18 de novembro de 2024
Com dez judocas nas finais e oito na disputa do bronze, São Paulo busca campanha histórica no sênior
Ao meio-dia começam as disputas das finais das 16 categorias, com transmissão ao vivo pela ESPN e SporTV
Campeonato Brasileiro de Judô Sênior
10 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fonte LARA MONSORES I Fotos TATI AMAYA
Lauro de Freitas – BA
O primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior reuniu no Centro Pan-Americano de Judô 291 judocas de 26 Estados. Além do título nacional, os atletas que estão na Bahia buscam uma vaga na seleção principal para 2019.
Os combates de terça-feira (9 de outubro) definiram os classificados para as disputas de bronze e para as finais, que serão transmitidas ao vivo pelo SporTV e pela ESPN hoje, a partir das 12 horas. As lutas pelo bronze começam às 9 horas.
No período da manhã foram definidos os finalistas dos pesos superligeiro, ligeiro, meio-leve e leve, com destaque para Eduarda Francisco (48kg), Yasmim Lima (52kg) e Tamires Crude (57kg), que chegaram às finais de categorias que tinham, entre outras, atletas como Sarah Menezes, Jéssica Pereira e Rafaela Silva, que já integram a seleção e disputarão o bronze.
À tarde, foi a vez dos atletas dos pesos meio-médio, médio, meio-pesado e pesado entrarem em ação no CPJ e definirem seus finalistas.
De todos os atuais líderes do ranking nacional sênior, apenas sete chegaram às finais de suas categorias: Alex Pombo (73kg), Guilherme Schmidt (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Jonas Inocêncio (+100kg), Eleudis Valentim (52kg), Tamires Crude (57kg) e Alexia Castilhos (63kg). Eles lutarão nesta quarta para confirmar essa liderança e, com isso, garantir um lugar na seleção principal em 2019.
Campanha histórica?
A seleção paulista foi à Bahia formada por atletas das principais equipes de judô do Estado: Associação Desportiva São Caetano, SESI-SP, Esporte Clube Pinheiros, Sociedade Esportiva Palmeiras, Judô Praia Grande, Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos e Clube Paineiras do Morumby.
Ao todo, 18 judocas paulistas garantiram vaga nas finais e na disputa do bronze, o que poderá proporcionar um resultado histórico para o Estado hoje.
Os finalistas de São Paulo são: Amanda Santos (44kg), Eleudis Valentim (52kg), Samanta Soares (78kg), Mike Pinheiro (55kg), Jonathan Freitas (60kg), Lincoln Neves (73kg), Gabriel Oliveira (90kg), Gabriel Souza e Rafael Buzacarini (100kg) e Jonas Inocêncio (+100kg).
Os paulistas classificados para a disputa do bronze são: Tawany Silva (52kg), Ketelyn Nascimento (57kg), Ellen Santana (70kg), Giovanna Fontes (78kg), Sibilla Faccholli (+78kg), Kainan Pires (66kg), Vinicius Panini e Caio Brígida (81kg).
O Rio Grande do Sul desponta em segundo lugar com seis atletas classificados para as finais e seis na disputa do bronze.
Minas Gerais ocupa o terceiro lugar com quatro judocas nas finais e oito garantidos na disputa do bronze.
Resta conferir se, após a realização do Campeonato Brasileiro Sênior, a gestão de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô manterá os medalhões intocáveis da seleção brasileira ou promoverá as mudanças prometidas e tão esperadas.
Atletas finalistas
55kg: Matheus Takaki (DF) x Mike Pinheiro (SP)
60kg: Jonathan Freitas (SP) x Raphael Miaque (RS)
66kg: Airton Silva (RS) x Adriano Souza (AM)
73kg: Alex Pombo (RS) x Lincoln Neves (SP)
81kg: Guilherme Schimidt (DF) x Guilherme Guimarães (MG)
90kg: Eduardo Bettoni (MG) x Gabriel Oliveira (SP)
100kg: Gabriel Souza (SP) x Rafael Buzacarini (SP)
+100: Jonas Inocêncio (SP) x Ruan Isquierdo (RJ)
44kg: Amanda Santos (SP) x Ana Beatriz Pinto (PA)
48kg: Nathália Brígida (RS) x Eduarda Francisco (RJ)
52kg: Eleudis Valentim (SP) x Yasmin Lima (RJ)
57kg: Tamires Crude (RJ) x Layana Colman (MG)
63kg: Alexia Castilhos (RS) x Veronice Chagas (RN)
70kg: Aine Schmidt (RS) x Sarah Nascimento (MG)
78kg: Gabriela Paliano (MS) x Samanta Soares (SP)
+78kg: Camila Yamakawa (MS) x Istelina Silva (SE)