19 de dezembro de 2024
Aguaí sedia campeonatos paulistas sub 13 e sub 15 e promove grande evento
A acolhedora cidade da bacia hidrográfica do rio Mogi-Guaçu mobilizou-se no fim de semana para realizar uma grande competição destinada a mais de 700 judocas
Por Paulo Pinto / FPJudô
7 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)
Depois de realizar os campeonatos paulistas regionais e inter-regionais sub 13 da classe aspirante e sub 15 da divisão especial, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) promoveu outro grande evento com o apoio da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura e da Prefeitura Municipal de Aguaí. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Secretaria de Saúde, que forneceu ambulâncias e enfermeiros, garantiram o bom andamento das atividades.
A competição realizada no ginásio Domingão recebeu 522 atletas e 180 membros de comissões técnicas de 68 agremiações de 48 cidades paulistas. Segundo a Polícia Militar de Aguaí, mas de 5 mil pessoas passaram pelo local neste fim de semana.
No shiai-jô, Aguaí foi representada pelo atleta João Victor, que faz parte do projeto de judô da prefeitura, que tem incentivado a modalidade. A cidade conta com mais de 700 alunos que praticam judô no contraturno escolar, o que torna a cidade grande exemplo no desenvolvimento socioeducativo de seus moradores.
Autoridades políticas e esportivas participaram da cerimônia de abertura, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; José Alexandre Pereira de Araújo, prefeito de Aguaí; Solange Pessoa de Almeida Vinck, vice-presidente da FPJudô; Marco Aurélio Uchida, coordenador Técnico da FPJudô; Gilberto Luiz Moraes Selber, secretário Municipal de Educação, Esportes e Cultura; Marylaine Ferranti Antonialli, coordenadora adjunta de arbitragem da FPJudô; Alan dos Santos, secretário Municipal de Administração; Cléber Martins, chefe de gabinete; Paula Bianca, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Sílvio César, gerente de Esportes; e os vereadores Edinho Marti (PSDB), Fernando Junqueira (PSD), Juan Landiva (PSDB), Henrique Pozer (MDB), Aline de Lima (PSDB) e Wagner Gockos (PSDB), além de Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth (Podemos), vereador da Estância Turística de Atibaia, e dos professores Diego Pietrucci e Diego Buzzon, organizadores do evento.
Participaram também da mesa de honra os delegados regionais da FPJudô Cléber do Carmo (12ª Mogiana), Alberto Silva Bittencourt (11ª Litoral), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª Noroeste), Celso de Almeida Leite (15ª Grande Campinas), André Gustavo Costa Gonçalves (13ª Sorocabana), Raul de Mello Senra Bisneto (4ª Alta Paulista), Sidnei Paris (8ª Oeste) e José Gildemar de Carvalho (9ª ABC).
Completaram a mesa de honra os professores kodanshas José Sinésio Vanzela, Edinho Alcarde Everaldo, Marcos Francisco da Silva, Rubens Masaki Nakazawa, Bento Emanuel Aleixo, Tomio Takayama, Geraldo Oscar Birbrier, Pedro Edson Neri de Paiva, Edson Barbosa, Paulino Teruo Namie, Ademir Nora e Edson Catarino e o professor Jaime Roberto Bragança, técnico da seleção brasileira paralímpica de judô
O prefeito Alexandre Araújo esteve presente durante todo o dia de evento e foi homenageado pela diretoria da Federação Paulista de Judô pela dedicação e estímulo à modalidade. Após saudar todas as autoridades presentes, Alexandre Araújo fez um cumprimento especial à professora kodansha Solange Pessoa, vice-presidente da FPJudô.
“Muito nos envaidece receber em nossa cidade a sensei Solange Pessoa, a primeira mulher do Estado de São Paulo a compor a seleção brasileira de judô. Desejo que você seja inspiração e um espelho para as centenas de meninas que aqui estão em busca de uma vaga na seleção paulista que representará nosso Estado no campeonato brasileiro e dando os primeiros passos rumo ao alto rendimento.”
Alexandre Araújo também fez menção especial aos professores Diego Pietrucci e Diego Buzzon pelo importante trabalho na realização desse evento e na condução do judô escolar, que conta com centenas de alunos matriculados.
