04 de setembro de 2025

Caxias do Sul será, neste fim de semana (6 e 7), o palco central do judô brasileiro. O ginásio da Fundação Marcopolo receberá o Campeonato Brasileiro Júnior de Judô, torneio que reúne cerca de 340 jovens atletas de 25 estados e que promete ser decisivo na corrida por vagas no Mundial Sub 21 de Lima, que acontece em outubro. Mais do que medalhas, a competição reforça a tradição gaúcha em receber grandes eventos e confirma o empenho conjunto da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), da Federação Gaúcha de Judô e da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul em fortalecer o calendário nacional.
Segundo a gestão técnica da CBJ, o Campeonato Brasileiro Júnior será dividido em dois momentos distintos. No sábado (06) acontecem os combates individuais, com a disputa das 14 categorias de peso oficiais, reunindo desde os ligeiros até os pesos pesados, no masculino e no feminino. É a etapa em que se concentra o maior número de lutas e que serve como vitrine para jovens talentos que já despontam no cenário internacional.
Sob a liderança de Luiz Bayard, a FGJ consolida protagonismo ao sediar grandes eventos nacionais © Arquivo
No domingo (07) será a vez da competição por equipes mistas, formato que vem ganhando espaço no judô mundial e que terá em Caxias do Sul sua terceira edição em nível nacional. A estreia ocorreu em 2023, quando o Rio de Janeiro conquistou o título ao derrotar o Paraná na final, deixando São Paulo e Rio Grande do Sul com as medalhas de bronze. Já em 2024, o domínio foi paulista: São Paulo levou a melhor sobre o Rio Grande do Sul na decisão, enquanto Espírito Santo e Minas Gerais completaram o pódio.
De forma inédita, neste ano, 17 federações estaduais estarão na briga pela tão desejada medalha de ouro por equipes mistas, o que certamente valorizará ainda mais a competição. A ampliação do número de estados participantes reforça o caráter nacional do evento e demonstra que o formato vem conquistando espaço definitivo no calendário do judô brasileiro. Além de elevar o nível técnico dos confrontos, a presença de mais equipes proporciona maior diversidade de estilos e estratégias, já que cada estado reúne atletas com diferentes formações e características regionais.
Para a CBJ, esse crescimento confirma que o judô de base está mais competitivo e equilibrado, garantindo experiências valiosas aos judocas que em breve estarão na transição para as categorias júnior e sênior.
A competição também promete ser uma vitrine para nomes que já despontam no cenário internacional. A seleção gaúcha, anfitriã do evento, terá 28 representantes, incluindo os medalhistas dos Jogos Pan-Americanos Sub 21 — Lucas Takaki, Matheus Nolasco, Jessé Barbosa e Andrey Coelho.
Para Luiz Bayard Martins dos Santos, o presidente da Federação Gaúcha de Judô, sediar o Brasileiro Júnior em Caxias do Sul é motivo de orgulho e também a consolidação de um trabalho de longo prazo da entidade.
“Nossa base tem conquistado ótimos resultados nos últimos anos. Em 2025, a partir de esforços da Federação, temos a oportunidade de competir em casa, evitando o desgaste de viagens longas”, afirmou.
Na última semana, Bayard fez questão de entregar pessoalmente convites a autoridades locais para prestigiar o evento e reforçar sua importância para a comunidade.
“O Brasileiro Júnior é o terceiro evento de grande porte que sediamos no Rio Grande do Sul apenas neste ano, o primeiro na Serra Gaúcha. A comunidade terá a oportunidade de acompanhar de perto nomes que, com certeza, serão referências do judô brasileiro dentro de pouco tempo”, previu o dirigente.
Embora a Confederação Brasileira de Judô tenha realizado o Campeonato Brasileiro Júnior visando oportunizar atletas de todo o país, lamentavelmente os judocas juniores do Acre e de Roraima não estarão representados nesta edição. A ausência destoa do engajamento — e principalmente do esforço — das demais federações estaduais. É fundamental que os dirigentes desses estados reconheçam a importância de todas as unidades federativas estarem presentes nos eventos nacionais, garantindo oportunidades iguais para os judocas em formação em todo o Brasil.
Todos os combates terão transmissão ao vivo e gratuita pela CBJ TV, no YouTube, e pela plataforma de streaming da Confederação Brasileira de Judô. Para quem estiver em Caxias do Sul, a entrada na arena também será gratuita.