22 de dezembro de 2024
Morte prematura de Cláudio Murayama deixa o judô de luto
Nascido em 19 de setembro de 1963, Cláudio Toshiyuki Murayama seguiu os passos do pai construindo uma vida fundamentada nos preceitos do judô.
Na tarde desta quinta-feira (12) a comunidade do judô brasileiro foi surpreendido com a notícia do falecimento do professor Cláudio Toshiyuki Murayama, faixa preta 5º dan (go-dan).
Nascido em 19 de setembro de 1963, sensei Cláudio Maruyama era formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, trabalhava no comércio varejista e se destacava no cenário judoísta atuando no ensino da modalidade, era árbitro FIJ C e fazia parte da coordenação da arbitragem da 15ª Delegacia Regional – Grande Campinas.
Filho de Motoyuki Murayama, um dos mais proeminentes professores de Campinas e região, Cláudio seguiu os passos do pai construindo uma vida fundamentada nos preceitos do judô e no legado deixado por Jigoro Kano.
Divorciado, sensei Cláudio deixa os filhos Cláudia Murayama e Marcelo Yuki Murayama, e centenas de alunos.
Judô de Campinas perde um grande colaborador
No mês de março o judô campineiro sofreu a perda do professor kodansha Stanlei Virgílio, maior historiador do judô brasileiro, e Francisco de Carvalho lamentou mais esta grande perda. “Tenho certeza que a comunidade do judô de nosso Estado perdeu mais um grande professor, assim como a arbitragem da 15ª delegacia regional também perdeu um grande colaborador. Sempre que nos deparamos com o falecimento de uma pessoa atuante e comprometida sentimos a lacuna deixada pelo colega que se foi, e com o sensei Cláudio não vai ser diferente. Ele foi um grande disseminador da modalidade e dos conceitos que fazem do judô um caminho de vida. Peço a Deus que conforte a família e que o professor Cláudio descanse em paz”, ensejou o dirigente.
O velório será realizado na sexta-feira (14) a partir das 10:00 horas no Cemitério da Saudade, em Campinas, e o sepultamento acontecerá no mesmo local às 14:00 horas.