“O judô de Aguaí conta hoje com mais de 700 alunos inscritos e, além disso, temos a modalidade na grade esportiva de muitas escolas de ensino fundamental, o que tem colaborado, e muito, para que as nossas crianças possam avançar na questão da educação e do respeito. Devemos o sucesso desta iniciativa aos professores Diego Pietrucci e Diego Buzzon, que fazem aqui um trabalho sensacional. Acredito que a nossa cidade é uma das que mais tem crescido no número de atletas federados e tudo isso é fruto da aposta que fizemos no judô, pois todos nós sabemos da importância da modalidade nos aspectos pedagógico e socioeducativo”, afirmou o prefeito Araújo.
Na avaliação de Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô, as competições da base realizadas no sábado comprovam que o judô paulista irá superar os números de 2019 – pré-pandemia – já na próxima temporada.
“Ficamos surpresos com a estrutura que nos foi disponibilizada pelo governo de Aguaí que, na pessoa do prefeito José Alexandre Pereira de Araújo, cumpriu à risca o caderno de encargos desses dois importantes torneios da base”, disse Uchida. “Este foi o primeiro evento estadual dessas categorias no pós-pandemia e obtivemos números bem próximos aos de 2019, quando recebemos 394 atletas no sub 13 e 222 no sub 15. Neste ano recebemos 357 judocas no sub 13 e 165 no sub 15. Acreditamos que em 2023 vamos retomar o crescimento que vínhamos obtendo na última década”, previu o dirigente.
Depois de agradecer a presença de todos, Alessandro Puglia fez um agradecimento especial ao prefeito de Aguaí pelo seu comprometimento com o esporte.
“Após a realização dos campeonatos regionais e inter-regionais, estamos realizando mais um grande evento da base do judô do nosso Estado. Mas não poderia deixar de destacar o comprometimento do prefeito Alexandre Araújo que, de forma bastante objetiva, possui planos de inserir o esporte definitivamente na sociedade aguiaense. Além de visionário, Araújo conhece e utiliza o poder que os esportes em geral e o judô têm de formar bons cidadãos e promover a inclusão social. Em nome da diretoria da FPJudô parabenizo o prefeito, secretários e vereadores de Aguaí por darem luz ao ambicioso projeto social por meio do esporte.” E concluiu: “Aguaí está definitivamente inserida no calendário esportivo da FPJudô e estamos à disposição de vocês”.
Associação Namie, a campeã do sub 13
Comandada pelo professor kodansha shichi-dan (7º dan) Paulino Teruo Namie, um dos principais formadores do judô paulista das duas últimas décadas, a Associação Namie de Judô de Mogi das Cruzes (10ª DR Central) foi a campeã geral, conquistando três medalhas de ouro e duas de bronze, que asseguraram 17 pontos. As três medalhas de ouro da Associação Namie de Judô foram conquistadas por Isabella Ayumi Mitsuda (meio-médio), Manuela Souza de Oliveira (peso pesado) e Samuel Felipe da Costa (peso pesado).
Comandada pelo professor Adriano Yamamoto, a Ômega Academia, de Campinas, foi vice-campeã geral conquistando duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze, somando 14 pontos. As duas medalhas de ouro da Ômega Academia foram conquistadas por Maria Eduarda Vieira Pavanatti (meio-leve) e Bernardo de Macedo Piccolo (ligeiro).
Comandada pelo professor Flávio Silva (ni-dan) a Associação Kamakura de Judô, de São José dos Campos, assegurou a terceira colocação geral com duas medalhas de ouro e uma de bronze, totalizando 11 pontos. As duas medalhas de ouro da Associação Kamakura de Judô foram conquistadas por Sarah Vieira Resende (leve) e Isabelle Rezende Mafra (meio-pesado).
Clique AQUI e acesse o classificação individual e geral do Campeonato Paulista Sub 13 da classe aspirante.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do Campeonato Paulista Sub 13 da classe aspirante.
Associação Namie também é campeã do sub 15
Reafirmando a qualidade do trabalho realizado pelo sensei Paulino Teruo Namie e sua equipe formada pelos professores Carlos Modesto, Takeshi Redondo e Giovanna Monteiro, a Associação Namie de Judô de Mogi das Cruzes (10ª DR Central) foi a campeã geral sub 15 da divisão especial, conquistando três medalhas de ouro e três de prata, que asseguraram 24 pontos. As três medalhas de ouro da Associação Namie foram conquistadas por Lavínia Freitas Igaki (meio-leve), Jonathan Grismoni de Souza (ligeiro) e Fernando Masato Mitsuda (meio-médio).
