Judocas do projeto Rumo ao Pódio Internacional fazem intercâmbio na Alemanha

Professores Sami e Cléber do Carmo no dojô do EBJC, primeiro clube de judô de Berlim, fundado em 1922 © ACS

No segundo país visitado neste ano, judocas da Associação de Judô Corpore Sano de Ribeirão Preto treinaram durante 15 dias. E já preparam nova viagem.

Por Paulo Pinto / Global Sports
30 de novembro de 2024 / São Paulo, SP

Ultrapassando as fronteiras do Brasil, por meio do projeto Rumo ao Pódio Internacional, no dia 13 de novembro integrantes da Associação de Judô Corpore Sano de Ribeirão Preto chegaram à Alemanha para cumprir a segunda etapa de intercâmbios técnicos previstos para 2024. Em junho, judocas do projeto passaram 15 dias na França, país onde se realizaram recentemente os Jogos Olímpicos.

Equipe da Corpore Sano com sensei Sami no dojô do EBJC © ACS

Sensei Cleber do Carmo, chefe da delegação, explicou que a rotina de treinamentos ocorre em vários dojôs da Alemanha, em centros de treinamento que são referência em toda a Europa. A turnê ribeirão-pretana passará por cidades como Berlim, Colônia, Frankfurt e Hamburgo.

Professores Carmo e Benjamin Münnich no dojô do Judô Club Bushido-Koeln-Sud em Colônia © ACS

O professor kodansha roku-dan (6º dan), que também coordena o estágio internacional, detalhou que, além dele, a delegação foi ao Velho Continente com seis integrantes: Leonardo Paschoalini, responsável pelo departamento esportivo do estágio, ⁠e os atletas Tadeu Pardim, faixa preta yon-dan (4º dan); Carlos Eduardo Evangelista, faixa preta yon-dan (4º dan); ⁠Thiago Pardim, faixa preta yon-dan (4º dan); e ⁠Lucas do Carmo, faixa preta san-dan (3º dan).

Sensei Cléber em seiza para a saudação inicial do treinamento no dojô do Judô Club Bushido-Koeln-Sud © ACS

Cleber do Carmo destacou a importância de levar os atletas para conhecerem as tradições e características do judô europeu. E reiterou que os conhecimentos adquiridos na Europa serão transmitidos para todos os alunos do projeto, que deverão aplicá-los em seu preparo.

“Para a formação dos atletas, é fundamental que eles tenham contato com outras culturas e formas de enxergar e praticar o nosso esporte. A Alemanha é o segundo país que visitamos e os conhecimentos aquiridos não serão absorvidos somente por quem está aqui. Isso será passado para todos os alunos dos nossos projetos. É bagagem, é formação e informação, e é judô em sua essência”, afirmou o dirigente.

Judocas de Colônia e Ribeirão Preto confraternizam após último dia de treinamento © ACS

O judoca Carlos Eduardo valorizou a oportunidade e garantiu estar aproveitando cada momento da vivência na Alemanha. “É uma ocasião única, proporcionada por um projeto que ajuda muitos atletas e os capacita. Sentimos uma evolução física, técnica e cultural muito significativa. Por mais que seja o mesmo esporte, é diferente a forma como se aplica em outro país, numa cultura bastante diferente da nossa. Essa experiência certamente irá agregar muito conhecimento técnico para a sequência da minha carreira.”

Equipe da Corpore Sano diante do Ginásio de Esportes da Ludwig-Boerne-Schule onde se encontra o Deutscher Judo-Club Frankfurt am Main, o primeiro dojô da Alemanha e atualmente é o mais antigo da União Europeia em atividade © ACS

Todos os judocas do Rumo ao Pódio participam de cinco treinos por semana, dois treinos de ne-waza (técnicas de solo) e preparação física completa. Passam por avaliações físicas periódicas e recebem um judogi branco e outro azul, camisa polo de viagem, camisa de treino e agasalho personalizado. O pacote inclui pagamento das inscrições nas competições, além do apoio de uma equipe multidisciplinar completa.

Treinamento com os professores Dominik Riedel e Frank Holperl, no JCR – Judo-Club Rüsselsheim © ACS

O estágio em território europeu é todo custeado pelo projeto Rumo ao Pódio Internacional, amparado pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), e durante a viagem os atletas têm acesso a alimentação equilibrada, transporte e toda a logística necessária para a realização do intercâmbio.

Confraternização com os atletas do Judo-Club Rüsselsheim © ACS

Judoca que foi a França fatura título paulista

Beatriz Bombarda, uma das atletas que participaram do intercâmbio na França, em junho, sagrou-se campeã paulista no mês de outubro.

Ela esteve com a delegação do Rumo ao Pódio Internacional durante 15 dias e participou da imersão de treinos em território francês, onde teve a oportunidade de lutar com judocas de diversas nacionalidades.

