07 de novembro de 2024
Acolhimento às crianças foi enfatizado na reunião anual da 3ª Delegacia Centro-Sul
Encontro realizado no salão de festas da Associação Sabesp de Botucatu reuniu 43 representantes de agremiações filiadas à FPJudô na região.
Por Paulo Pinto / FPJCOM
17 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)
A diretoria da 3ª Delegacia Regional Centro-Sul da Federação Paulista de Judô realizou a reunião anual que orienta os trabalhos da nova temporada no dia 4 de fevereiro no salão de festas da Associação Sabesp de Botucatu. Conduzido pelo professor kodansha e delegado regional Argeu Maurício de Oliveira Neto, o encontro contou com a participação de 43 dirigentes e representantes de 18 agremiações filiadas à FPJudô na região.
Iniciada pontualmente às 9 horas, a cerimônia de abertura foi pautada no acolhimento e na responsabilidade pedagógica que recai sobre cada professor que assume o compromisso de formar cidadãos com base nos princípios do judô.
“Abro o nosso encontro dando boas-vindas a todos que vieram abrilhantar mais uma reunião que marca o início de cada temporada. Desejo enorme sucesso a todos neste ano que se inicia e promete ser um divisor de águas no judô paulista. Sob os pontos de vista pedagógico e de formação, lembro que mais do que nunca precisamos valorizar as questões socioeducativas e, principalmente, o acolhimento às crianças. Esse é o grande diferencial do judô e o enorme compromisso que cada um de nós, professores, temos com nossos alunos e com a sociedade.”
O dirigente destacou a importância de humanizar o ensino do judô com base na formação integral dos praticantes. “Entendo que devamos criar um ambiente cada vez mais acolhedor, utilizando uma abordagem mais pedagógica, que reflita os princípios humanísticos do judô, que vão muito além da simples prática esportiva, enfatizando o compromisso de formar cidadãos éticos e responsáveis, que contribuam de forma positiva para o desenvolvimento da sociedade.”
Na sequência o delegado da 3ª Centro-Sul deu a palavra aos também delegados regionais e professores kodanshas Raul de Mello Senra Bisneto, da 4ª Alta Paulista, e Wilmar Terumiti Shiraga, da 5ª Noroeste.
Professor Raul falou sobre o novo sistema de gestão que dará maior visibilidade à área administrativa e contábil da FPJudô. O sensei Shiraga dissertou sobre a criação da plataforma digital Mirai, desenvolvida pela FPJudô, que proporcionará benefícios e facilidades significativas às entidades, professores e judocas em geral, fazendo cadastramentos, controles, confecção de chaves de competição, informações sobre módulos e graduação etc.
Copa São Paulo
O dirigente falou sobre as alterações na gestão da Copa São Paulo de Judô 2024, que será realizada nos dias 15, 16, 17, 22, 23, 24 de março. “A FPJudô firmou parceria com a Agência EA, que está reformulando o planejamento e o formato da competição, visando a proporcionar maior visibilidade ao evento, trazendo novos patrocinadores. A EA é uma empresa de marketing de larga experiência em promoções esportivas com parceiros como o Comitê Olímpico do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol e o Novo Basquete Brasil, entre outros.”
Sensei Argeu anunciou a transmissão do cargo de coordenador de arbitragem do professor kodansha Bento Emanuel Aleixo para os professores Leandro Macieirinha e Peterson Rego. A coordenação de oficiais técnicos ficará sob os cuidados dos senseis Shiro Pazian e Diego Pesavento. A coordenação de pesagem masculina ficará com os professores Alex Rodrigues e Gabriel Franco, enquanto a coordenação de pesagem feminina passou para Débora Faraldo.
O professor Bento Emanuel comandará a padronização de cursos e já informou que Leandro Macieirinha ficará responsável pelo curso de arbitragem que ocorrerá em Lençóis Paulista no dia 2 de março, no qual serão estudadas as mudanças recentes na arbitragem. Nos dias 26 e 27 de maio haverá novo curso.
Os participantes discutiram os torneios inter-regionais que incrementarão os campeonatos e as competições escolares, além dos eventos na capital.
Por último foi abordada formação do calendário regional da 3ª Delegacia Centro-Sul para 2024, e em seguida o professor Argeu convidou todos os presentes a participarem do almoço de confraternização que tradicionalmente é oferecido pela diretoria da regional.
Participantes
A 3ª Delegacia Centro-Sul desfruta localização estratégica no centro do Estado e abriga uma das equipes mais competitivas e a mais premiada do Estado de São Paulo na temporada 2023, o Sesi Botucatu.
Em sua reunião anual a Centro-Sul reuniu 43 dirigentes e professores de 18 agremiações filiadas à Federação Paulista de Judô: Argeu Maurício de Oliveira Neto, delegado anfitrião; Raul de Mello Senra Bisneto, delegado da 4ª Alta Paulista; Wilmar Terumiti Shiraga, da 5ª Noroeste; Hercílio Aparecido Benedicto, da Associação de Judô Aleixo; Bento Emanuel Aleixo, professor kodansha e responsável pela Associação de Judô Aleixo; Peterson de Godoy Rego, auxiliar da coordenação de arbitragem e da Associação de Judô Aleixo; Alan Matos, da Associação de Judô Aleixo; Nélson Baptista de Oliveira Filho, da Associação de Judô Barra Bonita; Sérgio Souza Caumo, da Associação Bauru Tênis Clube; Christopher H. Otaviano e Elisa Rocha Caminaga, da Associação de Judô Caminaga; Victor Soares Leopoldo e Nílson de Castro de Almeida, do Sesi Botucatu; Moacir Augusto, da Academia Life; Bismarc Silva de Oliveira e Laércio Severino Santo Júnior, da Associação de Judô Tokai; Jorge Siqueira, da Associação Pederneirense de Judô; Marinho Esteves, Alessa Esteves e Jonathan Bauer, do Instituto Marinho Esteves; Shiro Ângelo Furuta Pazian, coordenador técnico da 3ª Centro-Sul e professor responsável pela Associação Caiçara Clube de Jaú; Norberto de Souza, da Associação Caiçara Clube de Jaú; Fernanda Dariana de Assis, Maria Paula F. Morais, Marcos R. de Souza e Mirian M. Fernandes, da Associação Bauru Judô Clube; Leandro Macieirinha Alves Lima, coordenador de arbitragem da 3ª Centro-Sul e professor responsável e Paulo Roberto Alves Lima, da Associação Pederneirense de Judô; José Ricardo Frederico, do Dojô Diego; Diego Pesavento, coordenador técnico 3ª Centro-Sul e professor responsável do Dojô Diego; Ageo Maurício de Oliveira Neto, professor responsável da Associação Botucatuense de Judô; Daniel Aparecido Lessa e Tiago Pinheiro Campos, da Associação Botucatuense de Judô; Luiz Henrique da Cruz e Antônio Marcos de Camargo Júnior, da Associação Lex de Judô; Giuliano Aguilar, Vitor Yuki Fubiyama, Renato Tadeu Sugano Filho e Marcos Vinicius Yamamoto, da Associação de Judô Yama Arashi; Lúcia Helena Faraldo Maurício de Oliveira, tesoureira da 3ª Centro-Sul; Débora Faraldo Maurício de Oliveira, coordenadora de pesagem feminina; Gabriel Franco, da Associação Botucatuense de Judô; e Átila de Castro, da Associação Ourinhense de Bem-estar e delegado adjunto da 3ª Delegacia Centro-Sul.