Inbrade (SP) e Sogipa (RS) brilham com títulos no sub 15 do Meeting Interestadual 2024

O peso pesado Gustavo Nascimento do Centro Olímpico (SP) foi a principal revelação desta edição do Meeting © FPJCOM

Com 440 atletas de 209 agremiações, a classe sub 15 proporcionou confrontos intensos e de altíssimo nível técnico nas divisões aspirantes e graduados.

Por FPJCOM
14 de novembro de 2024 / São Paulo, SP

Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São José (SC), a Federação Catarinense de Judô realizou a 21ª edição do Meeting Interestadual Interclubes. O evento, que reúne atletas das classes aspirantes e graduados dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, constitui um marco significativo na formação esportiva e pessoal dos jovens judocas.

Realizada no Centro Multiuso Prefeito Arnaldo Mainchein de Souza de 1º a 3 de novembro, a edição desta temporada foi considerada por muitos a mais bem-sucedida, reunindo 1.633 judocas de 209 agremiações.

Técnicas precisas e estratégias bem planejadas marcaram os combates da classe sub 15 © FPJCOM

Em função do número elevado de informação estamos publicando várias reportagens abordando cada classe disputada no Meeting Interestadual Interclubes desta temporada. Hoje registramos os feitos dos finalistas da classe sub 15 das divisões graduados e aspirantes.

A classe sub 15 da divisão aspirantes reuniu 204 atletas de 93 agremiações, enquanto a divisão graduados recebeu 236 atletas de 116 escolas, totalizando 440 judocas de 209 entidades participantes.

Top five aspirantes

As cinco primeiras equipes classe sub 15 da divisão aspirantes são: Inbrade – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte de Campinas (SP), Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Concórdia (SC), Associação Desportiva Chapecó (SC), Associação Desportiva Indaiatubana (SP) e Associação de Judô Ricardo Santos (PR).

Um aspecto bastante interessante desta classe e divisão é que duas equipes são do Oeste catarinense, e duas integram a 15ª Delegacia Regional Grande Campinas da FPJudô, muito bem administrada por Celso de Almeida Leite, que ainda classificou outra equipe na divisão graduados.

Inbrade (SP), campeã

Fundado em 13 de janeiro de 2022, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (Inbrade) rapidamente se destacou como protagonista nas classes de entrada das divisões aspirantes e graduados. Sua equipe mantém uma base técnica sólida, liderada pelos professores Fábio Seiji Uchida Rodrigues e Gustavo Yuji Uchida Rodrigues, ambos ni-dan, que atuam como treinadores principais. O treinamento de ne-waza é responsabilidade do professor Márcio Meloni, sho-dan em jiu-jitsu e 1º kyu de judô.

Sensei Fábio Uchida, da Inbrade, campeã da Divisão Aspirantes, ao lado dos atletas medalhistas © FPJCOM

A jovem equipe campineira conquistou o título geral da divisão aspirantes com 100% de aproveitamento. Dos cinco atletas que levou para a competição em São José (SC), três competiram na nesta classe, e todos chegaram às finais.

Pódio do peso médio: Felipe Cipriano de Oliveira (Inbrade), campeão; Pedro Lima (Votorantim-Apajusvo/SP), vice-campeão; Gustavo Pereira (Judô Clube Mogi/SP) e Miguel Meireles (Secretaria da Juventude, Cultura e Esporte de Sarandi/PR), terceiros colocados © FPJCOM

O título foi alcançado com 34 pontos, correspondentes às duas medalhas de ouro conquistadas por Felipe Cipriano de Oliveira (peso médio, 58kg) e Manuela Borges de Andrade Costa (peso meio-pesado, 64kg), e à de prata de João Victor de Aguiar Medeiros Jurado, no peso meio-médio (53kg).

Professores Fábio Uchida, da Inbrade, e Édson Luís Lorenzett, da Sedec Concórdia, campeões e vices da Divisão Aspirantes © FPJCOM

Na 21ª edição do Meeting Interestadual Interclubes, a equipe foi comandada pelo professor Fábio Seiji Uchida Rodrigues, que, logo após a conquista na classe sub 15, embarcou para Montreal, no Canadá, com sua equipe para disputar o tradicional torneio Quebec Open.

