10 de setembro de 2025

A 3ª Sargento do Exército Brasileiro e atleta do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), Beatriz Souza, realizou, no dia 3 de agosto, a doação do número de costas (patch de identificação) utilizado durante sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O item agora passa a compor o acervo do Espaço Cultural Museu do Desporto do Exército da Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.
O Espaço Cultural foi criado com o objetivo de perpetuar os gloriosos feitos do Desporto Militar Brasileiro. Possui um amplo acervo que inspira e incentiva os entusiastas esportivos, além de eternizar os feitos de ilustres militares atletas que ajudaram a escrever a história do esporte no país.
Beatriz Souza é cumprimentada pelo General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho, chefe do CCFEx e presidente da CDE © Comissão de Desportos do Exército
A entrega do item da atleta aconteceu durante a semana de treinamentos militares conduzidos pela Comissão de Desportos do Exército (CDE), onde a judoca cumpre atividades de formação e integração junto a outros atletas militares. Na ocasião, a cerimônia de entrega contou com a presença do Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e presidente da CDE, General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho.
Patch olímpico utilizado por Beatriz Souza em Paris 2024 passa a integrar o acervo do Museu do Desporto do Exército © Comissão de Desportos do Exército
Beatriz representou o Brasil nos Jogos de Paris e conquistou a medalha de ouro na categoria +78kg do judô feminino, derrotando a israelense Raz Hershko na final. A atleta é uma das principais referências do judô nacional, somando títulos em campeonatos continentais, mundiais e agora olímpicos.
A atleta ingressou nas Forças Armadas por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento em 2018. No ano seguinte, participou dos Jogos Mundiais Militares em Wuhan, China, onde fez sua estreia em competições militares, conquistando uma medalha de bronze. Em 2021, participou do Campeonato Mundial Militar em Paris, onde ficou em 2º lugar geral na categoria acima de 78kg.
Beatriz Souza e o General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho posicionam a bandeira da CDE durante a cerimônia © Comissão de Desportos do Exército
A 3ª Sargento Beatriz é exemplo de superação. Sua jornada é uma fonte de inspiração e orgulho para todos os brasileiros. “É uma honra poder deixar essa lembrança no Museu Esportivo da Fortaleza de São João. Esse número de costas simboliza muito mais do que uma competição: ele representa anos de dedicação, disciplina e amor ao esporte e ao meu país. Espero que inspire os jovens atletas que estão começando sua jornada”, destacou a sargento.
Beatriz Souza ao lado de colegas soldados perfilados durante a cerimônia no Museu do Desporto do Exército © Comissão de Desportos do Exército
A peça ficará exposta no espaço judoca Beatriz Souza, dentro do Espaço Cultural, que é aberto ao público. Para visitar é preciso realizar o agendamento pelo e-mail sitiohistorico.fsj@gmail.com
. A manutenção do local reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a valorização do esporte, da história e da memória dos atletas militares que representam o Brasil nas maiores competições do mundo.
Entrada do Museu do Desporto do Exército, na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro © Comissão de Desportos do Exército
O PAAR, do Ministério da Defesa, é uma iniciativa que contribui diretamente para o desenvolvimento esportivo nacional. O programa é uma ponte entre o esporte e as Forças Armadas. Ele incorpora atletas temporariamente, promovendo sua participação em competições nacionais e internacionais. Além disso, transfere conhecimento e motivação para o público interno, elevando o nome da Força no Brasil e no exterior.
No Exército, 165 atletas de diversas modalidades recebem apoio, incluindo natação, judô, pentatlo moderno, esgrima, tiro e atletismo.
10 de setembro de 2025
10 de setembro de 2025
08 de setembro de 2025