Clube de Judô Fragoso, há 21 anos formando atletas na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Professor Vinícius Fragoso

O judoca Vinícius Fragoso se orgulha por atrair crianças, jovens e adolescentes para o seu projeto em Campo Grande

Dojôs do Brasil
20 de novembro de 2018
Por SILVIA FERNANDES I Fotos STEFANO FIGALO e FLASH SPORT
Rio de Janeiro – RJ

A palavra propósito sempre fez parte do vocabulário dos judocas do Clube de Judô Fragoso. O Projeto está na fase da maior idade e tem uma trajetória marcada pela perseverança do seu idealizador, atleta e empreendedor Vinícius Fragoso.

O início da paixão pelo Judô aconteceu através do sensei Roberto Kwasinsky, no dojô do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, localizado no bairro de Campo Grande, depois o judoca continuou o caminho motivado pelo seu sensei Diógenes das Neves. Em 1995 adquiri seu tatami e começa a dar aulas, logo depois tornou-se Campeão Carioca e Estadual de Judô.

Equipe do Judô Fragoso que disputou o estadual por equipes mistas de 2018

Segundo a Confederação Brasileira de Judô – CBJ, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO considera o judô o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

“Precisamos formar cidadãos por uma sociedade mais justa. Essa formação passa pelo esporte.” Vinícius Fragoso

Durante os 21 anos de atuação, o Clube Judô Fragoso formou aproximadamente mil crianças, adolescentes, jovens e adultos. Desenvolveu muitas parcerias com núcleos em diferentes bairros do Rio de Janeiro como: Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Santíssimo, Cosmos, Paciência, Pedra de Guaratiba, Jacarepaguá, Recreio, Penha, Penha Circular e Complexo do Alemão. Atualmente, o Clube conta com a colaboração de 20 professores e se orgulha em difundir o judô federando atletas e estimulando uma formação de qualidade.

O objetivo do Clube é a implementação do esporte através de escolinhas e do incentivo ao alto rendimento atendendo aos públicos neurotípico e neuroatípico (TOD, TDH e Autismo). Precisamos formar cidadãos por uma sociedade mais justa. Essa formação passa pelo esporte, afirma Vinícius Fragoso.

Atletas da base do Clube de Judô Fragoso

O Nascimento da Copa Fragoso de Judô

A Copa Fragoso nasceu em 2004, por meio de um aprendizado prático quando foi organizada e realizada a primeira competição no Luso Brasileiro Tênis Club.  Fizeram parte da trajetória da Copa, o Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, o Centro Esportivo Miécimo da Silva e atualmente a Escola Rural São Vicente de Paula, todos localizados no bairro de Campo Grande. Entre a primeira competição e a última, muitas etapas foram conquistadas com muita perseverança. A premissa do trabalho da Copa Fragoso passa pela valorização dos atletas, árbitros, professores e responsáveis.

Em 2007 aconteceram as classificações nas primeiras seletivas nacionais no Maranhão e o primeiro atleta campeão sul-americano, em Cuenca, no Equador. Logo depois, em 2008, veio a seletiva nacional em Porto Velho (RO) e o bicampeonato sul-americano em Montevidéu, no Uruguai.

A Filiação do Judô Fragoso à Federação Judô Estado Rio Janeiro e Confederação de Judô aconteceu em 2009, ano em que a Copa Fragoso tornou-se interestadual e conquistou o tricampeonato sul-americano em Santiago do Chile. Neste ano a Copa Fragoso completou 15 anos e se consolidou como o principal evento de Judô da Zona Oeste, realizado de Campo Grande para o mundo.