22 de dezembro de 2024
Em Berlim, Brasil inicia a Copa Europeia juvenil com um ouro e uma prata
Ratificando seu excelente momento nos tatamis, a judoca paulista Laura Ferreira foi campeã do peso-ligeiro, e William Lima foi vice-campeão do peso-meio-leve em evento que reúne 736 atletas provenientes de 33 países.
A seleção brasileira juvenil começou a disputa da Copa Europeia sub 18 de Berlim com dois pódios neste sábado. Laura Ferreira (44kg) foi campeã e William Lima (60kg) conquistou a prata na competição, que é uma das mais duras do calendário Sub 18 e é a última etapa antes do Mundial da classe.
Para chegar ao título inédito Laura passou pela húngara Dorina Klein, impondo dois wazaris, pela russa Lillia Nugaeva jogando de ippon, pela italiana Carlotta Avanzato com um wazari e, na final, venceu a húngara Timea Kardos por dois wazaris contra um da adversária.
Esta foi a quarta medalha consecutiva da brasileira no Circuito Europeu das categorias de base. Neste ano, Laura Ferreira levou o bronze em Antalya, ouro em Zagreb, ouro em Coimbra (júnior) e agora mais um ouro em Berlim.
Já, William Lima fez cinco lutas até a final, vencendo quatro por ippon. Nas preliminares passou pelo português André Cravo impondo três wazaris, jogou o georgiano Guram Dzavashvili de ippon, atropelou o holandês Camiel Roskamp com um wazari e depois com ippon, o italiano Flavio Frasca caiu duas vezes de wazari e depois de ippon), o russo Khetag Basaev perdeu de ippon e, na final acabou caindo de wazari para o russo Kazbek Naguchev, conquistando, assim, a medalha de prata.
Essa foi a terceira medalha consecutiva de William no Circuito sub 18. Ele estreou com bronze em Antalya, levou ouro em Zagreb e, agora, uma prata em Berlim.
O Brasil ainda teve um quinto lugar de Amanda Arraes (44kg) e dois sétimos, com Thayna Lemos (52kg) e Marcos Santos (66kg).
A competição continua neste domingo (30) com as categorias de peso meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.