08 de janeiro de 2025
A Budô revela cronograma do processo que culminará na eleição da nova diretoria da FPJudô
A notícia, que deverá ser amplamente comemorada pela maioria esmagadora de agremiações que integram o judô paulista, deve cair como uma bomba sobre os que esperavam que o pleito jamais se realizasse.
Por Paulo Pinto / Global Sports
19 de julho de 2024 / Curitiba (PR)
Cumprindo à risca tudo o que foi prometido publicamente reiteradas vezes à comunidade judoísta e atendendo prioritariamente aos anseios do judô paulista, o advogado Caio Medauar de Souza, interventor na Federação Paulista de Judô (FPJudô), estabeleceu o cronograma dos procedimentos que culminarão na realização da eleição que encerrará o processo de intervenção em curso desde 1º de março de 2024.
Cronograma
Apuramos que entre os dias 23 de julho e 10 de agosto serão publicados e submetidos a aprovação as regras e os procedimentos para a eleição que se realizará entre 22 e 26 de agosto de 2024.
Segundo diversas fontes consultadas, a eleição ocorrerá de forma virtual por meio da plataforma Tafner Solutions, a mesma utilizada nas assembleias gerais de junho e julho. O sistema foi amplamente aprovado pela comunidade.
Celebração e decepção
A notícia, que deverá ser amplamente comemorada pela maioria esmagadora de agremiações que compõem o judô paulista, deverá ter um sabor amargo para a meia-dúzia de escolas e clubes que buscaram um protagonismo ególatra, silenciando momentaneamente a atual geração de atletas e fãs do judô competitivo, prejudicados pelas ações inconsequentes de indivíduos que se colocam acima da coletividade.
Graças à celeridade e à sensibilidade dos gestores à frente da intervenção, todo o estrago e a destruição institucional causados pelo grupo Renova Judô estão sendo minimizados, com a perspectiva de o judô paulista retomar seu curso de normalidade e voltar a projetar seu futuro a partir de 1º de setembro de 2024.
Jita-kyoei
A união da maioria esmagadora de professores e gestores das agremiações filiadas foi fundamental para a realização deste projeto de reestruturação e renovação. Ao manterem-se firmes e coesos em torno de um objetivo comum, mostraram que o verdadeiro espírito do judô reside na coletividade e na busca incessante do bem maior da modalidade. Tanto comprometimento e dedicação evidenciam o forte alicerce sobre o qual o judô paulista poderá construir um futuro promissor, sempre pautado pela ética, pelo respeito e pela excelência esportiva.
Avaliamos que, institucionalmente, a Federação Paulista de Judô sairá da intervenção muito mais forte. Contudo, o mais importante foi podermos medir o tamanho exato e a importância do judô paulista no cenário nacional da modalidade. Entendemos que esta foi a principal lição de todo o processo.