11 de setembro de 2024
Ajinomoto completa cinco anos de apoio ao esporte paralímpico do Brasil
Com quatro integrantes do Time Ajinomoto, multinacional japonesa marca presença na delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos de Paris.
Por Race Comunicação / Ajinomoto
30 de agosto de 2024 / Curitiba, PR
Com mais de 4.400 atletas participantes, os Jogos Paralímpicos de Paris começaram nesta quarta-feira (28), com a expectativa de ver o Brasil quebrando recordes históricos em número de medalhas conquistadas e alcançando a meta de se manter no top 10 do mega evento. A Ajinomoto do Brasil está, desde 2019, entre as empresas que apoiam o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Assim como já ocorreu nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputados em 2021, a multinacional japonesa terá em Paris integrantes do Time Ajinomoto, grupo de atletas olímpicos e paralímpicos que integram o Projeto Vitória, iniciativa global de apoio ao esporte. Neste ano, serão quatro integrantes na equipe brasileira: Alana Maldonado, do judô paralímpico; Petrúcio Ferreira e Thiago Paulino, do atletismo paralímpico; e Gustavo Carneiro, do tênis em cadeira de rodas.
O apoio ao esporte paralímpico, contudo, vai muito além dos resultados obtidos nas competições. De acordo com Alessandra Tapi, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Ajinomoto do Brasil, a parceria com o CPB reforça o compromisso da empresa com o incentivo ao esporte e a inclusão social.
“Temos alcançado bons resultados com esta parceria. O nosso programa de educação nutricional ‘Alimentação para Vencer – Kachimeshi®’, que visa levar conhecimento sobre alimentação balanceada para os atletas, e a ambientação do restaurante do Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, oferecem suporte aos atletas e uma aprendizagem contínua, disseminando conhecimento”, afirma.
É justamente neste programa de educação nutricional que está um dos pilares do apoio da Ajinomoto ao esporte paralímpico. “Desde 2019, atletas de diversas modalidades participaram de palestras, passaram a entender como a alimentação pode influenciar no desempenho individual e tirar dúvidas com o time de nutrição da Ajinomoto. Além disso, o material virtual com os conceitos do programa foi disponibilizado para os atletas de diferentes modalidades, visando promover o conhecimento e maior autonomia nutricional”, explica a executiva.
Para reforçar o conteúdo das palestras, os atletas encontram informações por meio de materiais disponíveis no restaurante do CPB: banners explicando o conceito do Kachimeshi® e imagens sobre como montar um prato equilibrado de acordo com o período de treino, além de adesivos na pista, sinalizando os grupos alimentares e como combiná-los. Os materiais foram desenvolvidos para garantir que todos os atletas tenham acesso ao conteúdo.
Investimento dobrado
A experiência de apoiar o esporte paralímpico é uma realidade bem consolidada dentro do Grupo Ajinomoto. Desde 2016, a empresa é uma das patrocinadoras do Comitê Paralímpico do Japão (CPJ), fornecendo alimentação e suplementos alimentares em grandes eventos. Além disso, apoia algumas federações específicas, como futebol para cegos, basquete em cadeira de rodas e natação paralímpica.
Entre o final dos Jogos Tóquio-2020 e início de Paris-2024, a Ajinomoto do Brasil dobrou o valor investido na parceria com o CPB, e a empresa comemora que seu maior retorno é o impacto social que suas ações causam dentro do Centro de Treinamento Paralímpico, como a disseminação de informações sobre o Programa Kachimeshi®.
“Temos como missão contribuir com a saúde da população por meio da tecnologia Aminoscience, a ciência dos aminoácidos, aplicada à alimentação. E como a nutrição faz parte da base da vida das pessoas, focamos em atender ao bem-estar de todos”, afirma Alessandra Tapi.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões.