05 de julho de 2025

De 2 a 5 de julho, a cidade de Aguaí (SP) foi palco de um dos eventos mais aguardados do calendário nacional desta temporada: o 4º Kangeiko de Judô de Aguaí. Realizado no Ginásio Domingão — o Centro de Alto Rendimento da Federação Paulista de Judô no interior, o CAT II —, o treinamento de inverno reuniu cerca de 350 judocas de 23 estados brasileiros e cinco países, consolidando-se como o maior encontro do gênero em toda a América Latina. Com o tema “Um evento sem fronteiras”, o Kangeiko apresentou um modelo técnico e organizacional inédito, que passou a ser visto como referência nacional.
Cercado por judocas atentos, Hashimoto compartilha seu conhecimento e conquista o público com simplicidade e excelência © Global Sports
Com a chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Paulista de Judô (FPJudô), e o apoio institucional da Prefeitura de Aguaí, o evento teve como patrocinadora máster a Shihan Kimonos — a marca da conquista — além do suporte de importantes empresas locais.
O prefeito Gilberto Selber destaca o impacto social e educacional do judô em Aguaí durante a cerimônia de abertura do Kangeiko 2025 © Global Sports
Entre os grandes destaques da programação esteve a presença do judoca japonês Shoichi Hashimoto, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com um currículo de excelência, o atleta da seleção japonesa é campeão mundial (2017), hexacampeão do Grand Slam, bicampeão do Grand Prix e tetracampeão do World Masters — e revelou também enorme talento na área pedagógica, ao demonstrar os detalhes dos fundamentos com extrema maestria.
Soichi Hashimoto exibiu alto nível de detalhamento, elevando o padrão pedagógico de sua apresentação © Global Sports
Além da excelência demonstrada nos tatamis, a vinda de Shoichi Hashimoto ao Brasil simbolizou um novo momento para o judô nacional. O Kangeiko de Aguaí não apenas proporcionou aos participantes um conteúdo técnico de altíssimo nível, mas também representou uma virada de chave na forma como eventos de formação e intercâmbio têm sido concebidos e realizados no país — com organização profissional, visão estratégica e profundo comprometimento pedagógico.
Durante seu pronunciamento, o presidente da FPJudô reforçou o apoio da entidade a iniciativas como o treinamento de inverno de Aguaí © Global Sports
O alto nível técnico apresentado nos tatamis foi sustentado por uma organização que refletiu o espírito de renovação do judô brasileiro. Sob a liderança dos professores Danilo Petrucci e Diego Buson, responsáveis diretos pela concepção e realização do evento, o Kangeiko de Aguaí apresentou um formato inovador, que aliou planejamento estratégico, excelência pedagógica e uma execução moderna e eficiente. Um dos diferenciais foi a atuação do judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa, atleta da seleção brasileira, cuja fluência no idioma japonês e profunda atualização técnica permitiram uma tradução precisa e didática das instruções de Shoichi Hashimoto, garantindo total compreensão e aproveitamento por parte dos judocas participantes. Nos bastidores, o professor Marcelo Kenji Fujita também teve papel decisivo, contribuindo de forma incansável para a montagem da estrutura e fluidez da programação — uma engrenagem coletiva que conferiu ao evento um padrão raramente visto em treinamentos nacionais.
Judocas de todo o país acompanham a cerimônia de abertura © Global Sports
Outro feito inédito marcou esta edição do Kangeiko: pela primeira vez em sua trajetória, a tradicional Associação de Judô Bastos — hoje liderada pelo renomado professor Marcos André de Carvalho Sabino, o Sabininho — apoiou e participou de um evento realizado por outra escola. A histórica colaboração foi celebrada pelos organizadores como um gesto de grandeza e amadurecimento institucional. Mais do que presença simbólica, a parceria com Bastos trouxe força técnica e legitimidade ao encontro, reforçando a proposta de união entre projetos sérios que compartilham valores e visão de futuro para o judô brasileiro.
Diego Buson saúda os participantes durante a cerimônia de abertura © Global Sports
A chancela institucional da Federação Paulista de Judô foi decisiva para consolidar o evento como uma referência no cenário nacional. Presente desde o início da articulação, o presidente da FPJudô, Henrique Guimarães, destacou o impacto positivo do encontro em termos de inovação, organização e conteúdo técnico.
