19 de novembro de 2024
Alessandro Puglia fecha no Japão acordos de parceria e intercâmbio para a FPJudô
Ajinomoto, Instituto Kodokan, Federação de Judô de Okinawa, Prefeitura e Colégio de Yomitan e Meio University estão entre as instituições que renovaram ou estabeleceram parcerias.
Por Paulo Pinto / fpjcom
15 de setembro de 2023 / São Paulo (SP)
No dia 20 de agosto Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô), embarcou em São Paulo com destino ao Japão, onde coroou a produtiva viagem com uma visita à sede mundial da Ajinomoto, multinacional japonesa referência mundial na produção de alimentos e aminoácidos.
Antes de desembarcar em Tóquio, o dirigente paulista esteve nas estratégicas ilhas Okinawa, onde visitou a Federação de Judô de Okinawa, a Prefeitura de Yomitan, o Colégio de Yomitan e a Meio University, organizações com as quais firmou acordos de intercâmbios técnicos e culturais.
Segundo o dirigente da FPJudô, o principal objetivo da jornada no Japão foi aproximar ainda mais o judô paulista aos aspectos culturais e filosóficos japoneses, além, é claro, do conhecimento técnico que fundamenta o judô do Japão.
“Toda a turnê realizada em Okinawa foi planejada e agendada pelo professor Mário Chibana, profundo conhecedor daquela região do Japão. Fomos muito bem recebidos por todos, e nossa passagem pelo arquipélago será relatada em matérias futuras. O importante é que voltamos muito animados em face do interesse externado pelos gestores que nos receberam.”
Puglia explicou que em Tóquio foram realizados dois encontros; o primeiro com a cúpula do Instituto Kodokan e o segundo, na matriz mundial da Ajinomoto.
A visita oficial ao Instituto Kodokan, principal entidade do judô mundial, teve caráter institucional, na qual os dirigentes reiteraram os laços históricos que unem aquela organização ao judô paulista. Detalhes do encontro seu relatados em outra reportagem.
Sobre a visita à matriz mundial da Ajinomoto, o dirigente paulista afirmou que todos os objetivos traçados para o encontro foram plenamente atingidos.
“Institucionalmente falando, este foi um dos momentos mais importantes da nossa viagem. No reencontro com Tatsuya Sasaki, ex-presidente da Ajinomoto do Brasil, apresentamos a ele e ao presidente da holding, Taro Fujie, o folder produzido pela nossa área de comunicação e marketing, no qual são relatadas todas as ações que o judô paulista desenvolveu em parceria com a multinacional e com o governo do Japão.” Puglia contou que os executivos ficaram visivelmente satisfeitos com o conteúdo apresentado. “Eles não imaginavam que a parceria tivesse gerado tantos frutos.”
“O presidente Taro Fujie ficou muito bem impressionado. Ele havia estado no Brasil antes de iniciarmos a parceria e lembrou do nosso encontro, ao qual esteve presente também o professor kodansha Takanori Sequini. O presidente Taro afirmou que a diretoria da multinacional está satisfeita com a parceria que mantém há cinco anos com a Federação Paulista de Judô. Ele mostrou-se muito seguro em apoiar as iniciativas da FPJudô.”
Alessandro Puglia adiantou que existe grande possibilidade de a Ajinomoto patrocinar um evento internacional envolvendo os irmãos Hifumi Abe e Uta Abe, campeões olímpicos japoneses. “O Camp Abe, para jovens de até 15 anos, que já existe no Japão e a expansão do evento poderá contemplar São Paulo.”
Para o dirigente paulista, a viagem foi extremamente proveitosa. “Foram 12 dias muito intensos, mas compensadores. Fomos muito bem recebidos em todas as organizações que visitamos, o que comprova os fortes laços socioculturais que unem Brasil e Japão. Entendo que cumprimos institucionalmente e politicamente nosso papel, engrandecendo a imagem da FPJudô em Okinawa, no Instituto Kodokan e na Ajinomoto, fazendo valer a pena todo o nosso esforço.”
Visita ratifica afinidade entre a Ajinomoto e a FPJudô
André Igi de Freitas, gerente de Health & Sports Nutrition Business da Ajinomoto do Brasil, entende que a ida de Alessandro Puglia ao Japão e a visita aos principais executivos da multinacional atestam a proximidade entre a empresa japonesa e a federação paulista e a força da parceria que mantêm.
“Temos uma parceria de longa data com a federação, e os diretores que receberam Puglia em nossa matriz são executivos que trabalharam no Brasil, que iniciaram a parceria com a FPJudô e têm um carinho especial pelo judô brasileiro. Foi uma ocasião muito gratificante.”
Freitas avalia positivamente o trabalho desenvolvido pela atual gestão da FPJudô no tocante ao fomento de um esporte genuinamente japonês.
“Vários anos se passaram desde que iniciamos a parceria entre a Ajinomoto do Brasil e a FPJudô. Poder, aqui no Brasil, contribuir com o judô originado no Japão é um grande prazer para a Ajinomoto, que se enraizou no Brasil, mas também tem suas origens no Japão. Lembro das palavras do professor Kano: o judô educa. Essa frase demonstra toda a visão do judô de querer contribuir com o Brasil, e a Ajinomoto expressa todo nosso respeito à Federação Paulista de Judô, que ao longo dos anos vem contribuindo para que isso aconteça.”
O foco da Ajinomoto no Brasil, na atualidade, é difundir o conceito Kachimeshi de alimentação, segundo Freitas. “A principal missão e alegria da Ajinomoto do Brasil é contribuir para a saúde e o bem-estar da população brasileira. E queremos atingir isso por meio de nossos produtos e serviços com expertise em nutrição e aminoácidos. Para isso trouxemos do Japão um programa cujo nome significa alimentação para vencer”, explicou.
O Kachimeshi propõe uma alimentação equilibrada que usa o conhecimento acumulado por meio do suporte nutricional para atletas olímpicos e paralímpicos, mas que pode ser seguida por todos. “E, em parceria com a FPJudô, queremos que o público do judô conheça o conceito Kachimeshi e o implemente em suas refeições diárias para que possa ter uma alimentação mais equilibrada e adequada”, acrescentou o gerente.