20 de dezembro de 2025
Em 2025, a Seletiva Nacional Cadete e Júnior registrou o maior número de participantes em uma competição oficial da CBJ © Beatriz Riscado / CBJ
Se em 2025 as Seleções Brasileiras de Judô deram show internacionalmente, no cenário nacional não faltou fomento à modalidade, com competições que englobaram atletas desde a classe sub-13 até os veteranos. Ao longo do ano, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realizou 22 eventos ao redor do país, movimentando quase dez mil inscritos de todas as Federações Estaduais em 14 sedes diferentes. O resultado foi um calendário que, além de promover competitividade interna, ampliou o alcance do judô no país e as oportunidades de os judocas representarem o Brasil pelo mundo.
Para a gerente de Competições da CBJ, Thiara Bertoli, o ano reforçou a importância do calendário nacional para o desenvolvimento contínuo do judô brasileiro.
“Em 2025, reforçamos mais uma vez nosso compromisso com o desenvolvimento do judô nacional, dando continuidade às ações que promovem a modalidade no país. A realização de eventos em todas as regiões do Brasil e os números de participação cada vez mais expressivos demonstram a confiança da comunidade no sistema que estamos construindo juntos, buscando sempre melhorias. Esses avanços nas competições nacionais se refletem no cenário internacional, com resultados cada vez mais consistentes e recordes sendo batidos”, disse a dirigente.
Atualmente, o calendário nacional da CBJ se divide em três grupos de competições, englobando os Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), onde os atletas competem por suas agremiações; os Brasileiros regionais e finais, no sistema federativo; e as Seletivas.
Ao longo da temporada, foram realizadas sete etapas de CBI para as classes Cadete, Júnior e Sênior, incluindo os tradicionais Troféu Brasil Sênior e Grand Prix Nacional Sênior, que, alinhados à área de Alto Rendimento, distribuíram 27 investimentos internacionais aos atletas campeões e clubes com melhores resultados.
Nos Brasileiros, as cinco etapas regionais registraram mais de três mil inscrições no Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior e Sênior, antecedendo os Brasileiros Finais, com a presença de cerca de 2500 judocas representando todas as 27 Federações Estaduais filiadas à CBJ. Assim como o Troféu Brasil e Grand Prix Nacional, o Brasileiro Sênior também distribuiu investimentos internacionais aos campeões de cada categoria de peso, somando 14.
E, além dessas cinco competições federativas, mais de 400 judocas participaram do Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, que tem como objetivo celebrar o judô como uma filosofia de vida e esporte para todos, independente da idade.
Já no pilar das Seletivas, 2025 teve a Seletiva Nacional para o Campeonato Pan-Americano, reunindo os principais atletas em atividade do judô brasileiro em busca de vagas para o continental, além da Seletiva Nacional Cadete e Júnior, que faz parte do processo de formação das Seleções Brasileiras de Transição e também integra os CBI.
Para seguir fomentando o judô em todo território nacional, a CBJ mantém seu Programa de Apoio às Federações (PAF), que promove capacitação profissional, estrutura e financiamento de passagens aéreas para atletas e treinadores de cada estado participante dos Campeonatos Brasileiros finais. Além disso, por meio da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na realização dos CBI, diversos atletas e comissões técnicas são contemplados com benefícios que viabilizem a participação nessas competições.
Além dessas 22 competições, em 2025 o Brasil ainda foi palco de etapas internacionais, como Copa e Open Pan-Americanos, do Rio de Janeiro, que aconteceram na Arena Carioca 1, legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As competições foram realizadas pela CBJ e pela Confederação Pan-Americana de Judô, com apoio da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.
MEETING NACIONAL CADETE — Brasília (DF)
324 atletas
MEETING NACIONAL JÚNIOR — Brasília (DF)
211 atletas
TAÇA BRASIL JÚNIOR — Vila Velha (ES)
508 atletas
SELETIVA NACIONAL CADETE — São Paulo (SP)
963 atletas
SELETIVA NACIONAL JÚNIOR — São Paulo (SP)
683 atletas
TROFÉU BRASIL SÊNIOR — Belo Horizonte (MG)
591 atletas
GRAND PRIX NACIONAL SÊNIOR — Belo Horizonte (MG)
209 atletas
REGIÃO I — Manaus (AM)
454 atletas
REGIÃO II — Aracaju (SE)
761 atletas
REGIÃO III — Simões Filho (BA)
531 atletas
REGIÃO IV — Ji-Paraná (RO)
669 atletas
REGIÃO V — Canoas (RS)
611 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-13 — João Pessoa (PB)
632 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 — João Pessoa (PB)
648 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO CADETE — Salvador (BA)
471 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO CADETE (EQUIPES) — Salvador (BA)
269 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR — Caxias do Sul (RS)
311 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR (EQUIPES) — Caxias do Sul (RS)
161 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO SÊNIOR — Rio de Janeiro (RJ)
332 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO DE KATA — Barueri (SP)
86 atletas
CAMPEONATO BRASILEIRO DE VETERANOS — Barueri (SP)
394 atletas
Seletiva Nacional Sênior — São Paulo (SP)
24 atleta
20 de dezembro de 2025
19 de dezembro de 2025
19 de dezembro de 2025