15 de novembro de 2024
A expectativa é de que Tóquio 2020 mantenha a programação original do revezamento da tocha
Segundo o Kyodo News, o plano básico para o revezamento da tocha permanecerá conforme o planejado
Educação Física
21 de agosto de 2020
Fonte INSIDE THE GAMES I Fotos GETTY IMAGES e AFP / KAZUHIRO NOGI
Curitiba – PR
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para o próximo ano, a apenas dois dias antes do início do revezamento da tocha que aconteceria em Fukushima, no mês de março. Os organizadores avaliaram as principais mudanças no revezamento da tocha em um esforço para simplificar e cortar custos.
De acordo com o Kyodo News, o plano básico para o revezamento da tocha permanecerá conforme planejado, porém, com uma redução no comprimento do revezamento que, supostamente, terá pouco impacto no custo.
Uma eventual redução do trajeto exigiria que o Comitê Organizador mantivesse discussões com os patrocinadores afetados e os governos locais.
O Comitê Organizador de Tokyo 2020 busca trabalhar com os organizadores locais para determinar como o Torch Relay (revezamento da tocha) poderá ser simplificado e reduzir os riscos apresentados pelo coronavírus.
“Na medida do possível, buscaremos respeitar a estrutura e trajetos originais do revezamento da tocha olímpica de Tóquio 2020”, disse um representante do Comitê Organizador à Reuters.
Se Tóquio 2020 mantiver os planos e a estrutura originais, o revezamento da tocha duraria 121 dias. Tudo iniciaria em 25 de março no Centro Nacional de Treinamento de Futebol J-Village, na província de Fukushima.
A cidade de Fukushima foi selecionada para o “grande início” porque os organizadores estão ansiosos para usar os Jogos de Tóquio 2020 para promover a recuperação da região. Em 2011, um terremoto e um tsunami devastadores causaram o colapso de uma usina nuclear, que resultou na perda de mais de 15.000 vidas.
O revezamento visitaria todas as 47 prefeituras do Japão como parte de uma turnê nacional, com 10.000 portadores esperados para correr com a chama olímpica. A tocha também deve visitar os principais marcos do Japão na preparação para os Jogos, antes de chegar à Cerimônia de Abertura das Olimpíadas adiadas em 23 de julho.
A Olimpíada reprogramada deve acontecer até 8 de agosto de 2021, seguida pelas Paraolimpíada, que acontece de 24 de agosto a 5 de setembro.
Em março, a tocha foi acesa na Antiga Olímpia e fez a viagem ao Japão antes do revezamento inicial ser cancelado. Ela foi colocada em exibição pública em Fukushima antes de ser transferida para Tóquio.