Concórdia, vice-campeã

A vice-campeã da classe sub 15 da divisão aspirantes foi a equipe da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedec), um clube formado por funcionários da Prefeitura Municipal de Concórdia. O judô é uma das várias modalidades fomentadas pelo município, consolidando o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento.

Atletas da Sedec Concórdia (SC) © FPJCOM

A equipe catarinense é comandada pelo professor Édson Luís Lorenzett (yon-dan), coordenador técnico, com o apoio indispensável dos técnicos Camila Piloni e Ladi Demarchi, ambos ni-dan. Esse trio de senseis desempenha papel fundamental no desenvolvimento estrutural e técnico do judô local, contribuindo significativamente para o sucesso dos judocas concordienses.

A Sedec viajou a São José com uma delegação de 20 atletas, das classes sub 11 a sub 18. Entre eles, seis eram sub 15 da divisão aspirantes e dois da divisão graduados. Para alcançar a vice-liderança, a equipe acumulou 31 pontos, conquistados com uma medalha de ouro e duas de prata.

Professore Édson Luís Lorenzett e Ladi Demarchi com judocas da equipe vice-campeã da Divisão Aspirantes © FPJCOM

As medalhas de Concórdia foram obtidas por Maurício Eloir Massoco Zilio, campeão dos pesos-pesados (81kg); Maria Eduarda Sychocki, vice-campeã do superligeiro (36kg); e Nicolas Vieira da Silva de Ramos, vice-campeão do peso leve (55kg). A atleta da superpesado (70kg), Clara Francini Giacomini, terminou no honroso quinto lugar.

Chapecó, terceira colocada

Fundada em 16 de dezembro de 2010, a Associação Desportiva Chapecó (SC) conquistou a terceira colocação da classe sub 15 da divisão aspirantes. Principal cidade do Oeste catarinense e quarto maior PIB do Estado, Chapecó é um polo importante do judô catarinense.

Sensei Carlos Francis Konishi com os atletas da Associação Desportiva Chapecó (SC) © FPJCOM

O professor responsável e coordenador técnico, sensei Carlos Francis Konishi (yon-dan), é auxiliado pela sensei Fabienne, sho-dan, e o instrutor Guilherme Adriano Tomaz (1° kyu).

A Associação Desportiva Chapecó assegurou a terceira colocação totalizando 24 pontos com uma medalha de prata e três de bronze com os judocas: Emilly Biazebetti, vice-campeã do peso leve (48kg) e os medalhistas de bronze Miguel Hubner, meio-leve (50kg), Rafael Kappel, meio-médio (60kg) e a peso-pesado Ana Silva (70kg).

Demonstrando resiliência e determinação, mesmo lesionada durante a disputa pelo bronze, Emilly Cristina Biazebetti (48kg) garantiu a medalha para Chapecó © FPJCOM

Indaiatubana, quarta colocada

A quarta colocada da classe sub 15 da divisão aspirantes foi a Associação Desportiva Indaiatubana, de Indaiatuba, representando a 15ª Delegacia Regional Grande Campinas da Federação Paulista de Judô. Indaiatuba, conhecida por sua alta qualidade de vida, é um dos municípios paulistas com tradição no judô, abrigando diversas escolas dedicadas à modalidade.

Equipe da Associação Desportiva Indaiatubana (SP) no Meeting Interestadual 2024 © FPJCOM

A equipe da Grande Campinas levou 15 atletas a São José, três deles na classe sub 15. Todos os judocas da categoria conquistaram vagas no pódio, consolidando o excelente desempenho da delegação.

A comissão técnica da equipe é formada pelo coordenador técnico Allan de Souza Silva (ni-dan) e pelos auxiliares técnicos Bruno Andrade dos Santos (ni-dan), Agatha Polyana da Silva Santos (sho-dan) e Frederico Augusto Bertipaglia de Melo (sho-dan).

Os professores Allan de Souza, Agatha Polyana, Bruno Andrade e Frederico Bertipaglia ao lado dos medalhistas da Indaiatubana: Gabrielly de Godoy Silva, Murilo Fiorentino Alves Anversi e Rianny Santana da Silva © FPJCOM

A quarta colocação da Associação Indaiatubana foi garantida com 23 pontos, somados pelas medalhas conquistadas pelos atletas Murilo Fiorentino Alves Anversi, campeão dos pesos-ligeiros (45kg), e os bronzes de Gabrielly de Godoy Silva no peso meio-leve (44kg) e Rianny Santana da Silva no peso meio-médio (52kg).

