A importância dos valores socioeducativos do judô

Numa iniciativa do Instituto Kodokan do Brasil, Federação Paulista de Judô e Consulado do Japão de São Paulo, em 2018 Hirotaka Okada levou mais de 300 professores a arena olímpica do Ibirapuera

É nosso dever manter o judô em sua forma integral para que seja passado adiante às próximas gerações, como um tributo que deve ser pago às gerações que nos precederam     

Randori-no-kata
27 de janeiro de 2019
Por ODAIR BORGES I Fotos BUDÔPRESS
Campinas – SP  

Este é um assunto bastante oportuno e propício nos dias de hoje, pois vivemos tempos difíceis no que se refere a educação. Os pais têm dificuldades e não conseguem controlar as informações que nossas crianças recebem diretamente da televisão e, principalmente, das redes sociais via internet. São gerações que estão sendo formadas sem valores, desorientadas e sem referências, não sabendo distinguir o certo do errado, gerando confusão mental e espiritual.

A convivência social do adulto é construída na sua infância, por isso as crianças necessitam aprender a cultivar sentimentos nobres como retidão, decência, honestidade e lealdade. Precisam ser orientadas no sentido de desenvolver princípios de civismo, aprender o valor da palavra e da dignidade humana, tudo o que vai norteá-las em sua ação futura, tais como o respeito à vida, aos mais velhos, à lei, à ordem, à disciplina, à linguagem, ao patrimônio público, à bandeira e ao Hino Nacional.

Como professores, educadores e professores de judô que somos, temos uma grande responsabilidade no sentido de transmitir e disseminar os valores filosóficos e educacionais do educador professor Jigoro Kano. Pelo fato de o judô ser uma modalidade de luta, somos admirados e respeitados como faixas pretas, e como professores kodanshas pelos nossos alunos, sejam eles crianças, adultos ou menos graduados. Como escreveu Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe, “tu te tornas responsável por aquilo que cativas”, do que se conclui que não temos o direito de decepcionar aqueles que nos admiram.

Odair Borges, professor kodansha 8º dan

Tive o prazer da convivência e do aprendizado do judô com o meu pai e com os professores japoneses mais antigos que desenvolveram o judô em São Paulo. Mais tarde, como bolsista no Japão, tive o privilégio de ser aluno no Instituto Kodokan dos senseis Sumiyuki Kotani – na época, o último aluno de Jigoro Kano ainda vivo – e de Toshiro Daigo e Ichiro Abe, e na Universidade Waseda do sensei Yoshimi Osawa. Portanto, minha história, minha idade, minha experiência no judô e minha obrigação como kodansha me autorizam o relato, o comentário, a observação e a crítica.

Tradicionalmente os japoneses são devotados aos seus anciãos, e, aqui no Brasil, nos ensinaram de maneira simples – e até com certa dificuldade em se expressar – os gestos, os hábitos, posturas e costumes no que se refere a etiqueta, cortesia, respeito, disciplina, hierarquia, tudo que está implícito na prática do judô. Todos esses rituais, simbolismos e formalidades são essenciais porque nos sintonizam com o ambiente do judô, com a execução perfeita das técnicas, e não podem ser esquecidos, pois geram disciplina, e disciplina é um valor fundamental em qualquer atividade. A essência do judô guarda características únicas, que tiveram origem numa civilização das mais antigas, cuja cultura rica e milenar devemos disseminar por intermédio do judô. Temos, assim, a obrigação de aperfeiçoar o que recebemos e aprendemos. É nosso dever manter o judô em sua forma integral para que seja passado adiante para as próxias gerações, como um débito que deve ser pago às gerações que nos precederam.

“Não há fim para o aprendizado e o conhecimento. Quando você começa a sentir que é um mestre não está mais no caminho a ser seguido.”