No último dia de treinamento na Alemanha, os judocas paulistas visitaram o Deutscher Judo-Club Frankfurt am Main, o primeiro dojô da Alemanha © ACS

Segundo Cleber do Carmo, o resultado conquistado por Beatriz é um exemplo de como o contato com outras culturas pode desenvolver e transformar o poder de luta de um atleta.

“É evidente que isso fez diferença na conquista da Beatriz. Ela é uma atleta com grande potencial, que absorveu muito bem tudo o que vivenciou na França. Quando se une talento, dedicação e um trabalho sério, os resultados aparecem. Não adianta apenas vir para a Europa, treinar e achar que as coisas vão acontecer. É preciso valorizar as oportunidades e todos que estão vindo para os intercâmbios têm ciência disso”, afirmou.

Senseis Cleber do Carmo e o professor doutor Axel Schönberger © ACS

A penúltima parada da equipe interiorana aconteceu no JCR – Judo-Club Rüsselsheim, onde os treinos foram conduzidos pelos professores Dominik Riedel e o kodansha Frank Holperl. O dojô está localizado no complexo Sportlereiang e, nesta ocasião, recebeu o treino da Federação local.

No treinamento realizado no Deutscher Judo-Club Frankfurt participaram judocas da Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Brasil e Colômbia © ACS

Fundado em 1954, o Rüsselsheim Judo Club é um dos mais tradicionais da Alemanha. Reconhecido pelo sucesso em categorias juvenis e adultas, o clube é um dos mais destacados do estado de Hesse, com sua equipe principal competindo na 1ª Bundesliga de Judô. É também o dojô de Eduard Trippel, vice-campeão olímpico dos meio-pesados (até 100kg) e medalhista de bronze por equipes mistas nos Jogos de Tóquio 2020.

“O nosso principal objetivo é ensinar e difundir os valores do judô desde cedo, oferecendo treinamento voltado para o desenvolvimento dos praticantes de todas as faixas etárias,” destacou o professor Dominik Riedel, evidenciando a filosofia que guia o trabalho do clube.

Equipe da Corpore Sano em Hamburgo, para o treino no Hamburger Judo-Verband © ACS

O último treinamento da turnê foi realizado no Deutscher Judo-Club Frankfurt am Main (DJC), localizado no Ginásio de Esportes da Ludwig-Boerne-Schule. Fundado em 10 de outubro de 1922, o DJC é o clube de judô mais antigo da União Europeia e é reconhecido como pioneiro na difusão da prática no continente, graças aos cursos internacionais de verão que promove.

Senseis Dario Kurbjeweit e Cleber do Carmo © ACS

Após a Segunda Guerra Mundial, o DJC desempenhou um papel fundamental na criação do German Dan College e da Hessian Judo Association. Seu treinador de maior destaque, professor Heiner Metzler, chegou a liderar a seleção nacional da Federação Alemã de Judô, consolidando o legado técnico e histórico do clube.

Confraternização após o último treino no dojô de Hamburgo, cuja coordenação técnica está a cargo dos professores Florian Hahn e o doutor Ralph Akoto © ACS

Durante a visita, o treinamento foi conduzido pelo professor doutor Axel Schönberger. O dojô recebeu, além de atletas alemães, judocas vindos de França, Inglaterra, Itália, Espanha, Colômbia e Brasil, reforçando o intercâmbio cultural e técnico que caracteriza o esporte.

Equipe paulista diante do complexo esportivo Sportlereiang © ACS

Desenvolvimento técnico e humano

Sobre a passagem pela Alemanha, o professor Cléber do Carmo, chefe da delegação, destacou a importância do intercâmbio para o desenvolvimento técnico e humano dos atletas.

Treinamento com os professores Dominik Riedel e Frank Holperl, no JCR – Judo-Club Rüsselsheim. A cidade de Rüsselsheim está localizada no estado de Hessen © ACS

“O judô vai muito além das técnicas aplicadas nos tatamis. Essa experiência internacional nos permitiu absorver não apenas novos conhecimentos, mas também vivenciar a riqueza cultural e os valores que o judô promove em diferentes países. Ver nossos atletas interagindo com judocas de tantas nacionalidades reforça que estamos no caminho certo para formar cidadãos e competidores mais competentes e completos.”

Confraternização após treinamento no JCR – Judo-Club Rüsselsheim © ACS

Próxima parada será o Japão

O próximo destino da equipe da Associação de Judô Corpore Sano de Ribeirão Preto será o Japão, onde os atletas terão uma oportunidade única, segundo Cleber do Carmo.

