20 de fevereiro de 2025

Em seu pronunciamento aos familiares, sensei Hadzic detalhou a importância da graduação © Comunicação INJr
Na última sexta-feira (04) aconteceu a outorga de faixa de judô dos alunos do Instituto Neymar Júnior. A cerimônia foi realizada no auditório do projeto, marcando o encerramento do ano letivo da disciplina esportiva.
Ao longo do dia, as crianças que passaram no exame realizado em sala de aula foram contempladas com um certificado de conclusão e a faixa com a cor correspondente ao seu respectivo nível no esporte. Para os alunos que alcançaram a nota máxima nas provas prática e teórica, os professores de judô Felipe Rivas Hadzic e Renato Gomes Júnior prepararam uma surpresa: uma medalha de “aluno nota 10” foi entregue, com o intuito de reconhecer o esforço e desempenho dos pequenos que se destacaram. Os pais também estiveram presentes para apreciar a conquista dos filhos.
Alunos do projeto perfilados durante a cerimônia © Comunicação INJr
Especialista em Educação Física Escolar pela universidade São Caetano, o professor ni-dan Felipe Rivas Hadzic (Cref 112260-G/SP), avalia que a troca de faixa simboliza muito mais do que a troca de nível dos praticantes. “Não é só o simples ato de receber a faixa. Tem muita história ali, tem o momento deles de aula. Eu costumo sempre falar que na faixa deles está a história e o momento deles aqui dentro do Instituto, a evolução deles aqui no Instituto”, conta Felipe.
A evolução e o reconhecimento refletem diretamente na vontade de aprendizado das crianças. A aluna Alice da Hora Constante recebeu o certificado e ficou feliz com a condecoração ao esforço. “Eu fiquei muito orgulhosa de mim”, conta Alice. Já Carlos Giovani Cardoso Oliveira Silva foi contemplado com a medalha de aluno nota 10. O judô é uma das aulas preferidas de Carlos e o prêmio o deu ainda mais vontade de se dedicar ao esporte. “Essa medalha eu nem imaginava que eu ia ganhar. Foi uma honra para mim”, comenta ele.
Para os pais, assistir à cerimônia foi motivo de orgulho e emoção. A mãe Geciane Miranda Junqueira Silva conta que são momentos como esse que mostram que o Instituto leva a sério o desenvolvimento das crianças e jovens atendidos. “Eles levam na brincadeira, mas aqui tem aquele fundinho de responsabilidade e que tem ajudado bastante, principalmente na disciplina da Valentina, que tem 8 anos.
A gente vê que ela tem tomado mais responsabilidade nas coisas dela, de ter que estudar, saber que vai ter a prova”, conta a mãe. O pai, Thiago Franco Junqueira Silva, lembra que a prática do esporte vai muito além: ela contribui, também, para o desenvolvimento social das crianças.
Professor Felipe Rivas entrega a nova graduação ao judoca André Luiz Isabela de Souza © Comunicação INJr
Lidiane Neri Alves conta que está muito orgulhosa da filha, que ganhou a medalha de aluna nota 10. “Ela é uma criança bastante dedicada. A aula de judô é algo que ela gosta bastante. Então, quando o professor falou que ia ter exame de faixa, ela pegou a apostila, já começou a estudar”.
O Instituto Projeto Neymar Júnior acredita que, através do esporte e da educação, é possível promover uma transformação social e, por isso, os interesses das crianças devem sempre ser incentivados.
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025