Amanhã começa o Grand Slam de Kazan e 19 judocas brasileiros disputarão medalhas na Rússia

A multicampeão Abe Uta já está em Kazan © FIJ

Último grand slam antes do Campeonato Mundial de Budapeste e dos Jogos de Tóquio, Kazan será decisivo para os atletas que buscam a vaga olímpica

Grand Slam da Rússia
4 de maio de 2021
Por PAULO PINTO
Curitiba (PR)

Foram sorteadas hoje as chaves do último grand slam de judô que se realiza antes do Campeonato Mundial de Budapeste (6 a 13 de junho) e das Olimpíadas de Tóquio, em julho. É uma competição crucial para todos os atletas ainda buscam vaga olímpica

O Grand Slam de Kazan começa nesta quarta-feira (5) e vai até sexta (7 na Tatneft Arena em Kazan, capital do Tartaristão, e será disputado por 408 judocas de 79 países.

Lisa Allan, diretora de eventos da Federação Internacional de Judô © FIJ

Com várias vagas ainda disponíveis para Tóquio, a competição promete ser acirrada. Ninguém está indo a Kazan casualmente e até a equipe Japão fez deste torneio um ponto importante em seu programa de refinamento a preparo de atletas, já que três de seus competidores já classificados para os Jogos – Tonaki Funa (48kg), Abe Uta (52kg) e Arai Chizuru (70kg) – estarão em ação na Rússia.

Lisa Allan, diretora de eventos da Federação Internacional de Judô (FIJ), deu as boas-vindas aos participantes do sorteio e apresentou os dirigentes presentes: Sergey Soloveychik, vice-presidente da FIJ e presidente da União Europeia de Judô; Vladimir Barta, diretor de Esportes da FIJ; Florin Daniel Lascau, diretor de arbitragem interino; Pavel Nikolaev, presidente da Federação de Judô da República do Tartaristão; Valentin Khabirov, diretor executivo da Federação Russa de Judô; e Kirill Denisov, diretor de Esportes.

Prevenção a manipulação do esporte

No encontro Lisa Allan expôs a importância da prevenção a manipulação no esporte. “Como atletas e treinadores, vocês têm a responsabilidade de proteger seu esporte, sua carreira e seu trabalho árduo. A manipulação da competição acontece quando intencionalmente os atletas têm um desempenho inferior ou perdem. É também quando membros do staff, intencionalmente tomam decisões erradas que afetam ou comprometem a competição. Estamos muito orgulhosos de que Telma Monteiro (Portugal) seja embaixadora da Prevenção da Manipulação da Competição do Comitê Olímpico Internacional (COI)”, disse a diretora de eventos da FIJ, que concluiu: “Todas as federações nacionais membros da FIJ serão informadas sobre as diretrizes e políticas de prevenção da manipulação da competição”.

Dirigentes que prestigiaram o sorteio das chaves © FIJ

Brasil inscreve 19 judocas

A seleção brasileira de judô foi a Rússia com 19 atletas. Em jogo, os mil pontos da medalha de ouro que podem valer muito na corrida por uma vaga olímpica.

Programação (Horário de Brasília)

QUARTA-FEIRA – 05

4h30 – Preliminares / 11h00 – Finais

Judocas: Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Willian Lima (66kg), Gabriela Chibana (48kg), Nathália Brígida (48kg), Jéssica Pereira (57kg) e Ketelyn Nascimento (57kg).

QUINTA-FEIRA – 06

5h00 – Preliminares / 11h00 – Finais

Judocas: Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Alexia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Portela (70kg)

SEXTA-FEIRA – 07

5h00 – Preliminares / 11h00 – Finais

Judocas: Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

TRANSMISSÃO AO VIVO: LIVE.IJF.ORG