19 de novembro de 2024
Judô Mauá inicia a temporada no pódio da Copa São Paulo
Equipe mauaense surpreende e conquista 22 medalhas, fica em terceiro lugar na classe veteranos, em quarto no aspirante e no 14º lugar na divisão especial da Copa São Paulo.
Judô Paulista
28/03/2018
Por PAULO PINTO I Fotos MARCELO LOPES/FPJ
São Paulo – SP
Com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a primeira fase da Copa São Paulo de Judô 2018, evento que anualmente abre o calendário esportivo do judô paulista e permite que as principais equipes do País possam avaliar e aprimorar o trabalho desenvolvido na pré-temporada.
A competição, que vale pontos para o ranking estadual e é classificatória para o Campeonato Brasileiro da Região V, realizou-se no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, nos dias 16 e 17 de março, e reuniu 2.800 judocas e 137 equipes de 16 Estados: São Paulo, Alagoas, Maranhão, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande Norte, Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.
A Copa São Paulo de Judô reúne as principais equipes do Brasil, e na disputa da divisão especial a Associação de Judô Mauá obteve duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, que garantiram 20 pontos e a 14ª colocação entre os 137 clubes inscritos.
Já a Copa São Paulo Aspirante realizou-se no último fim de semana e reuniu pouco mais de 1.200 judocas de 95 clubes. Nela a equipe mauaense conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, que lhe renderam 22 pontos e a quarta colocação geral.
A Copa São Paulo Veteranos, também no último fim de semana, reuniu 360 atletas de 99 equipes, e a Associação de Judô Mauá obteve três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, que lhe renderam 22 pontos e a terceira colocação geral na disputa.
As medalhas obtidas na divisão especial da Copa São Paulo foram conquistadas por Helena Martins (campeã), Murilo Andrade (campeão), Ana Rosa Conceição (vice-campeã), Gustavo Reis (vice-campeão), Agnes Vitória (bronze) e Luiz Henrique (bronze).
Na Copa São Paulo Aspirante as medalhas foram conquistadas por Yanko Limp Cavalcanti (campeão), Gustavo Garcia (campeão), Suzana do Nascimento Gobo (campeã), Lívia Maria de Almeida Barbosa (vice-campeão), Lucas Marczewski Idargo (bronze), Júlia Silva Souza (bronze), Adrielle Carvalho (bronze) e Reginaldo José de Souza (bronze).
As medalhas obtidas na Copa São Paulo Veteranos vieram com Rogério Valeriano (campeão), Jéssica Amaral (campeã), Ronaldo Eugênio (campeão), Jurandir de Lira (vice-campeão), Reinaldo Thurra (vice-campeão) e Adriano Cavalcanti (bronze).
Os pódios conquistados na Copa São Paulo foram alcançados por atletas dos polos de judô do Santa Lídia, Sônia Maria, São João, Oratório, Zaíra 6 e Central.
A comissão técnica da equipe mauaense foi formada pelos professores Chico do Judô, Jéssica Amaral, Rogério Valeriano dos Santos (Sabinão), Jurandir de Lira Mattos, Walter Teixeira, Adriano Cavalcanti, Marcos Harazin, Valdemir Carlos do Nascimento (Paizão) e Mayara Lisboa.
Na avaliação do Chico do Judô, o professor responsável e mais graduado da associação, o resultado obtido na primeira competição é fruto do excelente trabalho que a equipe desenvolveu no ano passado.
“Na temporada passada não obtivemos nenhum recurso incentivado ou apoio governamental municipal, estadual ou federal. Portanto, este resultado ficou muito acima da expectativa de uma equipe que não recebeu nenhum apoio ou patrocínio. Temos de enaltecer o trabalho dos nossos professores que, apesar das dificuldades, conseguiram imprimir grandes conquistas para o judô de Mauá, preservando a tradição e mantendo a nossa cidade na elite do judô paulista”, disse o professor Chico do Judô.
A Associação de Judô Mauá encerrou a temporada 2017 levando 13 atletas para uma disputa importante no Canadá, e o professor responsável pela equipe mauaense reafirmou o compromisso de levar atletas de Mauá a Toronto, neste ano.
“Independentemente de recebermos apoio do governo municipal ou estadual, desenvolveremos esforços no sentido de levar os judocas que se destacarem na temporada para a competição de Toronto. Entendo que, além da vivência e do intercâmbio técnico, iniciativas como esta oferecem uma experiência cultural importantíssima para os nossos jovens. No início da temporada os pais dos nossos alunos organizaram um bingo para arrecadar recursos para o caixa da associação, e atitudes como esta mostram o comprometimento, unem o grupo e fortalecem toda a equipe. Com este tipo de iniciativa certamente poderemos levar nossos judocas para o Canadá”, disse o professor mauaense, que concluiu prevendo uma campanha superior que a de 2017.
“Acredito que este ano faremos uma temporada ainda melhor que a do ano passado, porque está prevista a aprovação de um projeto pela Prefeitura de Mauá que viabilizará grande avanço para a equipe da associação”, previu Chico do Judô.