Assim como nas lutas anteriores, Gustavo Nascimento, do Centro Olímpico, venceu Felipe Achcar, do Clube Pinheiros, por ippon © FPJCOM

Ricardo Santos, quinta colocada

A quinta colocada foi a Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo dos Santos, de Toledo (PR), que levou 18 atletas a São José e conquistou três medalhas de ouro: uma no sub 11 feminino, outra no sub 13 masculino e uma no sub 15 feminino.

Equipe da Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo dos Santos, de Toledo (PR), que representou a cidade no Meeting Interestadual 2024 © FPJCOM

Fundada em 10 de outubro de 2002, a equipe toledana é comandada pelo sensei Ricardo Santos (san-dan), técnico responsável pela agremiação. A comissão técnica conta com o suporte dos professores Paulo Muniz (ni-dan), Carlos Panzo (sho-dan) e Enzo Brunetto (sho-dan).

Atletas da Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo dos Santos, de Toledo, quinta colocada na Divisão Aspirantes, que conquistaram medalhas em São José (SC): Mylena Raquel (ouro no Sub 15), Samuel Cadoná (ouro no Sub 13) e Ana Paz (ouro no Sub 11) © FPJCOM

Com uma performance brilhante, a judoca Mileny Rackel Andrade Oliveira sagrou-se campeã no peso ligeiro (40kg), garantindo os 19 pontos da equipe. A equipe de Toledo conta com o apoio do Projeto Pro/Esporte, que recebe patrocínio da Copel e do Allmayer Supermercado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Felipe Achcar, do Clube Pinheiros, venceu a luta das quartas de final por ippon © FPJCOM

Top Five graduados

As cinco primeiras equipes da classe Sub 15 da divisão Graduados foram: Sogipa – Sociedade de Ginástica Porto Alegre (RS), Ômega Academia (SP), Judô Lemanczuk Júnior (PR), Academia Municipal de Judô Pinhãoense (PR) e Academia de Judô Randori/Guairacá (PR).

http://www.shihan.com.br

O grande destaque dessa divisão é a presença de três equipes paranaenses no Top Five, evidenciando a força e a relevância do judô nas regiões Oeste, Centro-Sul e Leste do Paraná.

Laura Albuquerque do Judô Lemanczuk Júnior (PR), a campeã do peso médio (57kg) © FPJCOM

Sogipa passou o carro

Uma das equipes mais fortes e competitivas do alto rendimento e com uma performance brilhante, a Sogipa demonstrou a consistência do trabalho desenvolvido nas classes de entrada. Prova disso é que, sozinha, somou mais pontos e medalhas do que as segunda e terceira colocadas juntas.

O pódio das três primeiras colocadas da Divisão Graduados com João Derly representando a Sogipa, Adriano Yamamoto representando a Ômega Academia e o atleta Davi Xavier representando o Judô Lemanczuk Júnior © FPJCOM

A Sogipa totalizou 70 pontos, resultado da conquista de sete medalhas: três ouros, duas pratas e dois bronzes, garantindo o melhor desempenho de toda a edição do Meeting Interestadual Interclubes 2024 em todas as classes e divisões.

João Derly, bicampeão mundial, agora dedica-se a transmitir a experiência e o vasto conhecimento adquiridos no World Tour da FIJ © FPJCOM

A comissão técnica da Sogipa é liderada por dois ex-atletas da seleção brasileira que se destacaram no circuito internacional e hoje representam a nova geração de treinadores: Milena Mendes e João Derly. Bicampeão mundial, Derly é prata da casa e o primeiro judoca da Sogipa a alcançar conquistas expressivas sob a liderança do renomado técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que formou vários medalhistas olímpicos. Milena, por sua vez, foi revelada no Paraná e, ainda na classe júnior, migrou para a Sogipa, pela qual acumulou títulos importantes no World Tour da FIJ.