“Todos nós sabemos que o Japão é o berço do judô, e levar nossa equipe para treinar e competir lá trará um enorme ganho técnico, cultural e filosófico. É uma chance única para vivenciar a essência do judô em sua origem, algo que certamente marcará a trajetória e a vida de cada um deles”, ressaltou.

Equipe ribeirão-pretana diante do centro esportivo Hermann-Sander-Grundschule, em Berlim © ACS

O hajime aconteceu na França

Entre os dias 3 e 18 de junho deste ano, a delegação do projeto Rumo ao Pódio Internacional embarcou para a França sob o comando do professor kodansha Cleber do Carmo. A equipe contou com o professor Carlos Eduardo (yon-dan) e os atletas Lucas do Carmo (san-dan), Guilherme Camargo, Caroline Kinchin (sho-dan) e Beatriz Bombarda, faixa verde.

Judocas da Corpore Sano diante do Arco do Triunfo, em Paris © ACS

A equipe de Ribeirão Preto treinou em diversos centros renomados, com destaque para o Asnières-sur-Seine, no dojô Marie-Claire Restoux, batizado em homenagem à campeã olímpica. Este local, considerado o primeiro centro de treinamento da França, foi fundado por Mikinosuke Kawaishi, discípulo direto de Jigoro Kano, que levou o judô ao país no início do século passado.

Professores Edouard e Cleber no dojô Gerard Bailo © ACS

Mikinosuke Kawaishi (1899-1969), shichi-dan (7º dan), foi um mestre japonês de jujutsu e judô, reconhecido por liderar o desenvolvimento do judô na França e em grande parte da Europa, ao lado de Shozo Awazu. Ele também é creditado por introduzir o sistema de faixas coloridas para facilitar a distinção de graduações entre praticantes iniciantes.

Confraternização com a equipe SGS Judo no Sainte-Geneviève Sports, time campeão por equipes mistas da França, no Dojo Gerard Bailo © ACS

Outro marco da viagem foi o treinamento no Institute National du Judo, um complexo de excelência que abriga importantes clubes franceses e recebe atletas de outros países da Europa e África. Neste espaço está o dojô utilizado pela seleção principal da França e pela Federação Francesa de Judô.

Equipe do projeto Rumo ao Pódio Internacional diante do Museu do Louvre, em Paris © ACS

A delegação paulista também visitou o Clube de Judô Kikentai, localizado ao norte de Paris, sob o comando do professor Fabrice Avignon. O dojô reuniu atletas de diversas categorias e classes, proporcionando experiências enriquecedoras para os integrantes do projeto.

Confraternização após treinamento em Asnières-sur-Seine, no dojô Marie-Claire Restoux © ACS

Outro momento relevante ocorreu no dojô Gérard Bailo da equipe SGS Judo, campeã francesa por equipes mistas, presidida pelo sensei Pascal Renault.

Judocas paulistas diante do Complexe Sportif Laura Flessel, localizado em Chanteloup-les-Vignes, no departamento de Yvelines, na região de Île-de-France © ACS

Localizado em Sainte-Geneviève-des-Bois, o dojô Gérard Bailo foi lugar de aclimatação da seleção brasileira de judô para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O professor Cleber destacou que o centro que é comandado pelos senseis Edouard e Celso, foi escolhido pela qualidade técnica dos atletas e sua infraestrutura de alto nível .

O time de Ribeirão Preto também treinou no Institute Du Judo, com membros da seleção nacional e clubes de toda a Paris. A importante escola parisiense é comandada pelo professor kodansha Sergio e a head coach Karine, a judoca multicampeã da seleção francesa © ACS

“Encerrar nossa jornada na Gália no dojô Gérard Bailo foi simbólico e enriquecedor. É um centro que respira alto rendimento, e nossos atletas puderam vivenciar o mesmo ambiente que acolheu a aclimatação olímpica da seleção brasileira. Essas duas etapas, na França e na Alemanha, foram fundamentais para reforçar nossa missão de aliar aprendizado técnico, intercâmbio cultural e os valores do judô, preparando nossos judocas para desafios cada vez maiores.”

Judocas da Corpore Sano na galeria de troféus da Federação Francesa de Judô © ACS

Projeto Rumo ao Pódio Internacional

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do governo federal, o projeto Rumo ao Pódio Internacional é patrocinado, pelas empresas Eixo SP – Concessionária de Rodovias, Itograss e Terra Coco. A iniciativa conta com o apoio da L2M Projetos e da Casa Incentivos Fiscais, sendo realizada pela Associação de Judô Corpore Sano.

Pra acessar a pasta de fotos dos treinos dos judocas do Projeto Rumo ao Pódio Internacional na França e na Alemanha clique AQUI.

A equipe paulista também marcou presença no Centro de Treinamento de Judô de Clamart, escola filiada à Federação Francesa de Judô © ACS

https://www.sicoob.com.br