Soichi Hashimoto demonstra enorme carisma ao falar com os participantes do Kangeiko © Global Sports
“O que vimos em Aguaí foi um marco. A nova geração de professores demonstrou que é possível inovar com qualidade, conteúdo técnico e organização impecável. A Federação Paulista de Judô acredita nesse caminho: apoiar projetos sérios, que tenham propósito, que unam tradição e modernidade. Quando os pilares são bem definidos — como foram aqui —, o resultado é um evento como esse: grandioso, respeitado e transformador”, afirmou o dirigente, que tem acompanhado de perto os avanços técnicos da modalidade no estado desde o início de sua gestão.
O deputado estadual Felipe Franco destaca a importância de eventos como o Kangeiko para o desenvolvimento do esporte © Global Sports
Ao encerrar sua participação, Henrique deixou uma mensagem aos jovens judocas presentes, reforçando a importância da continuidade pedagógica dos ensinamentos. “Desejo que todos vocês retornem às suas escolas e pratiquem, à exaustão, tudo aquilo que aprenderam aqui. Mas, mais do que isso, que dividam esse conhecimento com seus colegas de treino. A verdadeira evolução acontece quando o que se aprende é repetido, consolidado e compartilhado dentro do dojô.”
O delegado Cleber do Carmo dissertou sobre a importância da transmissão de conhecimento © Global Sports
Para Diego Buson, coordenador de judô do município e um dos idealizadores do projeto, o sucesso do evento foi resultado direto da soma de esforços entre professores, instituições e poder público.
“Receber o Soichi Hashimoto e estruturar esse kangeiko foi uma responsabilidade enorme. Mas fizemos com o coração, com planejamento e assessorados por muita gente competente”, afirmou o coordenador do Instituto Criança Ativa e vereador de Aguaí pelo PSDB.
Danilo Petrucci, peça fundamental na realização do Kangeiko, traduz em ação a visão de uma nova geração comprometida com o judô © Global Sports
Segundo ele, a presença e o apoio do prefeito Gilberto Selber, o prestígio do deputado estadual Felipe Franco e a chancela institucional da CBJ e da FPJudô foram fatores determinantes para a robustez e o alcance do projeto. “Esse encontro não foi só um treinamento — foi a expressão de um novo tempo, no qual a união, a técnica e a visão pedagógica caminham juntas”, concluiu.
Eduardo Barbosa teve papel essencial na transmissão do conteúdo técnico de Hashimoto © Global Sports
Patrocinadora máster do evento, a Shihan Kimonos reafirmou em Aguaí seu compromisso histórico com o desenvolvimento técnico e educacional do judô brasileiro. Para o diretor executivo da empresa, Antônio Dias Toledo, apoiar iniciativas como o Kangeiko vai muito além da exposição de marca — trata-se de investir diretamente na base estrutural da modalidade em todo o território nacional.
Ao lado das autoridades, Diego Buson saúda os participantes e da boas-vindas aos judocas de todo o país © Global Sports
“Apoiar eventos com essa abrangência geográfica e esse teor técnico-pedagógico é fomentar o judô em todo o país. Quando reunimos centenas de judocas de diversos estados em torno de um conteúdo de excelência, estamos não apenas promovendo intercâmbio, mas contribuindo efetivamente para a formação de atletas, professores e cidadãos mais preparados. Esse é o espírito da Shihan”, destacou.
Henrique Guimarães entrega a camiseta da FPJudô ao palestrante Soichi Hashimoto © Global Sports
Ao saudar os participantes, o prefeito Gilberto Selber agradeceu a presença dos secretários municipais Patrícia (Educação, Esportes e Cultura), Alan (Administração), Wagner (Planejamento) e Tatu, coordenador de Esporte, além dos professores Danilo Petrucci e Diego Buson, do Instituto Criança Ativa — entidade parceira da gestão municipal. Em seu pronunciamento, destacou a emoção de receber judocas de todas as regiões do Brasil e de cinco países em um evento que projetou Aguaí para além das fronteiras nacionais.
O mestre Marco Antônio Barbosa, o Barbosinha, inicia sua palestra sobre jiu-jitsu no Kangeiko de Aguaí © Global Sports
“Imagino a alegria de cada um de vocês por estar aqui aprendendo com o Shoichi Hashimoto e os demais professores. Mas saibam que a minha alegria, como prefeito, é ainda maior por receber todos vocês em nossa cidade”, afirmou. Visivelmente orgulhoso da projeção internacional do evento — transmitido ao vivo para diversos países —, Gilberto Selber reforçou o compromisso de Aguaí com a valorização do judô como ferramenta de transformação social.
