Projeto Rumo ao Pódio Internacional avança com nova fase e amplia experiência de judocas da AJCS

ACSJ amplia fronteiras do judô com nova fase do Projeto Rumo ao Pódio Internacional © Global Sports

Com base nos três intercâmbios realizados na etapa inicial, o projeto avança e, nesta nova fase, amplia horizontes ao levar mais judocas da AJCS aos principais centros técnicos e culturais da modalidade.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 23 de maio de 2025

Com base nos três intercâmbios realizados na etapa inicial, o projeto avança e, nesta nova fase, amplia horizontes ao levar mais judocas da Associação Corpore Sano de Judô aos principais centros técnicos e culturais da modalidade. Mais do que uma iniciativa de alto rendimento, o Projeto Rumo ao Pódio se consolida como uma ferramenta pedagógica que promove o fomento da cultura do judô em sua plenitude — aliando formação técnica, experiência internacional e vivência filosófica nos grandes polos internacionais da modalidade.

Profissional de Educação Física, professor kodansha roku-dan, Cléber do Carmo possui visão inovadora sobre a formação de faixas-pretas, pautada no rigor técnico, na vivência internacional e na construção ética que transcende os tatamis © Global Sports

A nova etapa do projeto tem como objetivo ampliar a formação de faixas-pretas formados pela escola, oferecendo a eles uma vivência imersiva que combina aprimoramento técnico, intercâmbio cultural e contato com as raízes filosóficas do judô.

Despedida dos judocas do Instituto Kodokan de Osaka © AJCS

Coordenador-geral do projeto, o professor kodansha Cléber do Carmo destaca a dimensão pedagógica e institucional da proposta.

“Ao longo das três viagens internacionais realizadas na Fase I do projeto — França, Alemanha e Japão — proporcionamos aos judocas da Associação Corpore Sano uma vivência técnica, cultural e filosófica profundamente transformadora. Mas sempre tivemos a consciência de que esse processo não poderia se encerrar ali. Por isso, estruturamos a Fase II do Projeto Rumo ao Pódio com o objetivo claro de estender essa experiência a outros faixas-pretas formados pela nossa escola. Queremos que mais faixas-pretas tenham a oportunidade de treinar em centros de excelência e vivenciar o judô em sua essência nos países que são referência histórica e técnica.”

https://www.originaltatamis.com.br/

“O projeto já foi aprovado nos trâmites legais e está devidamente regulamentado junto ao Ministério do Esporte, conforme prevê a legislação vigente para iniciativas incentivadas. A captação da Fase II está em estágio avançado, o que nos permite começar o planejamento técnico das novas missões. Neste ciclo, pretendemos visitar os principais núcleos do judô da Espanha, Portugal, Itália e Coreia do Sul, fortalecendo ainda mais a formação integral dos nossos alunos.”

Confraternização após treinamento em Asnières-sur-Seine, no dojô Marie-Claire Restoux, considerado o primeiro centro de treinamento de judô da França © AJCS

“A educação que acreditamos vai além do dojô. Ao possibilitar que nossos atletas conheçam outras culturas, diferentes abordagens de treinamento e ampliem sua visão de mundo, estamos formando não apenas judocas mais preparados, mas também cidadãos mais conscientes e conectados com os valores universais do budô.”

Confraternização após o último treino no dojô de Hamburgo, cuja coordenação técnica está a cargo dos professores Florian Hahn e o doutor Ralph Akoto © AJCS

Quebrando paradigmas

Com a captação da fase II já em estágio bem avançado, o Projeto Rumo ao Pódio segue firme no propósito de transformar vidas por meio do judô. Cada viagem representa mais do que um treino ou uma competição: é uma oportunidade de ampliar horizontes, reforçar valores e aprofundar o senso de pertencimento a uma escola que acredita na formação integral. Para a Associação Corpore Sano, construir esse caminho com responsabilidade, visão e afeto é o verdadeiro ippon.

Confraternização após o último treino no dojô de Hamburgo, cuja coordenação técnica está a cargo dos professores Florian Hahn e o doutor Ralph Akoto © AJCS

“Para mim, como educador e judoca, é uma realização imensa poder proporcionar esse tipo de experiência aos nossos alunos. Cada viagem que realizamos é como uma pós-graduação viva, uma imersão intensa em culturas que respiram judô, onde se aprende tão profundamente fora do tatami quanto sobre ele. O contato com outras escolas, filosofias de ensino, métodos de ensino e treinamento e realidades sociais amplia horizontes, quebra paradigmas e renova a essência da prática. Sinto que estamos cumprindo nossa missão de formar faixas-pretas com bagagem, sensibilidade e compromisso com o verdadeiro espírito do judô.”

Confraternização com a equipe SGS Judo no Sainte-Geneviève Sports, time campeão por equipes mistas da França, no Dojo Gerard Bailo © AJCS

https://www.instagram.com/kimonosakurarp/