22 de dezembro de 2024
CBJ inova e transmite ao vivo o Campeonato Brasileiro sub 15
A disputa deste fim de semana no Centro Pan-Americano de Judô, na Bahia, terá transmissão por streaming via Facebook e YouTube da Confederação Brasileira de Judô.
Acompanhando a mais recente tendência na área da comunicação, a Confederação Brasileira de Judô fará sua estreia no campo da transmissão ao vivo de seus eventos esportivos, seguindo a mesma direção tomada por confederações e federações de futebol, basquete, vôlei e futsal, que já transmitem eventos via streaming.
Desta forma, a partir deste fim de semana os praticantes, aficionados e milhões de fãs do judô no Brasil poderão acompanhar as lutas realizadas no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), em seus smartphones, tablets ou notebooks.
Adalberto Leister Filho, do site Maquina do Esporte, falou sobre a rápida ascensão das redes sociais e das transmissões ao vivo via streaming.
“Embora a geração mais velha esteja acostumada a ver o esporte pela TV, as maravilhas da HD já não seduzem os millennials (geração da internet). Inicialmente, os jovens passaram a consumir as competições com o uso da tela dupla. Enquanto assistiam às transmissões na telona, buscavam informações e interagiam na telinha. A popularização das redes sociais e a revolução do streaming rapidamente alteraram essa realidade. Hoje, os principais canais esportivos do País (SporTV, ESPN, Fox Sports e Esporte Interativo) oferecem suas atrações em vídeos sob demanda”, disse.
Adalberto Leister destacou que, assim como as entidades de administração esportiva, as redes sociais buscam conquistar espaço neste novo cenário.
“Uma nova era se desenha com a ascensão do streaming. As redes sociais foram as primeiras a perceber esse mercado, com acordos com as grandes ligas dos Estados Unidos. Empresas do mundo online, como Google e Amazon, buscam morder um quinhão nesse mercado. Clubes e federações perceberam que podem ser produtores e emissores, eliminando a intermediação da TV.”
Na avaliação de Matheus Teotônio, gestor nacional de eventos da Confederação Brasileira de Judô, as transmissões ao vivo disseminarão ainda mais o judô em todo o País.
“Atingimos alto nível na popularização do judô no Brasil, e uma grande prova disso é que nos últimos campeonatos brasileiros – sub 13, sub 18 e sub 21 – tivemos a participação de 26 federações estaduais, das quais 25 subiram ao pódio. A massificação da modalidade saiu do papel e hoje ostentamos um judô de qualidade de Norte a Sul do País. Acredito que a transmissão online será um grande passo no sentido de impulsionar ainda mais essa homogeneização, e estamos certos de que os judocas de todo o País irão acompanhar e desfrutar mais esta inovação oferecida pela CBJ”, disse o dirigente.
Programação
Sexta-feira – 18/08
13h às 17h – Credenciamento Técnico
18h – Reunião Técnica e sorteio das chaves
19h – Reunião de Arbitragem
Sábado – 19/08
9h – Preliminares – Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve e Meio Médio
15h – Cerimônia de Abertura
15h30 – Bloco Final – disputas por medalhas
Domingo – 20/08
9h – Preliminares – Médio, Meio Pesado e Pesado
12h – Bloco final – disputas por medalhas