A evolução do kata

A iniciativa tem como meta principal criar um circuito mundial de kata © Kulumbegashvili Tamara / FIJ

Dirigente da FIJ, anuncia inovações no kata: novos katas para graduações avançadas, mudanças nas categorias de base, a criação da Kata World Series com torneios globais e inclusivos.

Fonte Nicolas Messner / FIJ
1º de janeiro de 2025 / Curitiba, PR

O professor kodansha juu-dan (10º dan) Jean-Luc Rougé, diretor de Desenvolvimento e Promoção da Federação Internacional de Judô (FIJ), esteve em Las Vegas para acompanhar o Campeonato Mundial de Kata 2024. Durante o evento, ele compartilhou suas perspectivas sobre a evolução da prática e das competições de kata nos próximos anos.

“Este campeonato é um evento tradicional que celebra a cultura e o verdadeiro espírito do judô, mostrando que nossa modalidade vai muito além de um esporte. Os campeonatos mundiais de kata são um excelente exemplo disso, pois aqui falamos de parceiros, não de oponentes. É sobre ajuda e progresso mútuo. O kata está em plena expansão! Isso fica evidente com a participação de novos países e atletas cada vez mais jovens. Vamos impulsionar ainda mais esse crescimento com a implementação de novas ideias e conceitos”, afirmou o dirigente.

A partir de 2026, será introduzida uma nova categoria para cadetes © Kulumbegashvili Tamara / FIJ

Rougé explicou que o Comitê de Desenvolvimento e Promoção da FIJ tem trabalhado em estreita colaboração com a Comissão de Kata da FIJ para propor inovações, algumas das quais já serão implementadas em 2025.

“Será possível, por exemplo, que uma dupla participe de dois katas diferentes. Para isso, será necessário reorganizar o formato da competição, garantindo que as apresentações não se sobreponham. Essa mudança atrairá ainda mais participantes e tornará o evento mais dinâmico e interessante do ponto de vista competitivo.”

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralscrs

Também serão introduzidos novos katas para os judocas mais graduados, que se apresentarão com suas faixas vermelhas e brancas. Entre eles estão o koshiki-no-kata (formas antigas) e o itsutsu-no-kata (as cinco formas, que representam os cinco princípios ou fenômenos naturais).

As categorias de base também passarão por mudanças significativas. A atual categoria Sub-23 será ajustada para Sub-21, alinhando-se às faixas etárias das competições de judô. Além disso, a partir de 2026, será introduzida uma nova categoria para cadetes.

Kata World Series

No próximo ano, será lançada a Kata World Series, com o primeiro evento já programado para acontecer em Louvain-la-Neuve, na Bélgica, no dia 8 de março de 2025. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Promoção da FIJ, a iniciativa tem como meta principal criar um circuito mundial de kata que permita estabelecer um ranking global, facilitando a definição de cabeças de chave para os campeonatos mundiais.

A arbitragem do kata também passará por um processo de reformulação © Kulumbegashvili Tamara / FIJ

“Nosso objetivo é organizar seis torneios anuais, distribuídos pelos cinco continentes. Esses eventos estarão abertos tanto para equipes nacionais quanto para clubes, enquanto os campeonatos mundiais permanecerão exclusivos para delegações nacionais. Para os torneios da Kata World Series, estamos considerando a possibilidade de permitir a participação de duplas compostas por judocas de diferentes países, ampliando as oportunidades para um número ainda maior de atletas e nações,” explicou Rougé.

Inclusão

A FIJ planeja intensificar ainda mais a cooperação em todos os níveis para aprimorar a organização, que já é reconhecida por seu alto padrão. “Para a edição de 2025 dos campeonatos mundiais, estamos considerando trabalhar com a equipe das Olimpíadas Especiais para organizar um evento exclusivo entre os mundiais de veteranos e os mundiais de kata. Esse evento incluiria as três primeiras séries do nage-no-kata e, possivelmente, uma série de imobilizações do katame-no-kata”, revelou Rougé.

Jean-Luc Rougé concluiu destacando que há inúmeros projetos em andamento que buscam preservar a essência tradicional do kata, ao mesmo tempo em que abrem espaço para a modernidade. “Os próximos dois anos serão marcados por uma grande evolução no kata”, finalizou.

http://www.shihan.com.br