Antônio Dias, o prefeito Gilberto Selber e Alessandro Puglia © Global Sports
“Temos mais de 2.500 crianças praticando judô no ensino fundamental. Aqui, a integração entre educação, esporte e cultura não é discurso: é uma política pública que vem dando muito certo. E o judô é o principal motor desse processo”, concluiu, desejando que os atletas levem consigo o nome da cidade e voltem sempre a Aguaí, onde, segundo ele, “serão sempre recebidos de braços abertos”.
Diego Buson e o deputado estadual Felipe Franco durante a cerimônia de abertura © Global Sports
O 4º Kangeiko de Judô de Aguaí contou com a presença de diversas autoridades políticas e esportivas, entre elas o prefeito Gilberto Selber, o vice-prefeito Jonas Bicaio, o presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, o deputado estadual Felipe Franco (União) e Cleber do Carmo, delegado da 12ª DR Mogiana. Estiveram também no evento o vereador de Atibaia Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth — o Pi do Judô (PSD); o vereador de Aguaí e coordenador local do projeto Criança Ativa, Diego Buson (PSDB); e os secretários municipais Patrícia Ferreira Zavarize Tenório (Educação, Esportes e Cultura), Alan dos Santos (Administração), Wagner Luís Barbosa Gockos (Planejamento, Serviços Urbanos, Obras e Meio Ambiente) e Silvio Souza, o Tatu (coordenador de Esportes).
O prefeito Gilberto Selber, Soichi Hashimoto e o vice-prefeito Jonas Bicaio durante a cerimônia de abertura © Global Sports
Essa edição do Kangeiko contou com a participação de judocas do Japão, Chile, Angola, Argentina, França e Brasil. Judocas de praticamente todas as regiões do país marcaram presença: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Distrito Federal e São Paulo.
Fernanda Prado, assessora de comunicação da Prefeitura de Aguaí, atuou como cerimonialista do evento © Global Sports
Além da chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Paulista de Judô (FPJudô), e do apoio institucional da Prefeitura de Aguaí, o 4º Kangeiko teve como patrocinadora máster a Shihan Kimonos — a marca da conquista — e contou ainda com o suporte de importantes empresas locais, como Unilever, King House, Hellen Colchões, Líder, Ibéria Embalagens, RPP Telecom, Sagatti Piscinas, Ozonteck, Samurai, FT Judô, Daniel Hernandes Consultor de Seguros, Paulispeli, Paraíso Supermercados e Myralis.
Celso Galdino de Araújo, presidente da Federação de Judô do Tocantins, levou a maior delegação ao Kangeiko 2025, acompanhado por Alex Russo, delegado da 1ª DR Capital © Global Sports
Soichi Hashimoto ao lado de Antônio Dias, diretor executivo da Shihan Kimonos © Global Sports
Felipe Franco, Henrique Guimarães, Gilberto Selber e Jonas Bicaio © Global Sports
Professores Carlos Eduardo Evangelista e Cléber do Carmo, do Projeto Rumo ao Pódio de Ribeirão Preto © Global Sports
Toninho e Barbosinha, velhos amigos reencontram-se no Kangeiko de Aguaí © Global Sports
Henrique Guimarães e Gilberto Selber reforçam a parceria que iniciou na década passada © Global Sports
O deputado Felipe Franco ao lado das fisiculturistas Josiele Dourado e Andressa Alvarenga durante o Kangeiko de Aguaí © Global Sports
Barbosinha, Marco Mercadante, Paulo Pi e Toninho, da Shihan Kimonos © Global Sports
Karla Bicaio, Jonas Bicaio, Felipe Franco e Gilberto Selber © Global Sports
Diego Buson e Toninho consolidam a parceria entre o judô de Aguaí e um dos principais fornecedores do Estado de São Paulo © Global Sports
Autoridades, dirigentes, professores e alunos reunidos em foto histórica que celebra a união de gerações em torno do judô, da educação e do compromisso com o futuro © Global Sports
05 de julho de 2025
02 de julho de 2025
30 de junho de 2025