Ação solidária do judô fluminense busca recursos para ajudar vítimas das enchentes em Duque de Caxias

O seminário técnico de kihon beneficente realiza-se neste sábado (2 de março) no ginásio do Sest Senat – Unidade Duque de Caxias.

Por Paulo Pinto / Global Sports
28 de fevereiro de 2024 / Curitiba (PR)

Como parte de uma ação solidária capitaneada por Ernesto Balbino e os professores kodanshas Oswaldo Cupertino Simões, hachi-dan (8º dan), e Alfredo Dornelles, hachi-dan (8º dan), será realizado no próximo sábado, 2 de março, um seminário técnico de kihon. A iniciativa leva em conta dois grandes pilares doutrinários e filosóficos do judô: jita-kyoei e sei-ryoku-zen-yo.

O primeiro fala sobre entrega, doação, solidariedade e crescimento mútuo. O segundo preconiza uma vida de dedicação a eficiência, proatividade, eficácia, racionalidade e objetividade no agir. Ambos podem ser traduzidos como servir ao próximo e como melhor fazer para realizar essa tarefa.

Seguindo esses princípios, os professores Dornelles e Simões convocam todos os amigos do judô a se unirem para prestar ajuda à imensa comunidade da cidade de Duque de Caxias, na qual parte da população está desabrigada por causa das enchentes e, lamentavelmente, sofre ainda mais pelo o abandono das autoridades.

Seminário de kihon

O seminário técnico de kihon será ministrado pelo renomado sensei Oswaldo Cupertino Simões, campeão mundial universitário e campeão pan-americano. Será um curso técnico e prático visando ao aperfeiçoamento de judocas graduados e iniciantes a partir do sub 15.

O kihon traduz os fundamentos do judô, pois representa a base técnica da arte criada por Jigoro Kano. Consiste nos movimentos básicos, como golpes, bloqueios, desequilíbrios e quedas, que formam a estrutura dos ataques e defesas utilizados durante a prática. Dominar o kihon é essencial para desenvolver habilidades avançadas e técnicas mais complexas. Além disso, por meio do treinamento constante do kihon os judocas aprimoram postura, equilíbrio, coordenação motora e concentração, aspectos essenciais para o sucesso dentro e fora dos tatamis.

Os organizadores, almejam que todos os participantes se sensibilizem levando 1 quilo de alimento não perecível ou material para uso emergencial.

Para os judocas de outros Estados ou até mesmo do Rio de Janeiro que queiram colaborar fazendo uma doação em dinheiro, há uma conta aberta exclusivamente com este fim, cujo número Pix é 21970044190 – Sheyla Mendonça da Silva.

“Contamos com o apoio e a solidariedade da imensa comunidade do judô para que este evento de exercício da cidadania possa ser coroado de êxito e atinja seus objetivos. Sua presença de judogi branco reforçará o ESPÍRITO DO JUDÔ”, enfatiza sensei Simões.

Serviço

Seminário técnico de kihon
Objetivo: Todo o alimento e valores arrecadados serão doados às vítimas das enchentes
Data: 2 de março
Horário: Início às 9h00
Local: Sest Senat – Unidade Duque de Caxias
Endereço: Estrada do Boitatá 449, Chácara Arcampo – Duque de Caxias – Rio de Janeiro (RJ).

http://www.shihan.com.br