Hagakure Bushidô

O Kodokan deixa bem claro nas suas orientações que nós, professores kodanshas, não deixemos de sempre orientar os menos graduados e que não podemos perder as referências e a estrutura do conjunto de ideais do professor Jigoro Kano que nos dão consistência moral e filosófica. O denominado caráter japonês é formado pela curiosidade intelectual, amor às letras e artes, busca pelo conhecimento, gosto pelo ensino e paciência no aprendizado. São traços remotos que permeiam a própria história do Japão. São virtudes que, com o tempo, tornaram-se a moral das atividades militares, literárias e sociais, crescendo juntamente com o Bushidô, o código de ética do guerreiro samurai.

Tudo isso faz parte do complexo cultural que denominamos educação, principal alicerce da cultura japonesa. Uma característica que torna os japoneses muito especiais é o relacionamento que existe entre as diferentes gerações. Mais do que em outros lugares do mundo, o vínculo entre os mais velhos e os mais jovens é respeitoso, empático e afetuoso. Para eles, o mais velho, o professor, o mais graduado, o senpai, o kodansha e o idoso são pessoas com sabedoria, que merecem a maior consideração.

Na sua posição como grande educador, o professor Jigoro Kano, quando diretor da faculdade de educação na Universidade de Tokyo, já se preocupava com a atividade física e o bem-estar de seus alunos e funcionários, e os orientava para a prática de qualquer atividade esportiva. Em seu pensamento “a educação estava inclinando-se indevidamente somente para a cultura intelectual e, se nada fosse feito, os aspectos físicos e morais da educação tornar-se-iam deficientes” (Kano, J. – Yuko no Katsudo, vol.5, nº 8, 1919). Ele queria dizer que um corpo saudável é a base, o sustentáculo para as atividades mentais, pois sem saúde não temos atividade intelectual. E que “o corpo é o alicerce ou a coluna sobre a qual se sustenta a alma, no qual o espírito e o intelecto se assentam”. Portanto, “quem não consegue cuidar de si mesmo, negligenciando o cuidado com sua própria saúde, não terá condições de oferecer qualquer benefício aos outros”. E concluiu: “Para nos aperfeiçoarmos não podemos esquecer nem por um momento que precisamos ser úteis e beneficiar a humanidade, influenciando e dando exemplo de vida com saúde física, mental, de comportamento social e de bons hábitos e costumes”. Em sua importante citação Jita-Yuwa- Kyo-Ei, o professor Jigoro Kano quer evidenciar a harmonia e a prosperidade mútua, em nível físico e espiritual, por meio da união de forças recíprocas.

Hoje temos um grande número de kodanshas, e ser portador, usar essa faixa vermelha e branca, não pode e não deve ser objeto de ostentação. Ser graduado neste nível requer estar atualizado, pois quanto maior a graduação maior a responsabilidade. É primordial o estudo contínuo técnico e pedagógico, assim como participar de grupos de estudos e pesquisa, transmitir conhecimento, enfim, estar ativo nos cursos, padronizações, eventos e administração do judô.  Em nossa condição de kodanshas, somos os guardiões dos valores morais e educativos a serem preservados e transmitidos por intermédio do judô sem nenhuma conotação política, religiosa e ideológica. Precisamos deixar de lado algumas vaidades e aceitar – pelos mais diversos motivos – nossas dificuldades e admitir que necessitamos de cursos e ou seminários de capacitação, até mesmo sob orientação de professores mais jovens e menos graduados, mas que possuem, cada um na sua área de especialização, uma visão mais acadêmica, científica e técnica – mesmo porque Kano Shihan era praticante, acadêmico e educador. Essa união, esta concordância dos mais jovens, somada à nossa extensa experiência, é de fundamental importância para agregar conhecimento, além de ser imprescindível na manutenção das tradições, para que possamos continuar sendo fiéis ao nosso compromisso de manter o judô em alto nível, não só como esporte olímpico, mas como modalidade altamente educativa.

Enfim, não podemos nos deixar influenciar pelo processo de destruição de valores a que temos assistido em nossa sociedade, e sim buscar sempre uma boa formação sob a luz da tradição e de toda a bagagem filosófica e educacional do shihan Jigoro Kano.

Professor Me. Odair Borges é 8º dan pela Confederação Brasileira de Judô e 7º dan pelo Instituto Kodokan (Tóquio), além de mestre em educação física pela USP