio Balbino Ferreira
Maria Clara Cavalcante Almeida
Mateus de Andrade Barbosa
Matheus dos Santos Estevam
Matheus Naoki Ishizaki
Matheus Pio Ataíde
Matheus Thiago Santos Resende
Nikolas Bill N. Fernandes
Paulo Antônio Roveroni
Pedro Henrique Novaes Lisboa
Priscila Maria Bassetto Piazentin
Rafael Hisatoshi Yamamoto
Rafaela Falsetta Tomiati
Rafaela Redona Jorge Coelho
Ramires Pereira Marcondes
Ranualdo Vilela dos Santos
Raul Masahiro Nishimura Souto
Reisley Bispo da Silva
Rejane Cristina de Aguiar
Renato Thomaz Silva
Ricardo Terêncio Ferreira
Rodrigo Nascimento de Araújo
Rogério Pereira Souza Junior
Rogério Pereira Passos
Rogger Isaias Canuto Carvalho
Ronilson Justino Costa
Samara Contarini de Oliveira
Scarlett Martarello
Severino Soares Júnior
Sofia Marques de Oliveira
Soraia Ribeiro de Lira
Tatiana Dias Tardelli Uehara
Thiago Monteiro Faria
Victor Maestello Sica
Vinicius Acorsi Callejon
Vinícius Oliveira Moreira Almeida
Vinícius Otávio de Oliveira Silva
Vítor Pasetto e Silva
Volans Tadeu Barnabé Nicolla
Wallace Pereira Sobrinho
Waterman Quadros Martarello
Wendell Welington Sant’annamelo
Wilmar Rodrigues Borba Sena
Yara Cezário Pinheiro
Yasmin Maria Azevedo Alves
Yasmin Siqueira Prado Fonseca
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do exame de graduação 2024 no Flickr da FPJudô.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos dos candidatos aprovados no exame de graduação 2024 no Flickr da FPJudô.