22 de dezembro de 2024
Panamá sedia congresso da Confederação Pan-americana de Judô
Na presença dos delegados de 27 países, provenientes do Caribe e das Américas Central, do Norte e do Sul, a assembleia elegeu a nova diretoria da entidade continental.
Na última sexta-feira (28) a diretoria da Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ) realizou seu Congresso Ordinário na Cidade do Panamá. Além da definição da nova diretoria que estará à frente da entidade no próximo quadriênio, no encontro foram apresentadas propostas que pretendem impulsionar o desenvolvimento da modalidade em todo o continente.
As maiores autoridades políticas do judô mundial participaram do encontro, entre estes Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô (FIJ); Vladimir Barta, diretor Esportivo da FIJ; Manuel Larrañaga, presidente da CPJ e Oscar Cassinerio, presidente da Confederação Sul-americana de Judô.
Ao todo, 27 países com direito a voto participaram do encontro. Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Porto Rico e El Salvador, Trinidad e Tobago, Uruguai, Estados Unidos estiveram presentes e elegeram a nova comissão executiva que supervisionará a organização continental nos próximos quatro anos.
Manuel Larrañaga do México continuará como presidente da CPJ, tendo Juan Jose Paz da Bolívia como novo vice-presidente executivo. Michael Tamura, do Canadá deixa a vice-presidência executiva para assumir o cargo de secretário geral. Aquiles Gomez do Chile permanecerá como Tesoureiro.
Os vice-presidentes do Comitê Executivo são Estela Riley (Panamá) para a região Centro-Norte, Oscar Cassinerio (Argentina) para a região Sul enquanto Gilberto Garcia (República Dominicana) para a região do Caribe.
Os demais nomes completam o Comitê Executivo: diretor de Desenvolvimento – Rafael Manso (Cuba), diretor de Educação – Porfirio Garcia (Porto Rico), diretor de Solidariedade Olímpica – Martin Telemaque (Haiti), diretor de Árbitros, Ovidio Garnero (Argentina), diretor Desportivo – Carlos Zegarra (Peru) e diretor de Administração – José H. Rodriguez (EUA).