09 de maio de 2025

O Circuito Mundial de Judô da Federação Internacional de Judô (FIJ) realiza neste fim de semana o Grand Slam Qazaqstan Barysy em Astana, no Cazaquistão. A competição, que inicia hoje e segue até domingo, promete confrontos espetaculares entre alguns dos maiores nomes do judô mundial da atualidade, reunindo 358 atletas de 44 países e seis continentes.
Nesta quinta-feira, 8 de maio, ocorreu o sorteio das chaves com as presenças de Florin Daniel Lascau e Armen Bagdasarov, diretores de Árbitros Chefes da FIJ, e Mohamed Meridja, diretor de Educação e Treinamento da entidade.
Entre os anfitriões estava Kuanyshbek Yessekeyev, presidente da Federação de Judô do Cazaquistão, que em seu discurso de boas-vindas expressou a satisfação em receber o evento:
“Querida família do judô, é um prazer encontrá-los novamente na cerimônia de sorteio do Grand Slam Qazaqstan Barysy – Tigre do Cazaquistão. É uma honra para nós ter o Cazaquistão colocado no mapa mundial do judô. É com prestígio que o judô é promovido no cenário mundial aqui, com um espírito de amizade e respeito.”
Em nome da Comissão de Arbitragem da FIJ, Florin Daniel Lascau declarou que os melhores árbitros dos quadros da Federação Internacional foram selecionados para atuar no Cazaquistão:
“Prezado mundo do judô, a Comissão de Arbitragem selecionou alguns dos melhores árbitros do mundo para atuar no Grand Slam Qazaqstan Barysy de 2025, visando a garantir uma arbitragem justa, consistente e de acordo com as novas regras.”
Daniel Lascau também liderou o sorteio, garantindo que os 358 atletas de suas 45 delegações fossem sorteados, informados e preparados para os confrontos que acontecem nos próximos dias, a partir de hoje.
A Seleção Brasileira de Judô será representada por 17 atletas no evento, que será a última etapa do World Tour da Federação Internacional de Judô antes do Campeonato Mundial Sênior.
A equipe está motivada pelo excelente desempenho alcançado no Campeonato Pan-Americano e Oceania Sênior realizado em Santiago, no Chile, há duas semanas, onde conquistou sua melhor campanha da história com nove ouros, três pratas e quatro bronzes no individual, além do título na disputa por equipes mistas.
Onze destes 17 medalhistas de Santiago foram convocados para Astana e vão em busca de mais pontos no ranking mundial. Atualmente, doze brasileiros estão entre os vinte melhores do mundo de cada categoria, e um bom resultado na etapa deste fim de semana pode render até 1.000 pontos adicionais no ranking.
Após Astana, ainda em maio, a seleção brasileira participará do Open Europeu de Benidorm, na Espanha, com uma equipe masculina formada por judocas Sub-23. A iniciativa faz parte do Programa Suporte ao Jovem Atleta.
O Grand Slam de Astana tem se mostrado um terreno fértil para o judô brasileiro nos últimos anos. Em 2023, Guilherme Schimidt conquistou a medalha de prata na categoria até 81 kg, consolidando sua posição entre os principais atletas da categoria. No ano seguinte, em 2024, o Brasil voltou a brilhar com as pratas de Larissa Pimenta (52 kg) e Rafaela Silva (57 kg), demonstrando a consistência e o alto nível técnico da equipe verde e amarela.
EQUIPE FEMININA
48kg — Natasha Ferreira – Sociedade Morgenau – F.Pr.Judô
52kg — Jéssica Pereira – Instituto Reação – FJERJ
57kg — Bianca Reis – E.C. Pinheiros – FPJ
57kg — Shirlen Nascimento – SESI – FPJ
63kg — Nauana Silva – E.C. Pinheiros – FPJ
63kg — Rafaela Silva – C.R. Flamengo – FJERJ
70kg — Luana Carvalho – Umbra Vasco da Gama – FJERJ
78kg — Beatriz Freitas – E.C. Pinheiros – FPJ
78kg — Karol Gimenes – C.R. Flamengo – FJERJ
+78kg — Beatriz Souza – E.C. Pinheiros – FPJ
EQUIPE MASCULINA
60kg — Chrystian Silva – Clube Paineiras do Morumby-SP/FPJ)
66kg — Ronald Lima – E.C. Pinheiro SP/FPJ)
81kg — Gabriel Falcão – Instituto Reação-RJ/FJERJ)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
90kg — Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
90kg — Marcelo Fronckowiak (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
+100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
Treinadora: Andrea Berti
Treinador: Antônio Carlos “Kiko” Pereira
Médica: Mariana Koga
Fisioterapeuta: Agatha Pascoalino
Chefe de Delegação: Maicon Maia
09 de maio de 2025
09 de maio de 2025
09 de maio de 2025