15 de novembro de 2024
Aluno e professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro criam aplicativo Judô Game
O lançamento do app com questões de judô para dispositivos móveis deverá popularizar ainda mais a modalidade criada no Japão em 1882 por Jigoro Kano
Cotidiano
26 de agosto de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Rio de Janeiro – RJ
O Judô Game, um aplicativo para dispositivos móveis, foi desenvolvido por Daniel Amaral, aluno do curso de licenciatura em computação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Pinheiral, orientado pelo professor Roberto Silveira e pelos professores Gabriela Souza, de educação física do IFRJ Pinheiral, e Israel Souza, do IFRJ Paracambi, como parte dos programas PIBIC 2019-2020 e PIBIC 2020-2021.
No app Judô Game, o usuário que já pratica judô pode testar seus conhecimentos teóricos e práticos por meio de um jogo de perguntas e respostas dividido em seis categorias temáticas: vocabulário, história, técnicas, fundamento, arbitragem e desafios. Com o auxílio de moedas virtuais, o usuário pode pedir dicas e avançar no jogo, passando por aproximadamente 2 mil questões. Assim como no processo de ensino e aprendizagem, a repetição de perguntas se faz presente ao longo do jogo.
O app simula a passagem das faixas coloridas de um praticante de judô, mediante ganho de Xp (experience). As primeiras perguntas são mais fáceis, correspondentes aos níveis iniciante e intermediário das faixas branca, cinza, azul, amarela, laranja e verde. À medida que o jogador avança as perguntas vão ficando mais difíceis, passando pelas faixas roxa e marrom até chegar à faixa preta.
A professora doutora em ciências do exercício e do esporte e faixa preta san-dan (3º dan) Gabriela de Souza (CREF 8896-G/RJ), do Instituto Federal do Rio de Janeiro, entende que o Judô Game deverá contribuir na disseminação do judô enquanto modalidade esportiva.
“Acredito que as tecnologias contribuem muito para a divulgação da prática esportiva, sobretudo um esporte como o judô, que possui tamanho conteúdo filosófico e educacional. O judô é mais do que a sua prática em si, é reflexão, conscientização e muito estudo”, explicou a professora Gabriela.
Lançamento do App
O Judô Game será lançado nesta sexta-feira (28 de agosto) às 17h30 no YouTube e poderá ser acessado pelo link
Clique para baixar o aplicativo Judô Game em seu celular.