Números do exame de graduação mostram o gigantismo do judô no Estado de São Paulo

Perfilados, autoridades e candidatos entoam o Hino Nacional

Fundamentada no ji-ta-kyo-ei e na atuação voluntária de 82 examinadores entre os quais renomados professores kodanshas, a FPJudô aprovou 355 candidatos e deverá promover 501 judocas, do 1º ao 9º dan, nesta temporada

Exames de Graduação da FPJudô 2018
23 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS / MARCELO LOPES / CRISTIANE ISHIZAWA
Mauá – SP

Com o apoio da Prefeitura de Mauá, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou os exames de graduação de 2018 neste sábado (20 de outubro), no Ginásio Celso Daniel e no Teatro Municipal de Mauá. Foi o encerramento grandioso do calendário de eventos do judô paulista desta temporada.

Na abertura da cerimônia de outorga, Joji Kimura fala aos candidatos inscritos no exame de graduação desta temporada

Numa ação gigantesca desenvolvida em 18 áreas, os departamentos técnico e de graduação da federação paulista avaliaram 370 candidatos, aprovaram 355 e graduaram mais 98 faixas pretas pelo sistema de ranqueamento. Somados a eles, os 48 professores kodanshas indicados pela comissão de graduação de São Paulo completam 501 judocas promovidos desde o 1º dan (sho-dan) ao 9º dan (kyuu-dan) nesta temporada.

O índice de aprovação na temporada tingiu 95%

O staff da Federação Paulista de Judô estava composto por 52 colaboradores, enquanto a banca examinadora contou com a atuação voluntária de 82 árbitros examinadores, entre os quais 52 professores kodanshas.

Nos últimos anos São Paulo aprovou mais de 300 candidatos do primeiro ao quinto dan

Joji Kimura, diretor técnico da FPJudô, explicou que 85% dos candidatos inscritos nos exames de graduação da FPJudô desta temporada vieram das delegacias regionais do interior e do litoral.

“Desde que assumimos a direção técnica planejamos realizar os módulos de kata, história, filosofia, ética, terminologia de judô e de preparação para os exames de graduação de forma itinerante em todo o Estado de São Paulo. Esta alteração promoveu uma grande mudança no perfil dos pretas que vêm sendo examinados nas últimas temporadas. Neste ano 85% dos judocas inscritos são do interior e do litoral. Apenas 15% são da capital. Isso mostra claramente a força do judô em todo o Estado, e nos faz olhar para este segmento com maiores cuidados”, disse.

Apenas 15% dos candidatos examinados eram da Capital

Na avaliação do professor kodansha Dante Kanayama, o trabalho em equipe foi o grande responsável pelo sucesso do exame de graduação desta temporada.

“Iniciamos os trabalhos neste evento há várias semanas e o sucesso obtido é fruto do comprometimento de uma equipe coesa e dedicada. Além do planejamento que nos permitiu gerenciar este evento e examinar 370 candidatos, houve uma mobilização geral que possibilitou este resultado espetacular. Às 15h45 já tínhamos o resultado dos exames de todos os candidatos. Toda a equipe está de parabéns, já que mais uma vez a FPJudô cumpre seu importante papel de formar novos faixas pretas e promover o surgimento de novos professores para São Paulo e para o Brasil”, disse o professor Kanayama, coordenador geral dos exames de graduação da Federação Paulista de Judô.

Segundo Joji Kimura, o alto índice de atletas examinados e aprovados no interior do Estado tem elevado o nível técnico do judô que acontece fora da Capital

Ao todo 82 professores atuaram na banca examinadora

Antes das 16 horas a comissão de graduação da FPJudô já tinha os resultados dos candidatos avaliados

Mais uma vez a FPJudô cumpre seu importante papel na formação de uma quantidade expressiva de novos faixas pretas

Parte da banca examinadora na cerimônia de outorga de dans

Candidatos aguardam o resultado

Parte da banca examinadora na cerimônia de outorga de dans

Cerimônia de outorga no Teatro Municipal de Mauá

Francisco de Carvalho fala aos candidatos aprovados pelo ranqueamento

Alessandro Puglia fala aos candidatos aprovados pelo ranqueamento

Professores kodanshas na cerimônia de outorga pelo ranqueamento

Francisco de Carvalho, Ton Pacheco, Miguel Suganuma e Alessandro Puglia

Ton Pacheco faz a entrega do ni-dan a judoca paralímpica Alana Maldonado

Miguel Suganuma faz a entrega do go-dan a Carlos Leonardo Borges

Autoridades e candidatos aprovados no encerramento da cerimônia de outorga realizada no teatro Municipal de Mauá