Grand Slam de Tóquio 2024 encerrará, em grande estilo, uma temporada extraordinária

Para qualquer judoca de alto nível, conquistar uma medalha em Tóquio tem sempre um sabor especial © FIJ

Que temporada foi essa! 2024 foi emocionante e nos trouxe momentos extraordinários. O World Judo Tour da FIJ teve início há 12 meses, em janeiro, em Portugal, e terminará neste fim de semana no Japão, com o Grand Slam de Tóquio 2024.

Por Nicolas Messner / IJF
6 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR

Com uma longa história, o evento, anteriormente conhecido como Copa Jigoro Kano, teve sua primeira edição em 1978. Há muitos anos, é um dos principais Grand Slams do calendário e, mais uma vez, promete ser emocionante, lotando o Ginásio Metropolitano de Tóquio com uma atmosfera vibrante neste fim de semana.

O sorteio das chaves foi realizado hoje, com a presença de representantes da FIJ, como Vlad Marinescu, diretor-geral; Obaid Al-Anzi, vice-presidente da FIJ e presidente da União Asiática de Judô; Mohamed Meridja, diretor de educação e treinamento; e Armen Bagdasarov, diretor de arbitragem. Representando os organizadores locais, estavam Shinichi Nakamura, presidente da Federação de Judô do Japão (AJJF); Haruki Uemura, presidente do Instituto Kodokan; e Shinji Hosokawa e Kosei Inoue, conselheiros especiais da AJJF.

Armen Bagdasarov, Mohamed Meridja, Obaid Al-Anzi, Vlad Marinescu, Shinichi Nakamura, Haruki Uemura, Shinji Hosokawa e Kosei Inoue © Tamara Kulumbegashvili / FIJ

Vlad Marinescu abriu o sorteio oficial do Grand Slam de Tóquio 2024 com as seguintes palavras:

“Presidentes Al-Anzi, Nakamura e Uemura, estimados colegas da AJJF, Kodokan, JUA e IJF, querida família do judô, senhoras e senhores, é uma grande honra dizer algumas palavras antes do início do último evento de uma temporada espetacular, em nome do nosso presidente, Marius Vizer. Após um ano tão longo, interessante e desafiador, repleto de emoções, paixão e energia, que toda a família do judô pôde acompanhar, finalmente chegamos ao último destino do World Judo Tour, aqui, na casa do judô, em Tóquio, no Japão.”

“Gostaria de agradecer ao Grupo Park24, principal patrocinador deste evento, assim como à Federação de Judô do Japão (AJJF) por sua contribuição e apoio, trabalhando de mãos dadas com a equipe da FIJ para entregar um evento fantástico neste encerramento de ano. A mídia de todo o mundo está acompanhando e apoiando este evento, com mais de 150 representantes registrados. Mais importante, quero agradecer às federações nacionais e aos judocas que se dedicaram para criar um espetáculo para a comunidade do judô. Parabéns por este ano espetacular. Estou ansioso pelo sucesso deste evento neste fim de semana e desejo a todos um ótimo ano novo”, disse o diretor-geral da FIJ.

Vlad Marinescu, diretor-geral da FIJ © Tamara Kulumbegashvili / FIJ

Obaid Al-Anzi, vice-presidente da FIJ e presidente da União Asiática de Judô, também discursou: “Em nome de toda a família da União Asiática de Judô e de nossas federações nacionais, é uma grande honra recebê-los aqui no Japão para o Grand Slam de Tóquio 2024. É sempre um grande prazer retornar ao Japão, onde o judô nasceu em 1882 sob a liderança de Jigoro Kano shihan. Hoje, os valores do judô brilham em todo o mundo graças ao trabalho do presidente da IJF, Marius Vizer, de sua equipe e das nossas uniões e federações continentais,” afirmou Al-Anzi, que concluiu destacando a intensidade dessa temporada.

“Com a realização dos Jogos de Paris, este Grand Slam de Tóquio marca o encerramento perfeito da temporada. Em poucas semanas, iniciaremos 2025 com os olhos já voltados para o futuro. Quero agradecer a todos os envolvidos na organização deste importante evento em Tóquio. Agradeço à AJJF, ao Kodokan, a todos os patrocinadores, à mídia e aos entusiastas do judô. Desejo boa sorte a todos os participantes deste Grand Slam.”

Mohamed Meridja, Obaid Al-Anzi, Vlad Marinescu e Armen Bagdasarov © Tamara Kulumbegashvili / FIJ

Shinichi Nakamura, presidente da Federação de Judô do Japão, deu as boas-vindas a todos judocas que participarão do Grand Slam do Japão.

“Caro presidente Vizer, membros do Comitê Executivo da FIJ e querida família do judô, é um grande prazer dar boas-vindas a todos que vieram ao Grand Slam de Tóquio, onde estarão os melhores judocas do mundo. Com os Jogos de Paris já realizados, a jornada rumo aos Jogos de Los Angeles já começou, e estamos prontos para um fim de semana emocionante. Espero que todas as equipes e judocas possam mostrar com maestria o resultado de seus trabalhos árduos e de sua paixão.”

Nakamura encerrou seu pronunciamento enaltecendo o presidente da Federação Internacional de Judô:

“Gostaria de agradecer sinceramente ao presidente Vizer e à FIJ pelo apoio contínuo e pela parceria. Também quero agradecer aos nossos patrocinadores e parceiros pela confiança e pelas valiosas contribuições. Espero que sua estadia no Japão fortaleça amizades duradouras e crie memórias maravilhosas. Obrigado e desejo o melhor a todos!”

O seminário de arbitragem foi realizado na sede do Instituto Kodokan © Tamara Kulumbegashvili / FIJ

Após o sorteio oficial das chaves, foi realizado o tradicional seminário de arbitragem na sede do icônico Instituto Kodokan a sede global do judô.

Para qualquer judoca de alto nível, conquistar uma medalha em Tóquio tem sempre um sabor especial. Este ano, 274 competidores de 44 países, representando os cinco continentes, sonham em brilhar nos próximos dois dias e encerrar a temporada com estilo.

Você pode acompanhar toda a ação no site judotv.com. As rodadas preliminares de cada dia de disputa começam às 10h30 (horário local), e o bloco final acontece às 17h00.