18 de novembro de 2024
WKF inicia ranqueamento oficial do karatê para os Jogos de Tóquio 2020
A contagem regressiva para a estreia histórica da modalidade nos Jogos de Tóquio começou oficialmente com a realização do Campeonato Asiático Sênior de Karatê em Amã, na Jordânia
Ranking Olímpico do Karatê
15 de agosto de 2018
Por PAULO PINTO I Fonte WKF I Fotos PRESS WKF
Curitiba – Paraná
O período de classificação do karatê para os Jogos Olímpicos começou oficialmente com a realização do Campeonato Asiático Sênior em Amã, na Jordânia, de 11 a 15 de julho.
Primeira competição incluída no processo de ranqueamento olímpico, a 15ª edição do campeonato da Asian Karate Federation (AKF) fez história ao deflagrar o processo seletivo de um dos esportes que estrearão nos Jogos de Tóquio.
Disputado por karatecas filiados à AKF, o torneio continental classificou apenas atletas da Ásia, e entre os destaques estão os japoneses Kiyou Shimizu e Ryo Kiyuna, que ratificaram o domínio nipônico no kata masculino e feminino.
Karatecas japonesas também figuram nas primeiras posições do ranking em outras duas categorias. Kayo Someya ficou em segundo lugar no kumitê feminino + 61kg, cuja líder é Hamideh Abbasa, da República Islâmica do Irã.
A campeã continental Miho Miyahara completa a lista das karatecas japonesas no topo do ranking olímpico, enquanto a vice-campeã Tzu-Yun Wen, da China Taipei, ocupa a segunda colocação no -55kg.
No kumitê -61kg a grande campeã foi a chinesa Xiaoyan Yin, que lidera o ranking olímpico totalizando 870 pontos, enquanto a vietnamita Nguyen Thi Ngoan, vice-campeã, ocupa a segunda colocação com 630 pontos.
No kumitê masculino o jordaniano Abdel Rahman Almasatfa e Abdullah Shaaban, do Kuwait, somam 930 pontos e dividem a primeira colocação do -67kg.
Na final do -75kg o jordaniano Bashar Alnajjar venceu Ali Asghar Asiabari, da República Islâmica do Irã. Somando 930 pontos no ranking, o jordaniano é o líder desta categoria de peso.
Na disputa do peso pesado o japonês Ryutaro Araga venceu o iraniano Saleh Abazari, totalizou 930 pontos e ocupa a primeira colocação do ranking.
O ranking olímpico será atualizada mensalmente e o processo de classificação para Tóquio terminará em 2 de junho de 2020, quando a lista final de atletas classificados será publicada.
A Budô consultou a Confederação Brasileira de Karatê (CBK) para saber como fica o atual ranking da World Karate Federation da classe sênior, e ouvimos que a WKF manterá o atual sistema de classificação em paralelo ao ranking olímpico.
“O ranking mundial da WKF vai continuar existindo normalmente, e agora começou a contagem para o ranking olímpico. O primeiro evento que vai contabilizar pontos para todos os atletas será a Premier League Berlin 2018, na Alemanha, de 14 a 16 de setembro. A partir de 2019 todos os eventos mundiais e continentais passam a valer pontos para os dois rankings”, explicou William Cardoso, diretor técnico da CBK.
Veja a classificação olímpica completa.