A equipe vice-campeã geral do sub 15 foi o São João Tênis Clube/Apaja, comandada pelos laureados professores Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Paulo Pi, e Thiago Valadão Fernandes. O time da Estância Turística de Atibaia totalizou 17 pontos, disputando cinco finais que resultaram em uma medalha de ouro e quatro de prata. A medalha de ouro do São João Tênis Clube/Apaja foi conquistada por Ana Carolina dos Santos (meio-pesado).
A terceira colocação foi obtida pelo Projeto Olhar Futuro/ADPM-Reg. de São José dos Campos. Comandada pelo experiente sensei Jefferson Luiz dos Santos, a equipe joseense obteve duas medalhas de ouro e cinco de bronze. Os dois ouros foram conquistados por Maria Júlia Monteiro (médio) e Luiz Henrique Rodrigues Abrão (superligeiro).
Clique AQUI e acesse o classificação individual e geral do Campeonato Paulista Sub 15 da divisão especial.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do Campeonato Paulista Sub 15 da divisão especial.
Paulino Namie celebra cinco ouros por ippon
Bastante emocionado com a vitória da peso-pesado Manuela Souza de Oliveira, que ainda é faixa amarela, sensei Paulino Teruo Namie destacou a importância de praticar um judô eminentemente técnico, comemorando cinco vitórias em finais por ippon.
“Em função de estar com a perna direita imobilizada devido a uma entorse no tendão de Aquiles, eu achava que não viria à competição, assim como não esperava um rendimento tão bom das nossas equipes sub 13 e sub 15. Eu contava com três ou quatro medalhas de ouro. Mas felizmente nossos atletas superaram as nossas expectativas. Contudo, o fato verdadeiramente surpreendente é que, das seis finais disputadas, cinco foram vencidas por ippon. Vencer uma final por ippon é algo extremamente gratificante”, comemorou o sensei de Mogi das Cruzes, cidade considerada um dos principais berços do judô paulista.
“Isso é só motivo de muita alegria, fruto de um trabalho que a gente vem fazendo e vem sendo correspondido pela criançada. Classificamos seis judocas no brasileiro e agora vamos ver como eles irão se sair. Espero que obtenham bom desempenho também.”
Sensei Namie fez um agradecimento aos técnicos Kadu, Giovana e Takeshi. “Quase não vim ao campeonato, mas como já esperava um bom rendimento da criançada e nunca perdi uma edição de campeonato paulista, resolvi que não seria dessa vez que deixaria de estar presente. E no fim das contas construímos um resultado histórico que justificou minha presença”, comemorou o bicampeão paulista.
Judô paralímpico
Um dos pontos altos da cerimônia de abertura em Aguaí, foi a apresentação de dois judocas da seleção brasileira paralímpica de judô.
Comandados pelo conceituado professor Jaime Roberto Bragança, técnico da seleção brasileira paralímpica, Harlley Damião Pereira Arruda, faixa preta ni-dan, e Elielton Lira de Oliveira, faixa marrom, mostraram os detalhes de como as lutas de deficientes visuais são realizadas.
A interação dos atletas paralímpicos com as crianças e jovens que estavam no shiai-jô, foi gigantesca, despertou grande curiosidade e vibração nos judocas e mostrou a imensa capacidade de inclusão proporcionada pelo judô.
Arbitragem
A professora kodansha shichi-dan (7º dan) Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora adjunta de arbitragem da FPJudô, comandou os 37 árbitros que atuaram no certame. Foram eles: Wagner Tadashi Uchida, Roberto Dutkiewcz, André Camargo e Renato Camacho (1ª DR Capital); Leonardo Arashiro, Tiago Leal, Larissa Miquinioty e João Marques Pereira (6ª DR Araraquarense); Érica Senhoretti (7ª DR Sudoeste); Rodolfo Mathias, Eudes Gabriel Nascimento, Guilherme Daud, Vera Menon Gonçalves, Ivanildo Gonçalves, Maria Eduarda Fermoselli, Gabriel Casagrande e Eriton Carvalho (8ª DR Oeste); Daniel Menezes Júnior (9ª DR ABC); Aparecido Zuin, Paulo Fontana, Edilson José Silva, Marcos Fonte Boa e Glauco Louzada (12ª DR Mogiana); Adriano Alves Coelho e Carlos Renan Camilo (13ª DR Sorocabana); Tomio Takayama, Marcos Fernandes, Fernando Nakazato, Lilian Santos Dias, Eder Felício Reis, Marinaldo Andrade Sousa, Maurício Gomes Silva, William Araújo Santos, Daniel Mori e Marcelo Correia (15ª Grande Campinas). Kendi Yamamoto (1ª DR Capital), árbitro FIJ A, comandou os reis inicial e final.