05 de janeiro de 2025
Academia Integrada de Formação foi a grande campeã da segunda etapa do Circuito Amapaense de Judô
Reunindo os melhores atletas do Estado, a competição realizada no Amapá Garden Shopping apresentou disputas nas classes infanto-juvenil, pré-juvenil, juvenil, sênior e veteranos
Circuito Amapaense de Judô 2108
4 de agosto de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BRUNA MENDES
Macapá – AP
Com o apoio do Amapá Garden Shopping, no dia 21 de julho, a Federação Amapaense de Judô realizou a segunda etapa do Circuito Amapaense de Judô 2018, competição que reuniu mais de 200 atletas das classes sub 13, sub 15, sub 18, sênior e veteranos.
Na abertura do evento, Antônio Viana, presidente da Federação Amapaense de Judô (FAJ) falou sobre as parceiras que estão colocando o judô na vitrine em todo o Estado do Amapá.
“Estamos desenvolvendo parcerias com o Amapá Garden Shopping e outros shoppings do Estado, visando difundir cada vez mais a nossa modalidade no Amapá. Neste momento, entendemos que precisamos tirar o judô dos ginásios e colocá-lo em vitrines como os shoppings e demais espaços com grande concentração de pessoas”, disse Viana.
Quebra da hegemonia
Nos tatamis, desfilaram os maiores nomes do judô amapaense da atualidade, além de acontecer a conquista inédita da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento, que conquistou 13 medalhas de ouro, 19 de prata e 12 de bronze pela primeira vez, superando na contagem geral de pontos a Academia Ronildo Nobre, a grande rival a qual totalizou 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 10 de bronze, sendo a vice-campeã geral. O Clube de Judô Seishin obteve a terceira colocação geral com nove medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.
No masculino, os judocas da Academia Ronildo Nobre se impuseram nos tatamis e conquistaram a primeira colocação totalizando nove ouros, cinco pratas e sete bronzes. Os judocas do Clube de Judô Seishin obtiveram a segunda colocação com seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Já a Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento ficou em terceiro lugar totalizando cinco medalhas de ouro, sete de prata e sete de bronze.
No feminino, a Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento disputou 20 finais que asseguraram oito medalhas de ouro, 12 de prata e cinco de bronze. A Associação Pedrão de Artes Marciais foi vice-campeã com um total de quatro medalhas de ouro e uma de bronze. A Academia Ronildo Nobre obteve a terceira colocação conquistando três medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze.
Pioneiro em inúmeras iniciativas como gestor esportivo, paulatinamente Antônio Jovenildo de Silva Viana amplia a base do judô no Amapá, Estado onde a modalidade ainda é muito pouco conhecida pela população.
Ao contrário do que fazem alguns dirigentes estaduais que emperram uma modalidade que está arraigada na cultura popular, por meio de iniciativas como a parceria com o Amapá Garden Shopping, Antônio Viana acelera o processo de massificação do judô no Amapá e demais Estados da Região Norte do País.