Milena Mendes e João Derly lideraram os judocas Sub 15 da Sogipa rumo ao topo do pódio na Divisão Graduados © FPJCOM

As medalhas da Sogipa foram conquistadas pelos seguintes atletas: William Schumacker, ouro no ligeiro (45kg); Leonardo Martins, ouro no leve (55kg); João Machado, ouro no meio-médio (60kg); Mikaella Tagliassuchi, prata no leve (48kg); Joice Dombrowski, prata no médio (57kg); Anita Silva, bronze no meio-leve (44kg); e Rian Nunes, bronze no leve (55kg).

Ômega, vice-campeã

A vice-campeã é a ômega Academia, mais uma equipe da 15ª DR Grande Campinas da FPJudô que figura no Top Five da classe sub 15. Com sedes nas cidades de Campinas, Vinhedo e São Bernardo, a escola paulista tem a tradição de bons resultados e presença marcante nos pódios.

Professores da Ômega Academia (SP) ao lado dos medalhistas: Felipe França, campeão superligeiro (40kg); Isadora dos Santos, vice-campeã do peso meio-médio (52kg); e Maria Eduarda Pavanatti, campeã do peso meio-leve (42kg) © FPJCOM

Capitaneada pelo professor Adriano Yamamoto (sho-dan), a vice-campeã foi a São José com 11 atletas, dos quais quatro pertencentes à classe sub 15. Obtendo 75% de aproveitamento a equipe campineira disputou três finais e conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata.

Os judocas medalhistas da Ômega Academia são: Isadora Santos, vice campeão do peso meio-médio (52kg); e Maria Eduarda Pavanatti, campeã do peso meio-leve (44kg); e Felipe França, campeão do peso ligeiro (40kg).

O pódio do superligeiro masculino com Felipe França da Ômega Academia (campeão/SP),
Renan Silveira, do Grêmio Naútico União (vice-campeão/RS), Victor Rattighieri, da Secretaria de Esportes e Lazer de Lins (SP) e Caio Aguiar, Zamboneti Judô (SC) os terceiros colocados © FPJCOM

A constância da Ômega Academia em alcançar pódios reflete o trabalho sólido e consistente realizado pela equipe técnica e seus atletas. A conquista no Meeting Interestadual reforça a posição de destaque da academia no cenário nacional e evidencia sua excelência no desenvolvimento de judocas com alto nível técnico e competitivo.

Lemanczuk, terceiro lugar

Fundado em 1996, o Judô Lemanczuk Júnior é uma das principais referências do judô em Curitiba. Comandada pelo professor kodansha José Luís Lemanczuk Júnior, a equipe foi a São José com 15 judocas, dos quais cinco do sub 15 da divisão graduados.

Atletas do Judô Lemanczuk Júnior de Curitiba, Laura Albuquerque, campeã até (57kg), Pedro Potta bronze (50kg), Davi Xavier até (40kg), Gabriel Derbli, bronze (81kg) e Airton Júnior, bronze nos (50kg) © FPJCOM

Na 21ª edição do Meeting Interestadual Interclubes a equipe curitibana foi comandada pelo treinador Eduardo Ceolim e pelo auxiliar técnico Felipe Santana. Com 28 pontos e quatro pódios, os judocas do bairro Ahú obtiveram 80% de aproveitamento.

Professor kodansha José Luís Lemanczuk Júnior com seus medalhistas no Meeting Interestadual 2024 © FPJCOM

As medalhas do Judô Lemanczuk Júnior foram conquistadas por Laura Albuquerque, campeã do peso médio (57kg); Pedro Potta, bronze no peso meio-leve (50kg); Airton Silva Júnior, bronze no peso meio-leve (50kg); Gabriel Derbli, bronze no peso superpesado (81kg). Davi Xavier não medalhou, mas completou a equipe de Curitiba.

Pinhãoense, quarta colocada

A quarta colocação foi conquistada pela Academia Municipal de Judô Pinhãoense, localizada na cidade de Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. A equipe é comandada pela sensei Maria Spengler (ni-dan), coordenadora técnica, com apoio da auxiliar técnica Jaqueline Cruz.

Jovens judocas demonstram talento e dedicação nos tatamis de São José © FPJCOM

Fundada em 1992 e reestruturada em 2021, a Academia Municipal de Judô Pinhãoense levou 17 atletas para competir em São José, todos pertencentes à divisão graduados, incluindo oito da classe sub 15.

