22 de novembro de 2024
Senshi Judô Clube e Instituto Judôfoz, os campeões das divisões graduados e aspirantes sub 11
Melhor edição do Meeting Interestadual Interclubes contou com 1.633 judocas inscritos de 209 agremiações dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Por FPJCOM
5 de novembro de 2024 / São Paulo, SP
Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São José (SC), a Federação Catarinense de Judô realizou a 21ª edição do Meeting Interestadual Interclubes. O evento, que reúne atletas das classes aspirantes e graduados dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, constitui um marco significativo na formação esportiva e pessoal dos jovens judocas.
Realizada no Centro Multiuso Prefeito Arnaldo Mainchein de Souza de São José de 1º a 3 de novembro, a edição desta temporada foi considerada por muitos a mais bem-sucedida, reunindo 1.633 judocas de 209 agremiações.
Mantendo a tradição, a Federação Paulista de Judô inscreveu a maior equipe no certame com 249 judocas na divisão graduados e 220 na aspirantes, totalizando 469 atletas. A anfitriã Federação Catarinense de Judô escalou 224 judocas na divisão graduados e 207 na aspirantes, totalizando 431 atletas. A Federação Gaúcha de Judô enviou a São José 220 judocas da divisão graduados e 165 da aspirantes, totalizando 385 atletas. A Federação Paranaense de Judô inscreveu 192 judocas na divisão graduados e 156 na aspirantes, totalizando 348 atletas.
Um detalhe recorrente no meeting, mas muito importante, foi a entrega de medalhas de participação a todos os competidores, um gesto reconhecimento e reciprocidade da FCJ aos judocas que deixaram seus Estados para abrilhantar a competição, especialmente os mais novos.
Em função do número elevado de informação iremos publicar uma reportagem por dia abordando cada classe disputada no Meeting Interestadual Interclubes desta temporada, começando pelo sub 11 da divisão graduados.
Top five graduados
A classe sub 11 da divisão graduados contou com a participação de 244 judocas de 122 agremiações, e a equipe do Senshi Judô Club foi a campeã, com 47 pontos e seis medalhas – uma de ouro, duas de prata e três de bronze.
Liderada pelo professor Lucas Zevirikoski (san-dan), a agremiação de Guarapuava (PR) acumula várias conquistas no Meeting Interestadual através dos anos. Além de levar o título atual, foi vice-campeã em 2023, campeã em 2022 e quinta colocada em 2021.
O vice-campeão da classe sub 11 da divisão graduados foi o Clube Recreio da Juventude, de Caxias do Sul (RS), um dos maiores clubes sociais e esportivos do Brasil. São 111 anos de uma história de sucesso vivida por associados de diferentes gerações. O diretor do departamento de judô é o professor Alexandre Scopel Vanin, sensei san-dan pela CBJ e pelo Instituo Kodokan de Tóquio. A tradicional agremiação gaúcha totalizou 35 pontos, com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.
A terceira colocada foi a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Francisco Morato (SP). Com 100% de aproveitamento, a equipe comandada pelo sensei Robson Foriato (ni-dan) conquistou a posição após somar 34 pontos com duas medalhas de ouro e uma de prata. As três judocas inscritas nesta classe disputaram finais, sendo que Nicolle Sophia (peso leve) e Rayssa Vitória (peso médio) foram campeãs e Nathália Foriato (peso meio-pesado) foi vice-campeã. Todas repetiram o judô refinado exibido pelo sensei da agremiação nas disputas da classe veteranos. A comissão técnica da SMEL Francisco Morato conta ainda com a técnica Jéssica Motta (sho-dan).
A quarta colocada foi uma das escolas mais importantes na formação de judocas nas classes de entrada da capital paulista, a Associação de Judô Chibana, comandada pelo professor Mário Koji Chibana, que neste mês receberá o roku-dan. A comissão técnica da agremiação da Zona Leste é composta pelos professores Suellen Massae Sato Chibana (ni-dan), Jhonny Chibana (ni-dan), Gustavo Silva (sho-dan) e Beatriz Silva (sho-dan). A Associação Chibana obteve 29 pontos conquistando três medalhas – uma de ouro e duas de prata.
A quinta colocação ficou com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Itaquaquecetuba (SP), liderada pelo professor Cláudio Campelo Leitão com a colaboração da sensei Juliana Rosa. A equipe filiada à 10ª Delegacia Regional Central obteve 25 pontos com duas medalhas de prata e uma de bronze.
Top five aspirantes
A classe sub 11 da divisão aspirantes teve a participação de 174 judocas de 81 agremiações, e a campeã foi a equipe do Instituto Judôfoz, da turística cidade de Foz do Iguaçu (PR), que liderou o quadro de medalhas com um total de 51 pontos.
Sob o comando do renomado sensei Josmar Gouveia Couto (san-dan), a equipe da Tríplice Fronteira disputou três finais, conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata. Os finalistas da equipe de Foz do Iguaçu são José Henrique da Silva Santos meio-leve (33kg) e Júlia Ferraz Demarchi meio-médio (40kg), medalhistas de ouro, e Susan Ramos Alecrim, meio-pesado (50kg), medalha de prata.
A vice-campeã foi a Associação Brasileira A Hebraica, de São Paulo, tradicional reduto do judô paulista e importante centro de atividades culturais, educacionais, esportivas e religiosas que integra seus associados e a comunidade. Comandado pelos experientes professores kodanshas Miriam Zyman Minakawa (roku-dan) e Edison Minakawa (hachi-dan), auxiliados pelos técnicos Camila Minakawa (san-dan), Danilo Ferrante (ni-dan) e Ana Caroline dos Santos (ni-dan), a equipe do Jardim Paulistano totalizou 34 pontos ao conquistar quatro medalhas – uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A terceira colocada a catarinense Associação Meio-Oeste de Judô, de Joaçaba, comandada pelo professor Oumar Cassol (ni-dan). A agremiação somou 31 pontos, conquistando quatro medalhas – três de prata e uma de bronze.
Na quarta colocação, a equipe da Comissão Municipal de Esportes de Catanduvas (SC), liderada pelo professor kodansha hashi-dan Celso Julian, totalizou 29 pontos com três medalhas – uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
A quinta colocada foi a Associação de Judô Sionara Marais, de Guarapuava. A agremiação paranaense, comandada pela sensei Sionara Marais (san-dan), totalizou 28 pontos e quatro medalhas –uma de ouro e três de bronze.
Impulsionar desenvolvimento técnico
Criado em 2004, o Meeting Interestadual tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento técnico dos atletas e promover maior integração entre os judocas dos Estados que compõem a Região V da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Além de fortalecer as relações institucionais, a competição serve como plataforma de intercâmbio e preparação para os participantes.