08 de janeiro de 2025
Teddy Riner volta e quer o terceiro ouro olímpico em Tóquio 2020
O francês voltou a treinar, depois de um ano parado, em busca do grande objetivo da carreira: se tornar o único atleta do judô masculino com 4 medalhas olímpicas
Alto Rendimento
25 de janeiro de 2019
Fonte GLOBOESPORTE.COM I Fotos MAYOROVA MARINA
Paris – França
Um dos maiores judocas da história, o francês peso-pesado Teddy Riner, de 29 anos, está de volta aos tatamis depois de um ano sem competir. Mesmo sem perder uma luta desde 2010, no ano passado, ele ficou fora do Mundial de Baku, no Azerbaijão, e decidiu tirar um ano sabático. A última vez que competiu foi em 11 de novembro de 2017, no Open de Marrakesh, quando também foi campeão.
Em dezembro, Riner decidiu retomar a carreira. Passou uma temporada no Japão, e, no início de janeiro, foi para Portland, nos Estados Unidos. Agora, o bicampeão olímpico, que também foi medalhista de bronze em Pequim 2008, está de volta à Paris com o objetivo de treinar para buscar a terceira medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2020.
“No meu esporte, não tem muita gente que já ganhou três vezes em uma olimpíada. O único tricampeão olímpico é o japonês Tadahiro Nomura, da categoria até 60kg. Eu adoraria superá-lo. Se conseguir, eu seria o único no mundo a ganhar quatro medalhas olímpicas, sendo três de ouro. É um desafio que eu me coloco agora. Eu diria que é o grande desafio de uma carreira”, disse Teddy Riner ao canal de televisão europeu EuroNews, nesta quarta-feira.
Seu técnico há longos 17 anos, Franck Chambily, afirmou que Teddy Riner está motivado e vai trabalhar duro por seu objetivo.
“Vontade tem. Já é bastante coisa depois de um ano sem treinos. Ele continuou treinando, mas por períodos curtos. Agora, ele está animado a voltar e tem pressa”, comemorou o treinador do bicampeão olímpico francês.
O próximo Campeonato Mundial acontece no mês de setembro, em Tóquio. Teddy Riner vai participar da disputa por equipes mistas e vai pensar em uma provável participação individual, considerando que depois de 14 anos nos tatamis, o judoca de 29 anos e 2,04m de altura não está exatamente na forma ideal. Tudo vai depender de seu estado físico até lá.