Os judocas de Pinhão da classe sub 15 no Meeting 2024 foram: Eduardo de Freitas Ribas, Luiza Pilatti Tavares, Helena Yumi Watanabe, Anny Gabrielly Barbosa, Alicia Cristine Caldas, Eliza Kauany Spengler Silveira, Luize Christina Tavares Borges e Leticia Carolina Tavares Borges.

A equipe da Academia Municipal de Judô Pinhãoense que foi ao Meeting Interestadual 2024 © FPJCOM

A equipe paranaense conquistou três medalhas, totalizando 23 pontos com Eliza Kauany Spengler Silveira, vice-campeã do peso pesado (70kg); Luize Christina Tavares Borges, medalha de bronze no peso pesado (70kg); e Anny Gabrielly Barbosa, medalha de bronze no peso meio-médio (52kg).

Pódio do peso meio-médio (52kg) feminino: Ana Pierico (AJAS/Mogi Guaçu/SP), campeã; Isadora dos Santos (Ômega Academia/SP), vice-campeã; Sophia Kanno (Judô Vila Sônia/SP) e Anny Barbosa (Academia Municipal de Judô Pinhãoense/PR), terceiras colocadas © FPJCOM

O resultado reflete o trabalho dedicado da academia, que tem se consolidado como uma referência no judô na região Centro-Sul do Paraná. A performance dos jovens atletas demonstra não apenas excelência técnica, mas também o impacto positivo de uma estrutura esportiva que valoriza o desenvolvimento humano e competitivo.

Randori/Guairacá, quinta colocada

Fundada em 10 de abril de 2006, a Academia de Judô Randori/Guairacá, de Guarapuava (PR), participou da competição em São José com uma equipe de 18 judocas, quatro deles da classe sub 15 da divisão graduados.

Isis Ferreira, da Academia de Judô Randori/Guairacá, de Guarapuava (PR), vice-campeã superpesado (70kg) © FPJCOM

Sob o comando do professor Fernando Santos (go-dan), a escola paranaense obteve duas medalhas e alcançou 50% de aproveitamento com a sua delegação sub 15. Alana Caitano da Rosa conquistou a medalha de ouro no peso leve (48kg) e Isis Ferreira, foi medalhista de prata no peso pesado (70kg). Com essas conquistas, a equipe somou 22 pontos, garantindo a quinta colocação geral.

Pódio do peso leve (48kg): Alana da Rosa (Academia de Judô Randori/Guairacá/PR), campeã; Mikaella Tagliassuchi (Sogipa/RS), vice-campeã; Ângela Kosaihira (Associação Campineira de Judô/SP) e Anielly Almeida (Judô Holstein/RS), terceiras colocadas © FPJCOM

A equipe Sub 15 também contou com a participação de Valentina Vaz Aguiar, que ficou em sétimo lugar no peso meio-médio (52kg), e Henrique Lemos, que competiu no peso meio-leve, mas não alcançou o pódio. Apesar disso, ambos contribuíram para o desempenho sólido da equipe, destacando o esforço e a dedicação dos atletas.

O resultado reflete o trabalho consistente da Academia de Judô Randori/Guairacá, que há quase duas décadas vem promovendo o judô como uma ferramenta de formação esportiva e cidadã na região de Guarapuava.

Uma decisão polêmica marcou a final entre Gustavo Nascimento e Rafael Lima: um shidô inicial atribuído ao atleta Gustavo foi corrigido pela mesa. No entanto, novas punições foram aplicadas, mesmo com Gustavo mantendo uma postura de ataque, enquanto seu adversário demonstrava nítida dificuldades para ficar em pé. A arbitragem atribuiu shidô aos dois atletas, resultando em uma vitória controversa. O episódio gerou questionamentos sobre o impacto de decisões isoladas em um evento marcado pelo trabalho exemplar da arbitragem ao longo de três dias © FPJCOM

Sensei Thomas Henrique, técnico do Centro Olímpico, busca tranquilizar seu atleta, que, após vencer todas as lutas aplicando uchi-mata ou o-soto-gari, teve sua vitória comprometida por um árbitro motivado por interesses escusos, desrespeitando os atletas, as famílias, a organização do evento e até mesmo seus colegas de arbitragem © FPJCOM

http://www.shihan.com.br