16 de setembro de 2025

Realizada em 23 de agosto, a 7ª edição da Copa Choco Leite de Judô reafirmou a tradição de um dos maiores encontros da modalidade no Sul do Brasil. O torneio reuniu cerca de 1.065 judocas, representando 22 instituições de diferentes cidades do norte catarinense, e atraiu mais de 5 mil pessoas à moderna e confortável Arena Jaraguá, um dos equipamentos esportivos mais seguros e bem estruturados do país.
Meninas e meninos celebram juntos a convivência saudável que o judô proporciona, em ambiente seguro e saudável © Arquivo
Mais do que um campeonato, a Copa Choco Leite se consolidou como um grandioso festival esportivo e familiar. Foram oito áreas de competição simultâneas, mais de 2.500 randoris realizados e cerca de 2 mil brindes distribuídos, reforçando a proposta de unir esporte, lazer, inclusão e confraternização. A grandiosidade do evento é resultado direto do investimento da Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda., que há sete anos aposta no judô como plataforma de desenvolvimento humano e social.
Guilherme Utech e Júnior Cruise reforçam a parceria entre a Chocoleite e o Café com Judô na promoção da modalidade © Arquivo
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades políticas e esportivas, entre elas os professores kodanshas Sílvio Acácio Borges, ex-presidente da Confederação Brasileira de Judô, e Icracir Rosa, ex-presidente da Comissão Nacional de Graus da CBJ. Ambos foram homenageados pelo legado construído em prol da modalidade em Santa Catarina, reforçando o peso institucional da competição.
Entre o lúdico e os ukemis, crianças e pais descobrem juntos no judô valores que vão além dos tatamis © Arquivo
Outro destaque foi a presença de Júnior Cruise, responsável pela página @cafecomjudo, perfil de alcance nacional que tem desempenhado papel fundamental na difusão do judô nas mídias sociais, ampliando a visibilidade da modalidade e aproximando ainda mais a comunidade judoísta.
Para o diretor comercial e de marketing da Chocoleite, Guilherme Gumz Utech, faixa preta sho-dan de judô, o evento vai muito além da divulgação de uma marca. “Nosso propósito é fomentar os valores do professor Jigoro Kano — disciplina, respeito, amizade e superação —, conectando esporte, educação e comunidade. A cada edição, a Copa Choco Leite cresce em relevância, consolidando-se como um patrimônio de Jaraguá do Sul e do judô catarinense”, destacou.
Professor Sílvio Acácio Borges é homenageado © Arquivo
A empresa também tem apostado no fortalecimento de talentos. Um exemplo é a atleta Nycolly Carneiro, campeã pan-americana e integrante da AABB Curitiba, que mesmo sem estar presente, brilhou no mesmo dia ao conquistar o título do Campeonato Paranaense Sênior, em Londrina. Patrocinada pela Chocoleite, Nycolly simboliza o compromisso da empresa com a base e com o alto rendimento, projetando o judô catarinense e nacional em níveis cada vez mais elevados.
Os organizadores ofereceram excelente estrutura a todos os participantes © Arquivo
Com essa trajetória, a Copa Choco Leite se torna um marco não apenas esportivo, mas também estrutural e institucional. Ao aliar organização impecável, apoio empresarial e compromisso social, o evento fortalece o judô de base em Santa Catarina e reforça o papel de Jaraguá do Sul como referência nacional em grandes competições.