Retrospectiva Judô Brasil 2025 — Calendário Nacional da CBJ registra 22 competições e quase dez mil atletas inscritos no ano

Em 2025, a Seletiva Nacional Cadete e Júnior registrou o maior número de participantes em uma competição oficial da CBJ © Beatriz Riscado / CBJ

Eventos rodaram por todas as regiões do Brasil, somando 14 sedes diferentes e englobando seis classes de idade

Por CBJ
Curitiba, 21 de dezembro de 2025

Se em 2025 as Seleções Brasileiras de Judô deram show internacionalmente, no cenário nacional não faltou fomento à modalidade, com competições que englobaram atletas desde a classe sub-13 até os veteranos. Ao longo do ano, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realizou 22 eventos ao redor do país, movimentando quase dez mil inscritos de todas as Federações Estaduais em 14 sedes diferentes. O resultado foi um calendário que, além de promover competitividade interna, ampliou o alcance do judô no país e as oportunidades de os judocas representarem o Brasil pelo mundo.

Para a gerente de Competições da CBJ, Thiara Bertoli, o ano reforçou a importância do calendário nacional para o desenvolvimento contínuo do judô brasileiro.

“Em 2025, reforçamos mais uma vez nosso compromisso com o desenvolvimento do judô nacional, dando continuidade às ações que promovem a modalidade no país. A realização de eventos em todas as regiões do Brasil e os números de participação cada vez mais expressivos demonstram a confiança da comunidade no sistema que estamos construindo juntos, buscando sempre melhorias. Esses avanços nas competições nacionais se refletem no cenário internacional, com resultados cada vez mais consistentes e recordes sendo batidos”, disse a dirigente.

Atualmente, o calendário nacional da CBJ se divide em três grupos de competições, englobando os Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), onde os atletas competem por suas agremiações; os Brasileiros regionais e finais, no sistema federativo; e as Seletivas.

Ao longo da temporada, foram realizadas sete etapas de CBI para as classes Cadete, Júnior e Sênior, incluindo os tradicionais Troféu Brasil Sênior e Grand Prix Nacional Sênior, que, alinhados à área de Alto Rendimento, distribuíram 27 investimentos internacionais aos atletas campeões e clubes com melhores resultados.

Nos Brasileiros, as cinco etapas regionais registraram mais de três mil inscrições no Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior e Sênior, antecedendo os Brasileiros Finais, com a presença de cerca de 2500 judocas representando todas as 27 Federações Estaduais filiadas à CBJ. Assim como o Troféu Brasil e Grand Prix Nacional, o Brasileiro Sênior também distribuiu investimentos internacionais aos campeões de cada categoria de peso, somando 14.

http://www.shihan.com.br

E, além dessas cinco competições federativas, mais de 400 judocas participaram do Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, que tem como objetivo celebrar o judô como uma filosofia de vida e esporte para todos, independente da idade.

Já no pilar das Seletivas, 2025 teve a Seletiva Nacional para o Campeonato Pan-Americano, reunindo os principais atletas em atividade do judô brasileiro em busca de vagas para o continental, além da Seletiva Nacional Cadete e Júnior, que faz parte do processo de formação das Seleções Brasileiras de Transição e também integra os CBI.

Manutenção do PAF

Para seguir fomentando o judô em todo território nacional, a CBJ mantém seu Programa de Apoio às Federações (PAF), que promove capacitação profissional, estrutura e financiamento de passagens aéreas para atletas e treinadores de cada estado participante dos Campeonatos Brasileiros finais. Além disso, por meio da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na realização dos CBI, diversos atletas e comissões técnicas são contemplados com benefícios que viabilizem a participação nessas competições.

Além dessas 22 competições, em 2025 o Brasil ainda foi palco de etapas internacionais, como Copa e Open Pan-Americanos, do Rio de Janeiro, que aconteceram na Arena Carioca 1, legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As competições foram realizadas pela CBJ e pela Confederação Pan-Americana de Judô, com apoio da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.

https://www.originaltatamis.com.br/

Confira a retrospectiva das competições nacionais em 2025

CAMPEONATOS BRASILEIROS INTERCLUBES (CBI)

MEETING NACIONAL CADETE — Brasília (DF)
324 atletas

MEETING NACIONAL JÚNIOR — Brasília (DF)
211 atletas

TAÇA BRASIL JÚNIOR — Vila Velha (ES)
508 atletas

SELETIVA NACIONAL CADETE — São Paulo (SP)
963 atletas

SELETIVA NACIONAL JÚNIOR — São Paulo (SP)
683 atletas

TROFÉU BRASIL SÊNIOR — Belo Horizonte (MG)
591 atletas

GRAND PRIX NACIONAL SÊNIOR — Belo Horizonte (MG)
209 atletas

CAMPEONATOS BRASILEIROS REGIONAIS

REGIÃO I — Manaus (AM)
454 atletas

REGIÃO II — Aracaju (SE)
761 atletas

REGIÃO III — Simões Filho (BA)
531 atletas

REGIÃO IV — Ji-Paraná (RO)
669 atletas

REGIÃO V — Canoas (RS)
611 atletas

CAMPEONATOS BRASILEIROS FINAIS

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-13 — João Pessoa (PB)
632 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 — João Pessoa (PB)
648 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO CADETE — Salvador (BA)
471 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO CADETE (EQUIPES) — Salvador (BA)
269 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR — Caxias do Sul (RS)
311 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR (EQUIPES) — Caxias do Sul (RS)
161 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO SÊNIOR — Rio de Janeiro (RJ)
332 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO DE KATA — Barueri (SP)
86 atletas

CAMPEONATO BRASILEIRO DE VETERANOS — Barueri (SP)
394 atletas

SELETIVAS NACIONAIS

Seletiva Nacional Sênior — São Paulo (SP)
24 atleta

http://www.shihan.com.br