08 de janeiro de 2025
Gil de Carvalho, novo delegado da 9ª DRJ ABC, quer ampliar o número de dojôs filiados
Com muita experiência na gestão esportiva, o novo dirigente paulista quer dinamizar a modalidade e aumentar o número de escolas filiadas em sua região
9ª DRJ Grande ABC
5 de fevereiro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
São Bernardo do Campo – SP
Atualizada em 6 de fevereiro de 2019
Indicado para assumir a 9ª DRJ ABC ainda nos primeiros meses de 2018, José Gildemar de Carvalho, o Gil, precisou de quase um ano para organizar-se e assumir efetivamente o comando do judô do Grande ABC.
Durante a reunião dos delegados realizada em janeiro, o novo comandante da 9ª DRJ falou sobre a surpresa do convite e o desafio de manter o judô de sua delegacia entre as principais forças da modalidade no Estado de São Paulo.
“Recebi o convite com muita alegria e ciente do grande desafio que iria assumir, pois já fui delegado regional em outra ocasião. Estou retomando o posto em outro momento de minha vida, mais maduro e muito mais experiente, é claro. Hoje conheço os meandros da política e da gestão esportiva propriamente dita. Sobre a área técnica acho que não demanda maiores comentários, pois há várias décadas vivo em torno do shiai-jô. Entendo que São Paulo é a locomotiva do judô brasileiro, e o ABC tem um papel relevante neste cenário”, disse o dirigente andreense.
Presidente da Associação Desportiva Santo André (ADSA), uma das equipes mais competitivas do Grande ABC, o novo dirigente quer imprimir mais ritmo no judô de sua região.
“Entre as nossas principais metas está a criação de alguns eventos em nossa delegacia. Um deles será o Circuito de Judô do ABC, seguindo o modelo que o professor Celso de Almeida aplica na Grande Campinas. Outra meta importante é aglutinar e fortalecer os professores da 9ª DRJ ABC, pois são eles que oferecem o alicerce para a nossa delegacia. Além destas metas temos outros objetivos que serão trabalhados no momento oportuno. Já conseguimos reunir um grupo de professores que estão muito interessados em expandir a base o judô e impulsionar a modalidade do ABCD”, disse o professor Gil.
O dirigente do Grande ABC expôs que a grande meta de sua gestão é ampliar o número de dojôs filiados em 20%.
“Na verdade, a nossa principal meta é ampliar o número de dojôs filiados a nossa DRJ. Só não vou dar mais detalhes neste momento porque ainda estamos acabando de formatar o projeto, mas pretendemos um aumento de 20% nos primeiros 12 meses de gestão”, disse Gildemar, que concluiu explicando como pretende atingir esta meta.
“Em nossa região existem muitos professores que desenvolvem um trabalho importante, mas não têm condições financeiras para fundar suas próprias escolas. Estamos elaborando um projeto que proporcione oportunidade a eles. A ideia é que cada um possa caminhar com suas próprias pernas, obtendo melhores resultados no curto prazo”, concluiu o dirigente.
Formado em educação física, o professor kodansha José Gildemar Clementino de Carvalho, o Gil do Judô, é exemplo de conduta dentro e fora dos tatamis. Nascido em 20 de dezembro de 1964 em Santa Cruz do Piauí, migrou para São Paulo aos 3 anos, tornou-se cidadão andreense e hoje é referência no esporte e, em especial, no judô de Santo André e do Grande ABC.
Diretoria da 9ª DRJ ABC
Delegado Regional: José Gildemar Clementino de Carvalho
Delegado Adjunto e Diretor Técnico: Marcos José Húngaro
Tesoureiro: Everton Mendes
Diretor de Oficiais de Mesa e Diretor Técnico: Mário Assis Jr.
Assistente Técnica: Ana Carolina Pereira
Diretores de Cursos: Wagner Vettorazzi e Renato Ribeiro
Diretora de Arbitragem: Andaluza Marin
Diretor de Arbitragem Adjunto: Cleginaldo Correia